Gunners não conseguiram a sonhada classificação para a próxima Champions League, enquanto os Toffees garantiram a permanência na Premier League
O Arsenal recebeu o Everton neste domingo (22/5), pela última rodada da Premier League na temporada 2021/2022 e não tomou conhecimento: goleada de 5 a 1 sobre o rival. No entanto, o placar não serviu de nada para os Gunners.
Apesar dos 3 pontos, o Arsenal ficou na quinta colocação, 2 pontos atrás do Tottenham, que foi o último classificado para a Champions League. O quinto lugar deu ao time treinado por Mikel Arteta o quinto lugar: foram 22 vitórias, 13 derrotas e apenas 3 empates. No total, aproveitamento de 60,5%, com 61 gols a favor e 48 contra, num saldo de 13.
Por outro lado, mesmo com a vexatória derrota, o Everton terminou na décima sexta posição, livre do rebaixamento. Foram 39 pontos em 38 rodadas, somando 11 vitórias, 6 empates e 21 derrotas, o terceiro clube que mais saiu de campo derrotado no campeonato inglês deste ano. Aproveitamento pífio de 34,2%, com 43 gols a favor e 66 contra, totalizando um saldo negativo de 23 tentos.
Após a partida, o treinador Mikel Arteta declarou: "Sabíamos o que tínhamos de fazer. Precisávamos de um milagre mas isso não aconteceu. Ainda estou triste. Tentamos espremer o limão até a última gota. O sentimento de culpa por não conseguir a vaga na Champions é bastante doloroso".
Apesar da goleada, o treinador Frank Lampard, do humilhado Everton, estava feliz por ter assegurado a permanência do clube, já que chegou para apagar o incêndio e tirar o Everton da zona de rebaixamento: "A recuperação depois de Quinta foi difícil para nós. Foi uma grande noite, os jogadores cansaram pois deram tudo de si. No primeiro tempo da partida de hoje ainda estivemos no jogo. Tivemos algumas chances, mas lutamos demais por várias razões. Não posso reclamar dos jogadores, pois eles deram tudo (no jogo pelo meio de semana, na penúltima rodada)".
Como foi o jogo
O Arsenal abriu o placar logo aos 27 minutos. Gabriel Martinelli, de pênalti, fez a torcida dos Gunners acreditar num milagre. Logo em seguida, Eddie Nketia aumentou, dando tranquilidade para o Arsenal.
Mas ainda nos acréscimos, Donny van de Beek diminuiu para o Everton. Parecia que o Arsenal poderia se complicar, mas Cédric Soares fez o terceiro logo na volta para o segundo tempo. Nem deu tempo de comemorar e Gabriel Magalhães anotou o quarto. Martin Odegaard fechou a goleada no fim: Arsenal 5 x 1 Everton.