As quartas de final da Copa do Mundo terminam com um confronto de pesos pesados entre os antigos rivais Inglaterra e França e, embora tenham se enfrentado pela primeira vez em 1923, este é apenas o terceiro confronto em uma Copa do Mundo e o primeiro desde 1982. A Inglaterra venceu os dois confrontos por uma margem de dois gols, mas com apenas uma vitória nos últimos oito duelos diretos (2E, 5D), parece que um grande desafio aguarda a equipe de Gareth Southgate.
Os Three Lions superaram um início incerto contra o Senegal para vencer por 3-0 nas oitavas de final, com destaque para o primeiro gol de Harry Kane no torneio e o desempenho de Jude Bellingham. Marcou a terceira vitória consecutiva da Inglaterra sem sofrer gols (2V, 1E), levando a semelhanças com a série do ano passado até a final da Euro, que foi sustentada pela solidez defensiva.
O surgimento de Bellingham e as atuações de Phil Foden e Bukayo Sako empurraram a Inglaterra para o torneio do verão passado e, antes das quartas de final, nenhum time conseguiu superar os 12 gols marcados pela Inglaterra nesta Copa do Mundo. No entanto, o técnico Southgate sabe que esses gols ainda não significam nada, pois insiste que a Inglaterra deve encontrar o "nível mais alto possível" para este confronto.
A França garantiu sua vaga nas quartas de final graças à vitória por 3-1 sobre a Polônia, com Kylian Mbappé conquistando dois gols brilhantes para ampliar sua liderança na classificação da Chuteira de Ouro, mas relatos sugerem que ele pode estar como dúvida após perder o treinamento francês na terça-feira. No entanto, eles já lidaram com a ausência de Karim Benzema, Paul Pogba e N'golo Kanté, entre outros, com Olivier Giroud intensificando-se para se tornar o maior artilheiro de todos os tempos de Les Bleus (52 gols) com seu primeiro gol contra os poloneses.Uma derrota por 1-0 na fase de grupos para a Tunísia mostrou que os atuais campeões mundiais são falíveis, especialmente se sofrerem mais lesões. O técnico Didier Deschamps espera que quem quer que esteja à sua disposição faça sua parte aqui, na tentativa de alcançar a sexta vitória consecutiva no mata-mata da Copa do Mundo, depois de confirmar que seus jogadores ainda estão "famintos" para prolongar sua permanência no Catar.
O gol de Kane contra o Senegal foi seu 11º em finais de torneios importantes, colocando-o à frente de todos os outros ingleses. Enquanto isso, a França espera que seu amuleto da sorte, Giroud, possa marcar novamente, já que venceu os últimos dez jogos em que ele marcou.
Jordan Pickford faz uma defesa fantástica! Olivier Giroud (França) tenta cabecear para o gol um cruzamento preciso enviado para dentro da área. Ele mira baixo, no centro da meta, mas o goleiro põe a bola para fora.
Antoine Griezmann passa a bola para Aurelien Tchouameni (França), que dispara um belo arremate de longa distância. A bomba vai no canto esquerdo e surpreende o goleiro.
Harry Kane (Inglaterra) bate o pênalti no lado esquerdo da meta, tirando todas as chances do goleiro Hugo Lloris.
Olivier Giroud (França) parte em velocidade para dentro da área para se conectar com um cruzamento feito por Antoine Griezmann e, à queima-roupa, marcar de forma brilhante no lado esquerdo da meta.
Harry Kane (Inglaterra) falha ao tentar marcar da cobrança do pênalti. Sua tentativa passa raspando o travessão.