O atleta belga Jason Gregory Marianne Denayer, ou simplesmente Jason Denayer, é um jogador de futebol profissional, contratado atualmente pelo clube francês Olympique Lyonnais, desde 2018. O jogador atua dentro de campo na posição de defesa central e médio defensivo.
O craque belga veste a camisa de Nº 5, tem 1,84m de altura, pesa aproximadamente 70 kg, e é um jogador destro.
Denayer nasceu no dia 28 de junho de 1995, no município de Jette, Bruxelas, na Bélgica.
O jogador, além de representar seu time francês, ainda participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Bélgica, desde 2013, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-19.
O jogador tem ascendência belga por parte de pai, e congolesa por parte de mãe.
JOGOS INTERNACIONAIS.
A partir do ano de 2013, com 18 anos de idade, o belga Denayer começou a disputar jogos defendendo a seleção da Bélgica, inicialmente pela SUB-19 e depois pela SUB-21.
No dia 2 de outubro de 2014, depois de notar o grande desempenho do jogador, o treinador da seleção, Marc Wilmots, convidou Jason para fazer parte da seleção da Bélgica para o início da qualificação para os torneios da EURO 2016, contra a seleção de Andorra.
O jovem atleta, então, passou a ser incluído continuamente em outros eventos internacionais, e foi convocado para os jogos eliminatórios da Euro, no enfrentamento contra a Bósnia, contra o País de Gales e depois para um jogo amistoso contra a Islândia.
Jason Denayer da Bélgica durante a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022 entre Bélgica (Diabos Vermelhos) e República Tcheca no Estádio Rei Baudouin em 5 de setembro de 2021 em Bruxelas.
Porém, foi no ano de 2015, no dia 31 de março, que o jogador realizou a sua estreia internacional pela seleção principal da Bélgica, como profissional. Naquela data, o confronto ocorreu contra a seleção de Israel, que perdeu o jogo por 1x0, depois que Marouane Fellaini marcou seu gol para os belgas, aos 9 minutos de jogo. O jogo aconteceu no estádio Teddy, em Jerusalém.
Aquela vitória posicionou a Bélgica no topo do ranking entre os melhores competidores do grupo.
Poucos meses depois, no dia 7 de junho de 2015, em uma outra disputa contra a França, onde Denayer brilhou intensamente dentro de campo, o resultado final foi a vitória de 4x3 para a seleção principal da Bélgica, num jogo bem disputado.
Antes do início dos jogos envolvendo o Campeonato Europeu de 2016, o craque belga foi convocado para estar entre os 23 melhores jogadores da Bélgica para disputar os jogos.
Porém devido a uma lesão grave que deixou Denayer no banco, ele participou somente 1 vez nos jogos e a equipe inteira sentiu o enorme desgaste dentro da defesa belga, que a ausência do jogador ocasionou naquela data, durante as quartas de final contra o País de Gales.
Naquele jogo, o País de Gales foi vitorioso e derrotou a Bélgica por 3x1.
Posteriormente, no dia 17 de maio de 2021, o jogador Jason Denayer foi incluído na lista dos 26 principais jogadores para o campeonato UEFA Euro 2020.
CLUBES PRINCIPAIS.
FC GANSHOREN -
O jovem Jason Denayer com 8 anos de idade, ingressou no clube juvenil de futebol, o FC Ganshoren para receber treinamentos.
ANDERLECHT -
Depois, em 2006 decidiu migrar para um clube bem maior, o time belga da 1ª divisão, Royal Sporting Club Anderlecht, que desenvolveu mais ainda as habilidades do atleta.
JMG ACADEMY -
No ano de 2008, com 13 anos de idade, Denayer passou a frequentar uma Academia especializada em treinar jovens principiantes para o futebol. A associação JMG Academy, na cidade de Lier, Antuérpia, e pertencente ao jogador internacional francês, Jean Marc Guillou.
Uma característica que Denayer nunca esqueceu sobre a Academia JMG, era o fato de que os atletas ali jogavam descalços para aprimorar seu contato com a bola e melhorar os toques de bola.
Depois de mais algum tempo, já bastante autoconfiante, no ano de 2013, o jogador decidiu buscar um clube inglês onde pudesse desenvolver mais ainda seu futebol. Denayer procurou o Liverpool, mas mesmo tendo sido aprovado pelas equipes técnicas, o clube e o jogador não conseguiram se acertar.
Foi então que o jogador procurou o Manchester City.
MANCHESTER CITY -
No mês de julho de 2013, o jogador ingressou na equipe do Manchester SUB-23, no time reserva da equipe principal, e assinou seu primeiro contrato profissional. O jogador marcou sua presença nos jogos da UEFA Youth League, onde realizou 8 jogos com a equipe e ainda garantiu 1 gol em uma partida fantástica contra o Bayern de Munique, que foi derrotado por 6x0.
Em julho de 2014, durante a pré-temporada, Denayer finalmente passou a jogar pela equipe principal do clube, e foi titular durante um jogo contra o Dundee, que venceu naquele dia, por 2x0.
A atuação de Denayer também foi muito relevante durante as competições Nacionais, visto que o craque ajudou muito a equipe a finalizar seus torneios em 4º lugar na Professional SUB-21 Development League, e ainda a chegar até a final da SUB-21 na Premier League Cup.
No dia 13 de julho de 2015, o belga assinou um novo contrato válido por 5 anos junto ao clube.
CELTIC FC - (empréstimo)
No dia 12 de agosto de 2014, o escocês Celtic FC havia feito um acordo de empréstimo com o Manchester, e levou o jogador Denayer para 1 temporada.
Durante a estreia de Denayer em um jogo contra o Dundee United, o belga foi nomeado como o “homem do jogo”, após fazer grandes peripécias em campo, e levar sua equipe a uma vitória de 6x1 na Premiership Escocesa.
Na Liga dos Campeões, o craque jogou como titular e fez sua estreia no dia 20 de agosto de 2014, em um empate contra o Maribor, por 1x1. E durante uma partida contra o Aberdeen, Denayer fez o seu 2º gol com uma vitória final sobre o rival, por 2x1, no dia 13 de setembro de 2014.
O Celtic venceu novamente no dia 18 de outubro, ao derrotar o Ross County por 5x0, com 1 gol do craque belga.
GALATASARAY FC -
No dia 31 de agosto de 2017, o jogador belga assinou um acordo de empréstimo com o clube turco, Galatasaray, por 1 temporada.
Durante uma partida que ocorreu no dia 28 de janeiro de 2018, contra o Osmanlispor, que foi derrotado por 2x0, o jogador belga realizou 60 passes bem-sucedidos batendo um novo recorde na Superlig, que havia sido estabelecido por Atiba Hutchinson do clube Besiktas, durante a temporada de jogos em 2014/2015.
Denayer atingiu o total de 22 jogos realizados em defesa do seu clube, e contribuiu muito para o Galatasaray obter a conquista da vitória na Superlig 2017/2018.
LYON FC -
No dia 21 de agosto de 2018, o belga ingressou junto ao clube francês por um valor de 6,5 milhões de Euros, em um contrato de 4 anos.
Na temporada de 2018/2019, o atleta disputou 31 jogos e garantiu 2 gols. Em uma disputa contra sua antiga equipe, o Manchester City foi derrotado pelo Lyon por 3x1, no dia 15 de agosto de 2020.