HELSINGIN JOKERIT: O HEXACAMPEÃO DA LIGA FINLANDESA

andre.c
andre.c,
5 em minutos de leitura
HELSINGIN JOKERIT: O HEXACAMPEÃO DA LIGA FINLANDESA

O Helsingin Jokerit é um time russo profissional de hóquei no gelo, cuja sede se localiza em Helsinque, Finlândia.

O time conquistou seis campeonatos da liga na condição de membro da finlandesa SM-liiga.

O Jokerit joga suas partidas em casa, na Hartwall Arena. O time faz parte da Kontinental Hockey League desde a temporada 2014-15 KHL, fazendo da Finlândia o primeiro país nórdico a ter uma equipe disputando oficialmente a liga.

Töölön Vesa foi o time que antecedeu o Jokerit, que jamais teria existido sem a filial coalhada de dívidas de hóquei no gelo do clube de esportes amador Töölön Vesa, que foi obrigado a interromper suas atividades de hóquei no gelo vigentes desde o ano de 1967.

Em termos oficiais, o Jokerit foi fundado no dia 27 de outubro de 1967, durante sua reunião constitucional.

PROMOÇÃO PARA SM-SARJA

O Jokerit comemorou seu acesso para SM-sarja, na primavera de 1969. Isso levou o time, com sucesso, para uma partida que exigia muita técnica e tática inteligente, o que acabou se tornando a marca registrada do Jokerit, que permaneceu até o fim dos anos 90 e modificou a forma como o Jokerit atuou nas várias competições das quais participou como sendo rotulado de “time que joga como mulheres”.

O Kanada-sarja não conseguiu sobreviver à década de 1970, mas o Jokerit se beneficiou disso por meio de um fluxo constante de talentos emergentes, incluindo Jari Kurri, e conquistando uma sólida base popular nas áreas urbanas externas de Helsinque.

Mesmo tendo faturado a medalha de prata do campeonato finlandês em 1971 e uma de ouro em 1973, o Jokerit não conseguiu ter lucros significativos durante o período de Mäkinen no comando.

Houve uma brusca redução do orçamento do time, que simplesmente substituiu, sem qualquer critério plausível, brilhantes jogadores por outros mais jovens e inexperientes.

O sucesso foi desaparecendo e o Jokerit conseguiu, a duras penas, evitar o rebaixamento da liga de elite finlandesa por diversas ocasiões.

SUCESSO E PROBLEMAS FINANCEIROS

Quando apareceu um candidato substituto em 1980, Mäkinen se aposentou, muito embora tenha seguido à frente da organização da parte dos jogadores mais jovens do time até a década de 90.

Sob a nova administração, o time não conseguiu se estabilizar no tempo que queria, mas chegou ao pico por uma única temporada. O resultado disso foi que o Jokerit experimentou uma temporada praticamente impecável e conseguiu chegar até as finais da SM-Liiga, mas terminou derrotado pelo rival local, o HIFK.

Só alguns anos mais tarde, o Jokerit precisou driblar as inúmeras adversidades que lhe apareciam no caminho para evitar a falência por duas ocasiões, o que foi um verdadeiro golpe em sua credibilidade, causando uma debandada em massa dos jogadores.

O Jokerit ficou cara a cara com o rebaixamento em 1987. No momento mais sombrio de sua história, com Jokeriklubin Tuki Ry tentando dissolver sua associação, um sangue novo foi levado às pressas para o Jokerit.

Agora que o time estava temperado com jogadores tão promissores, novos donos dispostos surgiram na tentativa de salvá-los. Eles fundaram o Jokeri-Hockey Oy e se tornaram o primeiro time baseado em empresa limitada na Finlândia.

O time, reforçado com os campeões juniores, arquitetou uma rápida promoção de volta à elite, agora chamado de SM-liiga. Mas, mais uma vez, mesmo apresentando um fenomenal aumento de popularidade com o apoio do proeminente artilheiro Selänne e outros jovens jogadores, os proprietários continuaram diante de graves problemas financeiros, gerados por má gestão e conflitos intensos dentro do conselho.

Selänne.jpg
O artilheiro Teemu Selänne, ícone do Helsingin Jokerit.(Foto: https://www.eliteprospects.com/player/2683/teemu-selanne)

A ERA HARKIMO

O novo dono se declarou presidente do conselho, eliminou todos os cargos de gestão e nomeou sua esposa Leena Harkimo como diretora administrativa.

Leena Harkimo.jpg
Leena Harkimo, esposa de Hijallis Harkimo, que se autoproclamou presidente do conselho do Jokerit. (Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Leena_Harkimo)

Em poucos anos, o Jokerit já era o time finlandês mais rico entre todos. Dessa forma, eles puderam reforçar a equipe com talentos de primeira grandeza.

Harkimo converteu ainda mais o clube do semiprofissionalismo para seu ideal de entretenimento esportivo profissional, que foi adotado, de forma inequívoca, da NHL.

Seus esforços deram ao Jokerit seu próprio local, o Hartwall Arena, em 1997, o primeiro de propriedade particular na Europa.

