O atleta espanhol, Jaime Mata Arnaiz, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube espanhol Getafe CF, da La Liga, desde julho de 2018, quando assinou um contrato válido até junho de 2024.
O craque atua dentro de campo na posição de atacante, e usa a camisa de Nº 7 dos Azulones. Ele tem 1,85m de altura, pesa aproximadamente 79 kg e é um jogador destro.
Além de representar o seu clube espanhol muito bem dentro de campo, sempre demonstrando grande profissionalismo e determinação, o craque Arnaiz também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Espanha, desde quando começou a disputar jogos mundiais, em 2019.
Jaime Mata é assessorado pela empresa Viasport, uma agência especializada na administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente envolvendo jogadores de futebol internacional.
O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 3 milhões de euros.
Jaime Mata Arnaiz nasceu no dia 24 de outubro de 1988, na cidade de Madrid, capital da Espanha.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
Luis Enrique Martinez, o lendário treinador da seleção espanhola, já havia analisado o futebol do jogador Arnaiz, e decidiu convocar o craque para fazer parte da equipe oficial, no dia 15 de março de 2019.
Jaime Mata teve uma participação bem ativa em 2 jogos que aconteceram durante os jogos de qualificação da UEFA Euro 2020, contra os rivais Noruega e Malta.
O jogador obteve a sua primeira internacionalização naquele jogo contra a seleção da Noruega, quando entrou em campo aos 89’ minutos de jogo, para substituir o atacante Álvaro Borja Morata, naquela disputa que terminou em 2x1, na vitória da Espanha. Aquela disputa ocorreu no estádio Mestalla, na cidade de Valência.
PRINCIPAIS CLUBES
CDF TRES CANTOS - (futebol amador)
Depois de disputar jogos com seus colegas de escola e também em campinhos de futebol improvisados nas ruas, em 1998, aos 10 anos de idade, Jaime Mata ingressou junto a um clube local de sua cidade, o Tres Cantos CDF.
Ali ele começou a receber treinamentos jogando pela equipe juvenil do clube, permanecendo ali até o ano 2000.
GALÁCTICO PEGASO FC - (futebol amador e profissional)
Naquele mesmo ano, em 2000, o jovem atleta passou a frequentar o clube do município de tres cantos, em Madrid, o Galáctico Pegaso, um clube mais proeminente que inclusive possuía um pequeno estádio de futebol para 2.000 torcedores, o La Foresta.
Ali Jaime Mata passou a desenvolver ainda mais o seu futebol e se manteve bem focado em progredir, jogando pelas categorias de base do clube, até o ano de 2007.
A partir do ano de 2007, já com 19 anos de idade, o craque finalmente foi reconhecido pelo seu clube como um atleta sênior, um jogador de futebol profissional.
Mata passou a disputar seus jogos pela equipe Pégaso B, a equipe de reservas do clube, onde jogam os profissionais novatos. Ele permaneceu junto ao clube até 2010, quando começaram a surgir problemas financeiros graves, que acabaram desestruturando o Pégaso FC. Em 2010 o clube acabou sendo extinto.
RAYO VALLECANO B -
Durante os últimos dias do ano de 2009, Jaime Mata passou a fazer parte do clube Rayo Vallecano, de Madrid. Ele permaneceu jogando pela equipe de reservas do clube, o Vallecano B.
Durante o período de tempo em que Jaime esteve atuando pelo clube Vallecano, e também durante os períodos de empréstimo junto aos clubes Socuéllamos e Móstoles, entre 2010 até 2012, Jaime Mata participou em 37 jogos e marcou 9 gols.
UNIÓN DEPORTIVA SOCUÉLLAMOS - (empréstimo)
Porém algumas semanas depois o craque foi enviado para outro clube, o Unión Deportiva Socuéllamos, como um acordo de empréstimo.
CLUBE DEPORTIVO MÓSTOLES - (empréstimo)
No mês de agosto de 2010 o jogador foi novamente enviado ao
clube CD Móstoles, em um acordo de empréstimo para 1 temporada.
