O Estádio do Maracanã dará início ao processo de plantio de sementes para um gramado de inverno no dia 5 de maio, logo após o jogo entre o Fluminense e o Junior Barranquilla, pela Copa Sul-americana.

Após o início dos procedimentos, o grandioso estádio ficará impossibilitado de receber qualquer partida até o dia 16 de maio, resultando em um total de 11 dias sem o mesmo ser o palco de jogos.

Com isso, a partida que irá acontecer entre o Flamengo e o Botafogo, que acontece no dia 8, mudará de local. Nesse sentido, o Flamengo deverá voltar ao Maraca somente no dia 17 de maio, quando o clube carioca irá enfrentar a Universidad Católica, pela Libertadores da América.

O plantio da grama de inverno é algo que vem cada vez mais sendo visto em diversos estádios espalhados pelo país. Times como São Paulo, Internacional, Coritiba e Athletico-PR usam as mesmas técnicas para que seus estádios tenham melhores condições de jogo.

Imagem de funcionários durante uma manutenção do gramado do Maracanã. Créditos da imagem: Extra Online.

Os procedimentos são feitos sempre na mesma fase do ano, para que o gramado fique em plenas condições de uso durante o período mais frio, que geralmente vem entre os meses de junho e julho, Flamengo e o Fluminense jogarão 13 vezes no estádio somente pelo Campeonato Brasileiro, mostrando assim o quão necessário é mantê-lo em perfeitas condições de uso.

O plantio é realizado em três etapas. Primeiramente, ocorrem os cortes verticais para retirada do excesso de materiais que se acumulam no campo. Depois, o corte é realizado para deixar o gramado sem desnivelamento. Após as duas etapas, a semente de inverno é colocada.

A técnica é conhecida como “overseeding”. O gramado pode esperar cerca de quatro meses para ter um resultado completo. Portanto, os jogos podem continuar acontecendo sem maiores problemas durante esse processo de “renovação” da grama.

Após a colocação das sementes, o gramado poderá ter uma mudança na coloração, porém, isso não é um problema, e após 20 dias do processo, o gramado estará com sua coloração normal.

O procedimento citado acima tem como objetivo a melhora visual, de densidade e uniformidade do campo. Com isso, os riscos de lesões são diminuídos e o jogo flui com maior qualidade.

O gramado do Maracanã já demonstrou desgastes após a maratona de jogos realizados por Flamengo e Fluminense no estádio. Tendo a equipe do Flamengo jogado oito vezes no estádio em menos de dois meses, o que são números bem significativos.

Imagem aérea do grandioso Maracanã. Créditos da imagem: Galeria da Arquitetura.

E você, caro leitor, acha que é necessário haver essa melhora no gramado do grandioso estádio de tempos em tempos?
Eu acho que sim…

Continue ligado na Bets para não perder nenhum lance do futebol mundial!!

Compartilhe esse conteudo