No sábado, Paul marcou a maior vitória de sua carreira no boxe, vencendo por decisão unânime o ex-campeão dos médios do UFC Anderson Silva em uma das lutas mais esperadas do ano.
“Ainda é muito louco para mim, derrotar um dos maiores strikers de combate de todos os tempos”, disse Paul. “Estou orgulhoso de mim mesmo. Tenho orgulho de ter conseguido executar tudo o que trabalhamos na academia. Esta é a primeira luta em que tudo foi desacelerado para mim, e eu consegui realmente lidar muito bem com o momento e executar o plano de jogo perfeitamente. Eu me senti muito confortável lá, e aqui estamos nós. É inacreditável, é surreal. Eu não posso acreditar que realmente consegui, mas estou muito orgulhoso de mim mesmo.”
Além de superar Silva em oito rounds, Paul ainda marcou sua vitória, derrubando Silva com uma mão direita curta no último round da luta. Mas enquanto o knockdown removeu qualquer dúvida de quem ganhou a luta para a maioria, também trouxe alegações de teóricos da conspiração de que a luta foi “manipulada”.
Esse tipo de afirmação não é novidade para Paul, que enfrentou uma reação semelhante em sua luta com Tyron Woodley. “The Problem Child” disse que é algo que sempre atormentará sua carreira porque as pessoas simplesmente não suportam vê-lo vencer.
“Acho que pessoas inteligentes estão me dando apoio e respeito”, disse Paul. “Como o presidente do WBC [ Mauricio Sulaimán ] dizendo que quem diz que Jake não é um boxeador de verdade é apenas amargo e hater. Pessoas como Teddy Atlas me mostrando um respeito louco, muitos lutadores me mostrando um respeito louco, muitos caras do MMA me mandando mensagens dizendo: 'Você parece muito afiado, foi o melhor que você lutou', Ryan Garcia me mostrando respeito. Então, as pessoas inteligentes com quem me importo estão mostrando esse amor. Há as pessoas que sempre estarão lá na minha carreira que estão desacreditando. Agora, eles estão dizendo que foi manipulado. Foi de 'Jake vai ser nocauteado por Anderson' para 'Ah, isso foi manipulado'. ...
“Perco a fé na minha geração e nos meus pares, e em nós como sociedade e mundo quando vejo esse tipo de coisa e esse tipo de estupidez. É uma merda. É uma pena porque eu trabalhei muito duro para isso. Dedico tudo, sacrifico tudo, todos os dias, arrebento minhas bolas, tenho uma equipe de 15 pessoas trabalhando dia e noite para me ajudar a me tornar o melhor boxeador possível, e quando faço algo como vencer o Anderson Silva, eles tentam tirar isso de mim. Mas eu sei lá no fundo, e acho que isso é tudo o que realmente importa.”
Enquanto Paul, sem dúvida, ainda tem algumas dúvidas, a vitória sobre Silva foi um grande passo na competição. Provou que o influenciador do YouTube está trabalhando duro e melhorando como boxeador. Paul admitiu que se a luta tivesse acontecido há um ano, o resultado teria sido muito diferente.
“Mesmo o Jake que lutou contra Tyron Woodley em Tampa não teria vencido essa versão de Anderson Silva”, disse Paul. “Fiquei muito melhor este ano, muito mais afiado. É um elogio à minha equipe, mas também só faço isso como profissional há cerca de três anos, então este ano foi o terceiro ano em que tudo começou a se encaixar na academia. E apenas lidando com o momento e a pressão. Acho que mesmo naquelas lutas em Cleveland e Tampa, eu ainda estava aprendendo a trabalhar com a torcida, ainda aprendendo a me sentir bem sob as luzes, a antecipar o grande momento. Isso é arte e agora eu realmente tenho isso. Eu não estava nem um pouco nervoso para essa luta, era como se eu devesse estar lá.”