O Gwinnett Stripers é um time da Liga Menor de Beisebol da Liga Internacional (IL) e afiliado à Triple-A, do Atlanta Braves.

O Gwinnett Stripers disputa seus jogos em casa, no Coolray Field, no condado não incorporado de Gwinnett, Geórgia (com um endereço em Lawrenceville), no subúrbio de Atlanta, Geórgia.

Tomada geral do belo estádio Coolray Fiel, onde o Gwinnett Stripers disputa suas partidas em casa. (Foto: https://www.stadiumjourney.com/stadiums/coolray-field-s220/)

A equipe foi criada em 2009 depois que o Richmond Braves, da Liga Internacional, se mudou de Richmond, Virgínia. Nomeado Gwinnett Braves em homenagem a sua afiliada da liga principal, o time adotou seu apelido atual no ano de 2018.

Os Stripers se mudaram da IL para o Triple-A East em conjunto com a reestruturação da Minor League Baseball da MLB em 2021, mas essa liga foi renomeada para International League, agora, em 2022.

HISTÓRIA

Em janeiro de 2008, o Atlanta Braves anunciou planos para transferir sua afiliada Triple-A Minor League Baseball de Richmond, Virgínia, para Gwinnett County, no subúrbio de Atlanta, Geórgia.

A mudança ocorreu depois de anos tentando chegar a um plano adequado com a cidade de Richmond para financiar a construção de um novo estádio para substituir o The Diamond, que abrigava o Richmond Braves desde 1985, ou encontrar um novo local.

O time realocado precisaria começar a jogar em 2009, no recém-construído Gwinnett Stadium, renomeado Coolray Field, em 2010.

Conhecidos como Gwinnett Braves, eles eram membros da Triple-A International League (IL), assim como os Richmond Braves que os precederam.

A mudança para Gwinnett County marcou um retorno para a franquia, que tem suas raízes na fundação do Atlanta Crackers, em 1901. Eles se tornaram o principal afiliado do então Milwaukee Braves, em 1965.

Quando os Braves se mudaram de Milwaukee, Wisconsin, para Atlanta, em 1966, transferiram os Crackers para Richmond, onde a franquia da liga menor levou o nome do clube-mãe.

O Gwinnett Braves disputou seu primeiro jogo no dia 9 de abril de 2009, derrotando o Charlotte Knights, por 9 a 1, no Knights Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte.

Sua primeira partida em casa foi disputada no dia 17 de abril.

Com 10.427 pessoas presentes, os Braves perderam para o visitante Norfolk Tides por 7 a 4.

A primeira vitória em casa aconteceu três noites depois, quando Gwinnett derrotou o Durham Bulls por 5 a 2.

Os Braves terminaram sua temporada inaugural em segundo lugar na Divisão Sul, dois jogos atrás do Durham, com 81-63. Apesar de não ganhar o título da divisão, eles se qualificaram para a vaga nos playoffs da Liga Internacional sob o comando do gerente Dave Brundage.

Dave Brundage foi um técnico colecionador de sucessos. (Foto: https://www.sacbee.com/sports/mlb/article234997772.html)

O time foi eliminado nas semifinais pelo Scranton/Wilkes-Barre Yankees, por 3 a 1.

De 2010 a 2012, um trio de jogadores do Gwinnett ganhou o Prêmio de Novato do Ano da Liga Internacional. Primeira base Freddie Freeman ganhou a honra em 2010.

O primeira base Freddie Freeman ganhou a honra no ano de 2010. (Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Freddie_Freeman)

Na época de sua seleção, o jogador liderou o IL com 147 rebatidas e 240 bases totais, tendo sido o segundo em média de rebatidas (0,319), corridas impulsionadas (RBI) (87), duplas (35) e rebatidas extra-base (55), e liderou todos os jogadores de primeira base com uma porcentagem de rebatidas de 0,994.

Em 2011, Julio Teherán, que também ganhou o Prêmio Arremessador Mais Valioso, foi o Rookie of the Year depois de liderar a liga com 15 vitórias e um ERA de 2,22, em 24 jogos.

