Fique por dentro agora da história de um dos times mais tradicionais e mais bem sucedidos de todo o território israelênse. A trajetória do Hapoel Tel Aviv F.C começou em 1923 em Tel Aviv, Israel.

E logo após a sua formulação o clube foi dissolvido, tendo que ser reformulado por mais de uma vez, mas após todos os perrengues o time acabou sendo fundido com o Allenby FC, mal sabendo os envolvidos no projeto do gigante que nascia naquele momento.

E a partir daí que de fato começou a fase moderna da equipe, passando assim a disputar partidas e campeonatos mais importantes, inclusive já alçando voos para uma final logo em 1928, a final em questão foi a final da Copa da Palestina.

Hoje Os Vermelhos como tão são conhecidos disputam o Campeonato Israelense de futebol e a Copa do Estado de Israel, vindo inclusive de uma boa sequência de jogos, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 3 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota.

Pelo Campeonato Israelense o Hapoel Tel Aviv hoje se encontra na terceira colocação da tabela, não estando muito distante do atual líder Hapoel Be'er Sheva.
E pela Copa do Estado de Israel a equipe vermelha não avançou para as oitavas de final após perder por 3x1 para o Bnei Yehuda no final de 2021.

Escudo do Hapoel Tel Aviv FC.                                         (Foto: Wikipédia)
Escudo do Hapoel Tel Aviv FC. (Foto: Wikipédia)

E é claro que um time com tamanhas dimensões como Os Demônios (Outro apelido que foi dado por torcedores), ao longo de sua longa trajetória o elenco do time israelense conquistou vários canecos de várias competições.

Entre os troféus conquistados pelo time podemos citar alguns como: Às 13 conquistas do Campeonato de Israel que é conhecido também como Ligat Ha'Al, nos anos de 1933–34 , 1934–35 , 1938–39 , 1940 , 1943–44 , 1956–57 , 1965–66 , 1968–69 , 1980–81 , 1985–86 , 1987–88 , 1999–2000 , 2009–10. Sendo hoje o segundo time que mais ganhou a competição em toda a história.

Podemos citar também as 16 conquistas da Taça do Estado de Israel nos anos de 1928 , 1934 , 1937 , 1938 , 1939 , 1944 , 1960-61 , 1971–72 , 1982–83 , 1998–99 , 1999–2000 , 2005–06 , 2006–07 , 2009–10 , 2010–11 , 2011– 12.

E calma que não acabou, pois o Hapoel Tel Aviv conquistou também o Campeonato Asiático de Clubes no ano de 1967, além também de ter ganhado uma vez a Taça Israelita Toto 2001-2002, entre outras conquistas.

Emmanuel Boateng comemorando após gol.                                                  (Foto: Pan American Calcio)
Emmanuel Boateng comemorando após gol. (Foto: Pan American Calcio)

Hoje um dos principais rivais do HTA é o Maccabi Tel Aviv, e juntas as duas equipes disputam um dos clássicos mais acalorados e pegados de todo o território israelense. O clássico confronto é conhecido também Tel Aviv Derby.

A rivalidade dos clubes vem de muitos anos atrás, em meados de 1930 quando os dois times se encontraram na arena de batalha pela primeira vez, e o maior vencedor dos conflitos hoje é o Maccabi.

Foto tirada durante partida entre o Hapoel Tel Aviv e o Maccabi Tel Aviv.                            (Foto: Tek Deeps)
Foto tirada durante partida entre o Hapoel Tel Aviv e o Maccabi Tel Aviv. (Foto: Tek Deeps)

E basta apenas analisar a imagem para sentir o clima que surge quando os eternos rivais se enfrentam em campo, o que com certeza aumenta a pressão em cima dos jogadores de ambas as equipes.

E é claro que para um time ter chegado aonde O Trabalhador chegou, ao longo de sua larga trajetória vários craques da bola já jogaram defendendo a camiseta vermelha.

Entre os jogadores podemos citar nomes como: O ex-atacante Ya'akov Ekhoiz que é de longe um dos jogadores que mais jogou pelo clube israelense, terminando sua carreira com suas incríveis 484 partidas disputadas pelo HTA.

O craque chegou a jogar também pela Seleção Israelense de futebol, além de ter conquistados títulos expressivos pelo Hapoel, como no caso dos 3 Campeonatos Israelenses, e após se aposentar o maestro ainda treinou o time juvenil do HTA, mostrando assim a sua grande afinidade e paixão  pelo time do coração.

Um outro jogador importante que já passou pelo gigante vermelho foi o Yehezkel Chazon, e o ex-atacante também é um dos jogadores que mais jogou com a camiseta do Hapoel, somando cerca de 324 partidas ao longo de sua carreira, e por coincidência o jogador também jogou uma Copa do Mundo no ano de 1970, a que inclusive deu o terceiro título mundial para a poderosíssima Seleção Brasileira.

Hoje a casa do Hapoel Tel Aviv é o Bloomfield Stadium que fica na cidade de Tel Aviv e hoje o estádio conta hoje com capacidade para suportar até quase 30.000 torcedores apaixonados no total.

O palco dos shows futebolísticos foi fundado no dia 4 de setembro de 1960, sendo renovado algumas vezes nos anos seguintes, para assim melhorar a aparência e o conforto dos visitantes e frequentadores do estádio.

O estádio é casa também do Maccabi Tel Aviv e do Bnei Yehuda, o que claramente aumenta a rivalidade entre os 3 times, pois sempre que há partidas no estádio entre eles logo uma pergunta vem ao ar. “Quem de fato manda no estádio?” fazendo com que assim os jogadores sempre se esforcem o máximo possível para produzir um bom resultado.

Bloomfield Stadium durante uma tarde ensolarada.                                             (Foto: Wikipédia)
Bloomfield Stadium durante uma tarde ensolarada. (Foto: Wikipédia)

Será que nas próximas rodadas que faltam para o Campeonato Israelense acabar o Hapoel Tel Aviv vai conseguir disparar rumo a primeira colocação para assim se consagrar campeão nacional mais uma vez, cravando mais ainda seu nome na história do futebol local?

E quanto a Copa do Estado de Israel, será que nas próximas edições veremos a notícia nada surpreendente que o gigante vermelho da cidade de Tel Aviv conquistou mais uma vez o título?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol israelense e mundial com a Bets!!
Deixem suas opiniões sobre o que o futuro guarda para o valente time!!














Compartilhe esse conteudo