A Copa do Mundo no Qatar chegou no momento perfeito para jogadores como Jonathan David, Youssouf Fofana e Leo Messi
Embora o momento desta controversa Copa do Mundo não seja ortodoxo, ela chegará no momento certo para muitos jogadores. Eles não apenas experimentaram o cansaço de uma temporada de 60 jogos e serão ajudados pela intensidade e frescor dos últimos jogos da liga, então o ritmo e o padrão na Copa do Mundo no Catar, se o calor permitir, podem ser os mais altos em algumas décadas. Um Lionel Messi enérgico, dinâmico e em forma, agora com 35 anos, será mais ajudado do que a maioria, tendo lutado contra o cansaço nos últimos dois torneios. Mas ele não é o único jogador da Ligue 1 que pode se beneficiar de uma Copa do Mundo fora de época.
Para a França, o momento ajudou o meio-campista do Monaco, Youssouf Fofana, a entrar para a equipe de Didier Deschamps. Ele foi o jogador que mais melhorou na Ligue 1 em 2022. Antes de o Mônaco demitir Niko Kovac um ano atrás, o técnico ficou frustrado com a forma errática de Fofana e a personalidade descontraída e de palhaço fora do campo, dispensando o meio-campista. O novo técnico Philippe Clement, no entanto, colocou sua fé em Fofana e está ajudando-o a se tornar um dos melhores meio-campistas da França.
O atacante do Lille, Jonathan David, é sempre importante para o Canadá e está em boa forma no momento certo antes do torneio. Contratá-lo do Gent por £ 25 milhões em 2020 foi um gasto gigantesco para o Lille e seu tempo na Ligue 1 começou glacialmente. Ele esteve perto de ser descartado depois de marcar apenas dois gols em 25 jogos. No entanto, David provou ser decisivo quando o Lille se tornou campeão no ano passado, marcando 13 gols, incluindo vitórias decisivas contra o PSG. David então voltou para casa mais uma dúzia após as férias de verão, dando a ele uma relação de minutos por gol melhor do que Cristiano Ronaldo, Mo Salah e Kylian Mbappé em 2021.
No entanto, ele começou dolorosamente devagar em 2022, marcando apenas um gol em 18 jogos e assustando os principais clubes da Europa depois de sinalizar suas intenções de deixar o Lille. A estada prolongada de David na França, no entanto, fez com que ele voltasse ao seu melhor bem a tempo para o Catar, marcando nove gols em 15 jogos até agora nesta temporada.
Talvez nenhum outro jogador tenha mais sorte em viajar para o Catar do que o lateral belga do Rennes, Jérémy Doku. Os £ 25 milhões que o Rennes pagou ao Anderlecht pelo jogador de 20 anos em 2020 foi um recorde do clube e, apesar do produto final flutuante, o extremo prodigiosamente habilidoso entrou tarde na equipe de Roberto Martínez para a Euro no verão passado.
Doku é o driblador mais empolgante da liga fora do PSG, ostentando a habilidade de apresentar a bola a um zagueiro antes que ela desapareça magicamente como um mágico. Doku fez muita falta durante suas lesões. No entanto, ele fez três partidas como reserva desde a última lesão e seu técnico continuou a mostrar confiança nele. Doku conseguiu se infiltrar na seleção da Bélgica novamente e a Copa do Mundo pode ser perfeita para ele.
Poucos jogadores causaram tanto impacto na Ligue 1 nesta temporada quanto o meio-campista do Rennes, Lovro Majer. O gracioso e criativo meio-campista destruiu sem esforço muitos times franceses na última temporada, principalmente o Lyon em sua estreia. Com uma notável semelhança com o compatriota Luka Modric, Majer não é o mais rápido, mas é capaz de abaixar o ombro com indiferença e passar pelos adversários, orquestrar uma interação complexa na área e desfazer defesas profundas com seu passe inovador. O Rennes teria estabelecido um preço pedido de € 60 milhões depois que o Atlético de Madrid mostrou interesse em contratá-lo neste verão.