O Gwinnett Stripers é um time da Liga Menor de Beisebol da Liga Internacional (IL) e afiliado à Triple-A, do Atlanta Braves.
O Gwinnett Stripers disputa seus jogos em casa, no Coolray Field, no condado não incorporado de Gwinnett, Geórgia (com um endereço em Lawrenceville), no subúrbio de Atlanta, Geórgia.
A equipe foi criada em 2009 depois que o Richmond Braves, da Liga Internacional, se mudou de Richmond, Virgínia. Nomeado Gwinnett Braves em homenagem a sua afiliada da liga principal, o time adotou seu apelido atual no ano de 2018.
Os Stripers se mudaram da IL para o Triple-A East em conjunto com a reestruturação da Minor League Baseball da MLB em 2021, mas essa liga foi renomeada para International League, agora, em 2022.
HISTÓRIA
Em janeiro de 2008, o Atlanta Braves anunciou planos para transferir sua afiliada Triple-A Minor League Baseball de Richmond, Virgínia, para Gwinnett County, no subúrbio de Atlanta, Geórgia.
A mudança ocorreu depois de anos tentando chegar a um plano adequado com a cidade de Richmond para financiar a construção de um novo estádio para substituir o The Diamond, que abrigava o Richmond Braves desde 1985, ou encontrar um novo local.
O time realocado precisaria começar a jogar em 2009, no recém-construído Gwinnett Stadium, renomeado Coolray Field, em 2010.
Conhecidos como Gwinnett Braves, eles eram membros da Triple-A International League (IL), assim como os Richmond Braves que os precederam.
A mudança para Gwinnett County marcou um retorno para a franquia, que tem suas raízes na fundação do Atlanta Crackers, em 1901. Eles se tornaram o principal afiliado do então Milwaukee Braves, em 1965.
Quando os Braves se mudaram de Milwaukee, Wisconsin, para Atlanta, em 1966, transferiram os Crackers para Richmond, onde a franquia da liga menor levou o nome do clube-mãe.
O Gwinnett Braves disputou seu primeiro jogo no dia 9 de abril de 2009, derrotando o Charlotte Knights, por 9 a 1, no Knights Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte.
Sua primeira partida em casa foi disputada no dia 17 de abril.
Com 10.427 pessoas presentes, os Braves perderam para o visitante Norfolk Tides por 7 a 4.
A primeira vitória em casa aconteceu três noites depois, quando Gwinnett derrotou o Durham Bulls por 5 a 2.
Os Braves terminaram sua temporada inaugural em segundo lugar na Divisão Sul, dois jogos atrás do Durham, com 81-63. Apesar de não ganhar o título da divisão, eles se qualificaram para a vaga nos playoffs da Liga Internacional sob o comando do gerente Dave Brundage.
O time foi eliminado nas semifinais pelo Scranton/Wilkes-Barre Yankees, por 3 a 1.
De 2010 a 2012, um trio de jogadores do Gwinnett ganhou o Prêmio de Novato do Ano da Liga Internacional. Primeira base Freddie Freeman ganhou a honra em 2010.
Na época de sua seleção, o jogador liderou o IL com 147 rebatidas e 240 bases totais, tendo sido o segundo em média de rebatidas (0,319), corridas impulsionadas (RBI) (87), duplas (35) e rebatidas extra-base (55), e liderou todos os jogadores de primeira base com uma porcentagem de rebatidas de 0,994.
Em 2011, Julio Teherán, que também ganhou o Prêmio Arremessador Mais Valioso, foi o Rookie of the Year depois de liderar a liga com 15 vitórias e um ERA de 2,22, em 24 jogos.
O primeira base Ernesto Mejía, que liderou o circuito com 91 RBI, 148 rebatidas e 253 bases totais no momento de sua seleção, foi o Rookie of the Year de 2012.
Apesar dos estreitos segundos lugares em 2011 e 2015, os Braves não retornaram à pós-temporada até 2016.
O técnico Brian Snitker liderou a equipe até 17 de maio, quando foi convocado para treinar o clube da liga principal em Atlanta.
Rick Albert e John Moses, seus substitutos interinamente, levaram o Braves de 2016 a conquistar o título da Divisão Sul com um recorde de 65-78. Eles derrotaram o Columbus Clippers, por 3 a 1, nas semifinais para avançar para as finais dos playoffs da Copa dos Governadores, nos quais perderam o campeonato da Liga Internacional para o Scranton/Wilkes-Barre RailRiders, por 3 a1.
Os Braves foram renomeados como Gwinnett Stripers antes da temporada de 2018. O apelido refere-se ao robalo, que é pescado nas proximidades do Lago Lanier, e serve como um aceno para a popularidade das atividades ao ar livre na região.
Um concurso de nome da equipe foi realizado para selecionar o apelido. Entre os finalistas estavam “Big Mouths”, “Buttons”, “Gobblers”, “Hush Puppies”, “Lambchops” e “Sweet Teas”.
O comitê de seleção, inicialmente, escolheu Big Mouths, referindo-se ao largemouth bass, mas decidiu que Stripers seria mais adequado para sua visão da identidade da equipe.
Os Stripers de 2019 conquistaram o título da Divisão Sul com um recorde de 80-59, sob o comando de Damon Berryhill. Eles foram eliminados dos playoffs nas semifinais pelo Columbus, por 3 a 1.
Berryhill foi selecionado para ganhar o prêmio de Dirigente do Ano da Liga Internacional.
O começo da temporada de 2020 foi adiado devido à pandemia da Covid-19, antes de ser definitivamente cancelado no dia 30 de junho.
Depois da temporada de 2020, a Major League Baseball assumiu o controle da Minor League Baseball em um movimento para aumentar os salários dos jogadores, modernizar os padrões das instalações e reduzir as viagens.
Os Braves mantiveram Gwinnett como seu afiliado Triple-A. No entanto, a Liga Internacional foi extinta, e os Stripers seguiram o restante das equipes da IL no Triple-A East.
O Gwinnett terminou a temporada em terceiro lugar na Divisão Sudeste com um recorde de 68-51.
Nenhum playoff foi realizado para determinar um campeão da liga. Em vez disso, o time com o melhor registro da temporada regular foi declarado vencedor.
Entretanto, 10 jogos que haviam sido adiados desde o começo da temporada foram reinseridos na programação como um torneio de pós-temporada chamado Triple-A Final Stretch, no qual todos os 30 clubes Triple-A competiriam pela maior porcentagem de vitórias nesse trecho.
O Gwinnett terminou o torneio em 25º lugar com um recorde de 3-7. Agora, em 2022, a Triple-A East ficou conhecida como Liga Internacional, nome sempre usado pelo circuito regional antes da reestruturação ocorrida no ano de 2021.
Os Stripers estão localizados a apenas 56 km do estádio do clube-mãe, Truist Park, no condado de Cobb, a terceira distância mais curta entre um time Triple-A e seu pai da liga principal. Apenas o St. Paul Saints, com sede a 19 km a leste de Minneapolis, e o Tacoma Rainiers, com sede a 42 km ao sul de Seattle, estão mais próximos de seus clubes-mãe da MLB.
Caro leitor, gostou deste post? Então, por favor, curta-o e compartilhe-o ao máximo com seus conhecidos e amigos! Ah, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, OK? Sua opinião é muito importante para nós aqui do blog.