Hartwall Arena_2.jpg
Vista da parte externa do Hartwall Arena. (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hartwall_Arena)

A propriedade passou por várias reformas em Jokerit HC Oyj, uma sociedade anônima. Os gestores se concentraram na nova Liga Europeia de Hóquei, ansiando para que ela se tornasse uma competição mais lucrativa do que a SM-Liiga e procuraram outras formas de se expandir.

Boa parte desses planos foi por água abaixo, mas o novo local acabou virando uma espécie de mina de ouro para os negócios do time.

Nesse ínterim, Harkimo se esforçou para criar um time de elite para a Superliga Britânica de Hóquei no Gelo, o Newcastle Jesters, mas a equipe não obteve o sucesso esperado e, por isso, ele negociou a franquia de volta para a Liga.

Ao pisar na Hartwall Arena, o time contratou várias estrelas como reforços. Eram jogadores tidos como imprescindíveis para conquistar as duas ligas profissionais e substituir o núcleo agora um pouco acima da média de idade.

O Jokerit foi derrotado nas finais em 2000 e não se cansou de falhar quando buscava ansiosamente alcançar o sucesso na Liga Europeia de Hóquei.

PARA O PRÓXIMO MILÊNIO

Para a temporada 1999-2000, o Jokerit contava com um bom plantel de jogadores. O time sempre teve bons jogadores como o internacional alemão Jan Benda, o russo Dmitri Kvartalnov, o tcheco Miroslav Hlinka, os ex-alunos do Jokerit Petri Varis, os mais bem afamados jogadores finlandeses Antti-Jussi Niemi, Tom Koivisto e Pasi Nurminen, que atuava impecavelmente no gol.

blog photos
Jan Benda, grande estrela do Jokerit durante a disputa de uma partida. (Foto: https://alchetron.com/Jan-Benda)

O Jokerit não foi muito feliz na temporada seguinte, apesar de poder contar com jogadores como Jukka Hentunen e Antti Törmänen para fortalecer o time.

Com a ótima forma de Kari Lehtonen entre os tubos e a vinda de Vladimir Machulda da SaiPa, o Jokerit conquistou seu sexto campeonato finlandês no ano de 2002.

Kari Lehtonen, goleiro titular do Dallas Stars, atuou pelo Jokerit em 2001. As temporadas de 2002-2003 e 2003-2004 não renderam nenhuma medalha para o time.

Outra aquisição do Jokerit que vale a pena destacar foi o goleiro Tim Thomas, do Boston Bruins. Como o bloqueio da NHL de 2004-2005 foi prorrogado, o Jokerit contratou Brian Campbell e Ossi Väänänen voltou ao time de sua cidade natal do Colorado Avalanche em dezembro.

Com uma equipe bem robusta, o Jokerit parecia estar apto a conquistar a temporada regular e o campeonato quando uma reviravolta cinematográfica, no fim da temporada, fez o Kärpät assumir e manter a liderança da temporada.

Os dois times se enfrentaram nas partidas finais, e o Jokerit perdeu por três jogos a um e teve que se contentar com a medalha de prata.

Caro leitor, curtiu este artigo? Então, deixe seus comentários aí embaixo, OK?

ARTIGOS RELACIONADOS

Aleksandr Golovin tem contrato com o Monaco FC até 2024Aleksandr Golovin tem contrato com o Monaco FC até 2024
Aleksandr Golovin tem contrato com o Monaco FC até 2024

O atleta russo Aleksandr Sergeyevich Golovin, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube francês da Liga 1, o  Association Sportive de Monaco FC, desde Julho de 2018, quando assinou contrato com o clube, válido at...

Eliseu
6 em minutos de leitura
#Futebol,#Rússia,#Premier League,#FC UFA

FC UFA, saiba tudo sobre o time que disputa a Russian Premier League

A cidade de UFA, na Rússia, é a maior cidade do Bascortostão, uma república russa que se localiza nas encostas ocidentais dos Montes Urais. Essa linda cidade histórica foi fundada...

Eliseu

8 em minutos de leitura

#Futebol,#Rússia,#Premier League,#Khimki

Khimki: O clube russo da Primeira Divisão que se destaca pelas cores vermelho e preto

Khimki já foi duas vezes finalista da Copa da Rússia, nas temporadas 2004/05 e 2019/20. O Futebol Russo não é um dos mais tradicionais do mundo da bola, mas não é por isso que nã...

Pedro Icaro

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Rússia,#Campeonato Russo de futebol,#Krasnodar

Campeonato russo: Conheça o Krasnodar, a jovem equipe que está chamando a atenção de gigantes brasileiros no mercado da bola

A velha máxima dizia “futebol e política não se misturam”. Ora, sabemos que isso não é propriamente uma verdade: o esporte não é (nem pode estar) alheio ao que se passa no mundo. ...

Guilherme

5 em minutos de leitura

#Rússia,#MMA,#Fight Nights Global

Fight Nights Global: Saiba sobre o melhor das competições de artes marciais mistas da Rússia

O FIGHT NIGHTS GLOBAL é a maior liga de MMA da Federação Russa e também é a organizadora de torneios e competições com algumas das maiores estrelas do esporte. Nos últimos anos, a...

Robison

5 em minutos de leitura