HC 05 Banska Bystrica, sua história e conquistas

Ariane
Ariane,
3 em minutos de leitura
HC 05 Banska Bystrica, sua história e conquistas

Esporte jogado ao redor do mundo, o hóquei faz parte da tradição de muitos países, a maioria deles, países frios que nevam. Por se tratar de um jogo que possui muitos choques de corpo entre os jogadores, suas partidas se tornam enérgicas.

Conheça, a seguir, a história por trás desse tradicional clube eslovaco, o HC 05 Banska Bystrica.

O hóquei começou a ser jogado em Banská Bystrica nos anos de 1922/23. Graças ao vendedor de equipamentos esportivos, Ernest Šebök, os primeiros equipamentos puderam chegar à cidade.

Ele também trouxe consigo as primeiras regras, e se tornou o primeiro árbitro de hóquei na cidade. No início, apenas 6 jogadores jogavam e atacavam, logo depois, na temporada de 1933/34, começaram a jogar cinco para cada lado.

Durante o período da República Eslovaca, as melhores equipes eram OAP Bratislava, ŠK Bratislava, HC Tatry - Poprad e ŠK Banská Bystrica. Porém, durante a guerra, o hóquei não foi jogado na cidade, pois muitos jogadores pertenciam à resistência e alguns nem retornaram das batalhas.

Após a guerra na temporada de 1945/46, o Bystrica jogou pela primeira vez a maior competição nacional. Os jogadores não treinavam no gelo artificial, isso fez com que eles fossem obrigados a jogar nos campos adversários e fez com que perdessem a competição.

Após o fracasso, conseguiram retornar, porém, novamente, como só podiam contar com o gelo natural para treinar na maioria das vezes, eles perderam mais uma vez. O seu nome foi mudado no ano de 1948 para Sokol NV Banská Bystrica e, a partir de 1953, Slovan Banská Bystrica.

Depois de anos após a sua fundação, uma pista de gelo artificial foi feita para a equipe treinar, em1956. Na época da inauguração, a equipe disputava a 3ª maior competição e se esforçava para retornar à 2ª Liga.

Novamente, o nome do clube foi mudado em 1958 para Estrela Vermelha. Três anos depois, o nome do clube mudou para TJ Spark Smrečina Banská Bystrica, e ele começou a jogar em um grupo independente eslovaco da 2ª Liga.

Seu estádio foi coberto na temporada de 1966, o que lhes deu a oportunidade de treinar durante as temperaturas mais altas. No mesmo ano, criou-se uma aula experimental em uma escola primária na Eslováquia. Era possível incluir os treinos no horário das aulas e usar a pista de gelo pela manhã.

Logo na temporada de 1968/69, o sonho de vencer a 2ª Liga foi concretizado. Com isso, avançaram para a competição nacional, porém, falharam nela.

Já no início dos anos 90, em 1993, a gestão e o nome do clube mudaram para ŠK Iskra Banská Bystrica.  Após a divisão dos estados, foi incluído na maior competição da Eslováquia.

blog photos
Drible do último jogo da temporada na Extraliga 2021/21 / Foto: Facebook Oficial

Na temporada de 1994/95, a equipe conseguiu avançar para a maior competição da Eslováquia, a Extraliga. Continuou na competição na temporada seguinte e, em 1999, saiu da Extraliga, devido a problemas financeiros.

O clube levaria outro nome, ŠaHK ISKRA Banská Bystrica, junto com uma nova liderança. Portanto, na temporada de 2004/05, o clube caiu para os pontos mais baixos da SNLH. Com a falta de sorte no clube, seu nome foi trocado para HC ´05 Banská Bystrica em 2005.

Com este novo nome, começou a escrever uma nova história. A equipe venceu a 1ª SNLH logo na sua primeira temporada após a mudança de nome.

Novos jogadores como Michal Handzuš, Richard Zedník, Vladimír Országh, Ivan Majeský, Tomáš Surový, Peter Budaj, Zoltán Bátovský vieram para o clube. Isso fez com que o clube tentasse se reerguer de qualquer forma.

Com a nova equipe, os Juniores avançaram para a Extraliga e todas as equipes juvenis jogaram a maior competição da Eslováquia. A equipe principal venceu grande parte dos jogos da 1ª Liga de Hóquei e tornou-se vencedor da mesma na temporada de 2005/06.

Porém, na próxima temporada, não teve tanta sorte, e ficou em 3º lugar na 1ª HL SR. Já na temporada de 2007/08, a luta pela volta na Extraliga se tornou o objetivo dos dirigentes. E ele foi alcançado logo na temporada de 2008/09.

Mascote

blog photos
Mascote do clube / Foto: Facebook Oficial 

Sua mascote não poderia ser diferente da sua força. Representado pela imagem de um bode forte, ele participa dos jogos em casa e de diversas atividades fora do jogo. Também viaja para partidas ao ar livre. “Áries” está sempre de bem com a vida e ajudando os jogadores nos momentos difíceis e animando a torcida.

No momento, o clube joga na Extraliga na temporada de 2021/21 e está em 6º lugar, disputando com times tradicionais da Eslováquia.

Se você não deixa de acompanhar o hóquei de perto, tem que ficar ligado nas notícias do blog da Bets. Deixe nos comentários quais equipes você acompanha!

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a história de Milan Škriniar, jogador de futebol profissional eslovaco do Inter de MilãoConheça a história de Milan Škriniar, jogador de futebol profissional eslovaco do Inter de Milão
Conheça a história de Milan Škriniar, jogador de futebol profissional eslovaco do Inter de Milão

Milan é um dos jogadores mais valiosos do Inter, atuando como zagueiro, ele é indispensável também para a seleção nacional da Eslováquia. Milan Škriniar nasceu em 11 de fevereiro de 1995 (27 anos) na cidade de Žiar nad Hronom, Eslováquia. Ele é des...

Lucca
6 em minutos de leitura
#Futebol,#Eslováquia,#Slovensky Pohar

Conheça tudo sobre o campeonato de futebol da Eslováquia, o Slovensky Pohar

A Slovensky Pohar é um campeonato de futebol que é disputado no país da Eslováquia por clubes que são deste mesmo país. No caso, a Slovensky Pohar, se trata da Copa da Eslováquia...

Eduardo Carneiro

5 em minutos de leitura

#Eslováquia,#Extraliga de Hóquei,#HC Nove Zamky,#Hóquei

HC Nove Zamky: mais de 80 anos presente no hóquei eslovaco

A história do HC Nove Zamky [https://www.bets.com.br/team-page?seasonid=sr:season:86806&teamid=sr:competitor:124108&sport=Hockey_no_gelo&name=HC%20Nove%20Zamky] , começa em 17 de ...

Ariane

4 em minutos de leitura

#Futebol,#Eslováquia,#Campeonato Eslovaco,#MFK Tatran Liptovsky Mikulas

MFK Tatran Liptovský Mikuláš: um dos times mais tradicionais da Eslováquia

Saiba tudo sobre esse clube eslovaco que joga há mais de 80 anos. Fundado em 22 de junho de 1934, o clube de futebol que, antes era chamado de ŠK Okoličné. O primeiro jogo de fute...

Ariane

4 em minutos de leitura

#Eslováquia,#Extraliga,#HC 05 Banska Bystrica,#Hóquei

HC 05 Banska Bystrica, sua história e conquistas

Esporte jogado ao redor do mundo, o hóquei [https://www.bets.com.br/sports-type/Hockey_no_gelo/sub-category/Eslov%C3%A1quia] faz parte da tradição de muitos países, a maioria del...

Ariane

3 em minutos de leitura