Com duas participações na Persian Gulf League ao longo de sua história, o Gohar já teve campanhas de destaque no torneio iraniano!

Um dos times com menos tempo de atividade no futebol iraniano, o Gohar, tem campanhas de destaque nas divisões menores do esporte local, mas surpreendeu ao chegar na 5ª colocação da classificação geral da Liga Iraniana de Futebol na última temporada.

Fundado em 1997 na cidade de Sirjan, o time do Gohar tem no Gol Gohar Sport Complex a sua casa oficial nos jogos como mandante. Com capacidade para 8.000 torcedores, a inauguração do estádio acontece no ano de 2015. Comandado pela empresa GolGohar, que tem no mercado de mineração local, o grande destaque da companhia.

De 1997 até 2005, apenas divisões regionais

De sua fundação até o ano da primeira disputa de uma competição nacional no Irã, o Gohar manteve seu futebol em torneios regionais, organizados pela federação local, e disputado pelas equipes que não obtinham a qualificação necessária às ligas maiores.

Na temporada 2004/05, após uma campanha ótima na temporada e a classificação para a 4ª divisão nacional, o Gohar dava seu primeiro passo para conseguir seu espaço no cenário nacional, vencendo o primeiro troféu de sua história, na temporada seguinte.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Gohar tenta impedir chute do adversário em partida contra o Esteghlal pela liga iraniana. Foto: Wikimedia

Com a temporada 2005/06, a equipe do Gohar disputa pela primeira vez a terceira divisão nacional em sua história, e logo de cara tem uma campanha de destaque, se sagrando campeão do torneio nacional, e conquistando o acesso à terceira divisão nacional.

Para a temporada 2006/07, a manutenção do time é o segredo da equipe que conquista o segundo acesso consecutivo, e termina a terceira divisão nacional em 2º lugar, sendo promovida à Azadegan League (2ª divisão do futebol do Irã).

Dali em diante, a expectativa pelo acesso à principal divisão nacional

A temporada 2007/08, com o time chegando à disputa da segunda divisão do futebol do Irã, após dois acessos consecutivos, a expectativa era de que a equipe do Gohar conseguisse rapidamente ingressar na Persian Gulf League.

Com o passar da temporada e as dificuldades apresentadas, o Gohar termina em 5º lugar na classificação geral e não se qualifica para o acesso à principal divisão do futebol iraniano. Nos próximos anos, a história da equipe na tabela da segunda divisão, ficaria marcada pelas colocações seguidas entre posições medianas.

Jogador de futebol correndo no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do time iraniano corre para recuperar a bola. Foto: Yasnim News

Nas temporadas seguintes, o 5º lugar em 2008/09, 10º lugar (2009/10), 7º lugar (2010/11), 9º lugar (2011/12), 5º lugar (2012/13) e 7º lugar (2013/14 e 2014/15), até a melhor colocação da equipe, que bateu na trave em busca do grande sonho de chegar à Persian Gulf League.

A temporada 2016/17 mostrou o patamar do Gohar na segunda divisão

Vindo de campanhas medianas, para a temporada 16/17 do futebol iraniano, o Gohar precisava mostrar algo a mais, que o destacasse e fizesse seus torcedores acreditarem na equipe da cidade de Sirjan.

Com o time reformulado, o Gohar conquistou a terceira melhor campanha na classificação geral da Azadegan League. A equipe, mesmo não se classificando para a primeira divisão nacional, demonstrou força e lutou até a última rodada pela classificação.

Pessoa com uniforme azul

Descrição gerada automaticamente
Jogador beija escudo do clube em comemoração ao gol. Foto: Wikimedia

O esforço do time novo, foi recompensado dois anos depois. Por mais que a temporada 2017/18 tenha sido de uma campanha média, com o time fechando sua participação na Azadegan League em 7º lugar, a temporada seguinte seria a consagração da equipe.

O título da segunda divisão nacional e o acesso conquistado pelo time

Para a temporada de 2018/19, muitas dúvidas cercavam a equipe do Gohar. Depois de tantos anos na segunda divisão, o time começa a disputa do torneio com desconfiança da torcida e da mídia local.

Porém, esse quadro muda ao longo da Azadegan League, com o time liderando o torneio do começo ao fim, e se sagrando campeão nacional da segunda divisão do futebol iraniano. A conquista do título, marca também o primeiro acesso conquistado pela equipe para a Persian Gulf League.

Dois anos na primeira divisão e uma campanha boa na temporada passada

A temporada de estreia do Gohar na Persian Gulf League, escancarou a falta de experiência do clube que disputou na temporada 2019/20, pela primeira vez em sua história, a competição nacional.

Com um desempenho regular ao longo do torneio, o time não conseguiu emplacar posições melhores na tabela e terminou o campeonato com a 10ª colocação na classificação geral da competição nacional.

Já na temporada 2020/21, o Gohar chega ao 5º lugar na competição nacional e tem o melhor desempenho de sua história no principal torneio do Irã. A disputa que teve o Persepolis como grande vencedor, teve uma participação digna da equipe do Gohar.

Ao todo, foram 30 jogos disputados, com 13 vitórias do Gohar, seis empates e 11 derrotas, somando 45 pontos na competição. A equipe ficou próxima de uma vaga para a Champions League Asiática, principal torneio do continente. As equipes iranianas classificadas para o torneio foram o Sepahan e o Foolad.

Pessoas com uniforme de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores perfilados para foto antes de jogo da equipe pela Persian League. Foto: Tehran Times

Na atual temporada, o Gohar tenta encostar nos quatro primeiros colocados e aumentar as chances de chegar à disputa da competição continental mais amada pelos torcedores do Oriente Médio.

Com uma campanha regular até o momento, o Gohar soma 22 pontos, com 16 jogos disputados, sendo cinco vitórias, sete empates e quatro derrotas. Até o momento, o saldo de gols da equipe é negativo em -2. A próxima partida da equipe é contra o time do Basij.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol no Oriente Médio? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance, e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo