O capitão da Inglaterra, Harry Kane, falou com confiança antes da estreia de seu time na Copa do Mundo contra o Irã, afirmando: “Temos nos saído bem nos principais torneios, então só há mais um passo a dar”. Os vencedores da Copa do Mundo de 1966 tiveram mais de 50 anos de sofrimento no cenário internacional desde aquele famoso triunfo, mas demonstraram desejo pela glória na Copa ao chegar às semifinais do torneio há quatro anos e à final da Euro 2020.
Os Three Lions chegam aqui como um dos favoritos da competição, com os jogadores de Gareth Southgate passando pela fase de classificação para garantir sua vaga no Mundial. A Inglaterra evitou a derrota em todas as dez partidas (8V, 2E), marcando 39 gols e sofrendo apenas três; essa foi o melhor saldo de gols na fase de grupos para qualquer classificado europeu (+36).
No entanto, alguma performance tórrida recente ameaça atrapalhar a candidatura da Inglaterra à Copa do Mundo, com o time sem vitórias nas últimas seis partidas (3E, 3D), algo que posteriormente os viu sofrer o rebaixamento na Liga das Nações da UEFA. Nenhum de seus míseros quatro gols naquela corrida chegou antes do intervalo, dando munição aos críticos de Southgate, que acusam o treinador de 52 anos de ser muito conservador com seu plano de jogo inicial.
Aos oito minutos Harry Maguire (Inglaterra) faz um bom trabalho para alcançar um cruzamento batido com força para a área por Harry Kane, mas seu arremate de primeira passa raspando o poste esquerdo. A bola passa pela linha de fundo e Irã tem um tiro de meta.
Mason Mount (Inglaterra) recebe um passe preciso dentro da área e chuta, mas infelizmente a bola passa longe da trave direita. A bola passa pela linha de fundo e Irã tem um tiro de meta.
Jude Bellingham (Inglaterra) correu para aproveitar um bom levantamento feito por Luke Shaw e vencer facilmente o goleiro com um cabeceio à queima-roupa no canto superior direito, sem chances para o goleiro.
Bukayo Saka (Inglaterra) se desloca para receber a bola e disparar um projétil de média distância! A bola toca caprichosamente na trave antes de entrar no ângulo direito e surpreender o goleiro.
Está no fundo da rede! Harry Kane coloca a bola na área e Raheem Sterling (Inglaterra) aproveita o cruzamento para finalizar no lado direito do gol.
Carlos Queiroz fez uma alteração no intervalo. Ali Gholizadeh substitui Alireza Jahanbakhsh (Irã).
Aos sete minutos do segundo tempo Bukayo Saka (Inglaterra) costura a defesa com precisão e chuta da entrada da área. A bola é desviada e morre no fundo da rede.
Que finalização! Mehdi Taremi (Irã) encontra algum espaço dentro da área para pegar a bola e dispara no gol. A bola entra após tocar o travessão.
Marcus Rashford (Inglaterra) consegue uma boa corrida e dispara o gatilho de dentro da área, vencendo Hossein Hosseini com um chute no canto esquerdo.
Callum Wilson aciona Jack Grealish (Inglaterra) dentro da área. Livre de marcação, ele guarda a pelota no canto direito da meta.