Embora o técnico da Holanda, Louis van Gaal, tenha supervisionado um encontro bastante morno contra o Senegal na primeira rodada, sua equipe ganhou vida durante os minutos finais com dois gols vitais para vencer a partida. Van Gaal admitiu que seu time era "mau e confuso" na posse de bola, embora três defesas importantes do goleiro estreante Andries Noppert garantiram que eles não fossem obrigados a pagar.
Exercendo seu ofício em Heerenveen, Noppert estava desempregado há apenas dois anos com o objetivo de se juntar à polícia, mas em vez de pegar criminosos, ele optou por pegar chutes para seu país. Com sua nação nunca sendo eliminada na fase de grupos em dez tentativas, outra exibição decente do goleiro pode ajudar a produzir o resultado positivo esperado para a Oranje, que está em 8º lugar, ao enfrentar um time classificado 36 lugares abaixo deles pela FIFA em seu ranking, o Equador.
Os homens de Gustavo Alfaro gravaram seus nomes na história da Copa do Mundo da última vez, sendo o primeiro time a derrotar a nação anfitriã do torneio na estreia. O Equador talvez tenha se inspirado no discurso pré-jogo inspirado em "Winston Churchill" do técnico, onde ele afirmou “se você não mudar sua opinião, não está mudando nada, então tivemos que mudar algumas coisas!". E eles fizeram a mudança, já que o Equador venceu por 2 a 0 como parte de sua busca para passar de uma fase de grupos da Copa do Mundo pela segunda vez na história.
No entanto, uma falha em vencer 13 dos 24 adversários europeus que o Equador enfrentou ao longo dos anos, que inclui dois jogos contra os holandeses (1E, 1D), pode significar que Alfaro precisa estar no seu melhor motivacional mais uma vez para este confronto. Ele pode apontar para o recorde nacional atualmente ativo de sete clean sheets consecutivos de sua equipe no século 21 antes deste encontro para mostrar que o Equador tem uma chance, embora nenhum dos times que La Tri enfrentou durante essa corrida tenha ficado entre os dez primeiros da FIFA, então eles enfrentam um verdadeiro teste de suas credenciais aqui.
A estrela do PSV e da Holanda, Cody Gakpo, abriu o placar contra o Senegal para marcar em sua estreia na Copa do Mundo, o que significa que três de seus últimos cinco gols pelo clube e pela seleção foram na abertura do segundo tempo. Com o objetivo de superá-lo, estará Enner Valencia, do Equador e do Fenerbahçe, que marcou duas vezes na última partida, somando cinco gols em apenas quatro partidas no torneio.
Aos seis minutos Cody Gakpo (Países Baixos) não hesitou em chutar a bola de fora da área. Ele acerta a bola com precisão e coloca no canto esquerdo do gol, fazendo 1 a 0 para a Holanda.
Enner Valencia (Equador) bate colocado da entrada da área em direção ao canto esquerdo da meta, mas Andries Noppert faz uma defesa incrível para impedir o gol. Grande jogada do início ao fim.
No primeiro minuto do segundo tempo a defesa da Holanda dá uma cochilada e Enner Valencia pega o rebote do chute feito por Estupiñam e coloca a bola no fundo do gol, empatando a partida.
Enner Valencia (Equador) alcança o cruzamento logo na entrada da área e consegue finalizar de uma posição promissora, mas o chute é impedido por um defensor. Gonzalo Plata (Equador) pegou o rebote e disparou um belo chute que atingiu em cheio o travessão.
Aos cinquenta e três minutos o árbitro checa o relógio e sopra o apito para o fim da partida.