Oito jogos decidem os três últimos classificados para as quartas de final; confira os clubes que já estão garantidos
Tags: Copa do Nordeste 2022, Bahia, Sampaio Corrêa, Atlético-BA, Náutico, Botafogo-PB
A Copa do Nordeste decide neste sábado, dia 19 de março, às 17h45, os seus últimos três classificados para a próxima fase. Cinco equipes já garantiram a sua classificação para as quartas de final. São eles: Fortaleza, CSA e Sport, no grupo A, e Ceará e CRB, no grupo B.
Veja a seguir todos os confrontos da última rodada:
Fortaleza x CRB, no Castelão (CE)
Sport x Floresta, na Ilha do Retiro (PE)
Sergipe x Bahia, no Batistão (SE)
Sampaio Corrêa x Botafogo-PB, no Castelão (MA)
Campinense x Ceará, no Amigão (PB)
Globo FC x Náutico, no Barretão (RN)
Atlético-BA x Sousa, no Carneirão (BA)
CSA x Altos, no Rei Pelé (AL)
O que cada clube precisa fazer para se classificar
Sete clubes disputam as últimas 3 vagas. Vamos começar pelo Grupo A, onde Atlético-BA e Sampaio Corrêa duelam pelo quarto lugar.
Com 10 pontos, o Atlético de Alagoinhas, atual campeão baiano, só depende de suas próprias forças. Ele receberá o Sousa em casa e só precisa de um empate. Caso perca, deve torcer contra o Sampaio Corrêa, que recebe o Botafogo da Paraíba no Castelão. Assim, para a Bolívia Querida, só resta secar o Atlético-BA e vencer a sua partida.
Segundo o estatístico Marcelo Leme de Arruda. as chances do Atlético-BA se classificar são de 87, enquanto as do Sampaio são de 13%.
Já no Grupo B, a situação é mais complexa, pois restam 2 vagas para 5 clubes. Apenas o Floresta já está eliminado.
Com 12 pontos, o Botafogo-PB também só depende de si: caso vença, está automaticamente classificado. Se empatar, precisa secar o Náutico, o Bahia e o Sousa. Mas ainda pode se classificar mesmo em caso de derrota. Nesse caso, precisaria torcer também contra o Altos. Suas chances matemáticas são de 55%.
Embora tenha 11 pontos, um a menos do que o Botafogo-PB, o Náutico tem uma porcentagem maior: 75%. Isso porque se vencer, também garante a classificação direto. Mas se empatar, terá de secar Bahia, Sousa e Altos (que precisam perder ou empatar). Caso seja derrotado para o Globo FC, o Timbu seca na mesma Bahia, Sousa e Altos.
Já o Bahia é o primeiro clube que não depende apenas de si. Se perder, está fora, já que atualmente ocupa a quinta posição do grupo B, com 10 pontos. Se empatar, vai secar Náutico, Sousa e Altos. O melhor cenário é vencer o Sergipe e torcer para que Náutico ou Botafogo percam ou empatem as suas partidas. Assim, suas chances de avançar de fase são de 51%.
Com a mesma pontuação do Bahia, o Sousa tem a desvantagem de possuir um saldo de gols negativo (-1, enquanto o Esquadrão tem 5 positivo). Se perder, dá adeus à competição. Caso empate, fica na expectativa de que Bahia e Náutico sofram goleadas improváveis (de 6 ou mais gols). Ou seja, o cenário é quase impossível.
Portanto, o ideal para o Sousa é vencer o Atlético de Alagoinhas fora de casa e ainda esperar que o Botafogo perca. Além disso, vai secar Náutico e Bahia, esperando que percam ou empatem. Assim, as suas chances de classificação são de apenas 15%.
No entanto, a pior situação é mesmo a do Altos do Piauí. Com 1% de chances, precisa vencer o CSA no Rei Pelé. E torcer para que os 4 clubes acima na tabela percam: Botafogo, Bahia, Náutico e Sousa.