Julio Teherán, outro jogador merecidamente premiado. (Foto: https://www.espn.com.br/mlb/jogador/_/id/31091/julio-teheran)

O primeira base Ernesto Mejía, que liderou o circuito com 91 RBI, 148 rebatidas e 253 bases totais no momento de sua seleção, foi o Rookie of the Year de 2012.

Apesar dos estreitos segundos lugares em 2011 e 2015, os Braves não retornaram à pós-temporada até 2016.

O técnico Brian Snitker liderou a equipe até 17 de maio, quando foi convocado para treinar o clube da liga principal em Atlanta.

Rick Albert e John Moses, seus substitutos interinamente, levaram o Braves de 2016 a conquistar o título da Divisão Sul com um recorde de 65-78. Eles derrotaram o Columbus Clippers, por 3 a 1, nas semifinais para avançar para as finais dos playoffs da Copa dos Governadores, nos quais perderam o campeonato da Liga Internacional para o Scranton/Wilkes-Barre RailRiders, por 3 a1.

Os Braves foram renomeados como Gwinnett Stripers antes da temporada de 2018. O apelido refere-se ao robalo, que é pescado nas proximidades do Lago Lanier, e serve como um aceno para a popularidade das atividades ao ar livre na região.

Um concurso de nome da equipe foi realizado para selecionar o apelido. Entre os finalistas estavam “Big Mouths”, “Buttons”, “Gobblers”, “Hush Puppies”, “Lambchops” e “Sweet Teas”.

O comitê de seleção, inicialmente, escolheu Big Mouths, referindo-se ao largemouth bass, mas decidiu que Stripers seria mais adequado para sua visão da identidade da equipe.

Os Stripers de 2019 conquistaram o título da Divisão Sul com um recorde de 80-59, sob o comando de Damon Berryhill. Eles foram eliminados dos playoffs nas semifinais pelo Columbus, por 3 a 1.

Berryhill foi selecionado para ganhar o prêmio de Dirigente do Ano da Liga Internacional.

O começo da temporada de 2020 foi adiado devido à pandemia da Covid-19, antes de ser definitivamente cancelado no dia 30 de junho.

Depois da temporada de 2020, a Major League Baseball assumiu o controle da Minor League Baseball em um movimento para aumentar os salários dos jogadores, modernizar os padrões das instalações e reduzir as viagens.

Os Braves mantiveram Gwinnett como seu afiliado Triple-A. No entanto, a Liga Internacional foi extinta, e os Stripers seguiram o restante das equipes da IL no Triple-A East.

O Gwinnett terminou a temporada em terceiro lugar na Divisão Sudeste com um recorde de 68-51.

Nenhum playoff foi realizado para determinar um campeão da liga. Em vez disso, o time com o melhor registro da temporada regular foi declarado vencedor.

Entretanto, 10 jogos que haviam sido adiados desde o começo da temporada foram reinseridos na programação como um torneio de pós-temporada chamado Triple-A Final Stretch, no qual todos os 30 clubes Triple-A competiriam pela maior porcentagem de vitórias nesse trecho.

O Gwinnett terminou o torneio em 25º lugar com um recorde de 3-7. Agora, em 2022, a Triple-A East ficou conhecida como Liga Internacional, nome sempre usado pelo circuito regional antes da reestruturação ocorrida no ano de 2021.

Os Stripers estão localizados a apenas 56 km do estádio do clube-mãe, Truist Park, no condado de Cobb, a terceira distância mais curta entre um time Triple-A e seu pai da liga principal. Apenas o St. Paul Saints, com sede a 19 km a leste de Minneapolis, e o Tacoma Rainiers, com sede a 42 km ao sul de Seattle, estão mais próximos de seus clubes-mãe da MLB.

Caro leitor, gostou deste post? Então, por favor, curta-o e compartilhe-o ao máximo com seus conhecidos e amigos! Ah, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, OK? Sua opinião é muito importante para nós aqui do blog.

Compartilhe esse conteudo