Durante o período de verão de 2011, após o término de seu período de empréstimo, Jaime Mata voltou novamente ao seu clube de origem, o Rayo Vallecano B, a equipe de reservas.
LLEIDA ESPORTIU -
Depois de permanecer por pouco tempo junto ao clube Vallecano novamente, o craque Arnaiz foi negociado pelo clube espanhol da 3ª divisão, o Lleida Esportiu da região da Catalunha.
Durante aquele período jogando pelo Esportiu, Mata brilhou dentro de campo e atuou de forma esplêndida, durante 2 temporadas.
Entre os anos de 2012 a 2014, o craque participou em 82 jogos, marcou 33 gols e realizou 6 assistências.
GIRONA FC -
Em meados de 2014, Jaime assinou um contrato novo com o clube Girona FC, com validade de 2 anos. Naquela época o clube fazia parte da 2ª divisão do futebol espanhol da Catalunha.
A estreia do craque junto ao clube Girona aconteceu em uma disputa contra o rival Racing de Santander, no dia 24 de agosto de 2014. O clube Girona venceu aquele jogo por 1x0 jogando em casa.
No dia 30 de agosto, Jaime Mata garantiu o seu primeiro gol, que garantiu a vitória para seu clube. O Girona FC, jogando fora de casa, estava enfrentando o rival AD Alcorcón, em um jogo que permanecia empatado em 1x1.
Porém, aos 59’ minutos de jogo Jaime marcou um golaço de longe, que garantiu o placar final vitorioso de 2x1, no estádio Santo Domingo.
No dia 11 de junho de 2015, durante os jogos das semifinais dos playoffs de promoção, em um jogo de ida, e fora de casa, contra o rival Real Zaragoza, Jaime Mata conseguiu marcar 2 gols importantes e que deram a vitória ao Girona FC por 3x0. Ele marcou seus gols aos 22’ e aos 58’ minutos de jogo.
Durante todo o período em que Jaime jogou pelo clube Girona FC, entre 2014 a 2016, ele participou em 82 jogos e marcou 21 gols, e mais 7 assistências.
REAL VALLADOLID -
No dia 30 de junho de 2016, depois de ter realizado grandes jogadas dentro de campo, o clube Real Valladolid ofereceu ao craque um contrato com validade de 2 anos, para obter o passe de Jaime Mata.
O jogador viveu naquela época, atuando pelo clube Valladolid, uma das melhores fases da sua carreira. Ele começou a sua trajetória junto ao clube enfrentando o rival La Hoya Lorca FC, em um jogo realizado fora de casa, no dia 19 de maio de 2018.
Naquele jogo o craque conquistou um hat-trick, garantindo um placar final de 5x1, com seus 3 gols marcados aos 50’, aos 73’ e aos 89’ minutos de jogo, realizado no estádio Francisco Artés Carrasco.
Durante o período de tempo em que Jaime Mata Arnaiz jogou pelo clube Valladolid, de 2016 até 2018, o craque garantiu sua participação em 76 jogos, marcou 41 gols e gerou mais 9 assistências perfeitas.
GETAFE CF -
No dia 2 de julho de 2018, Mata recebeu uma nova proposta para ingressar junto ao clube Getafe da La Liga, na 1ª divisão.
O jogador assinou um contrato válido por 3 anos como um agente livre, e realizou sua estreia no dia 24 de agosto, em um enfrentamento em casa, contra o rival SD Eibar, onde participou em quase toda a partida completa por 79 minutos.
Naquele jogo o placar final ficou em 2x0.
O primeiro gol de Jaime em sua estreia na 1ª divisão, aconteceu no dia 1º de outubro de 2018, enfrentando o clube RC Celta de Vigo. Aquele gol garantiu o empate final em 1x1. Posteriormente, marcou também em jogos que participou enfrentando o Deportivo Alavés, o Celta e o SD Huesca.
Depois de realizar vários gols e assistências, Jaime foi eleito como o melhor jogador de toda a competição durante o mês de fevereiro de 2019.
Durante toda a fase de jogos defendendo o Getafe CF, Jaime atuou em 138 jogos, garantiu 39 gols e ainda gerou 11 assistências.