Em sua primeira defesa de cinturão, o brasileiro foi melhor durante a maior parte do confronto, mas acabou sendo finalizado no fim do quinto round.
Não deu para Glover Teixeira, que aos 42 anos apresentou ao público presente em Singapura uma técnica apurada e fôlego para resistir a um adversário 13 anos mais jovem. O brasileiro se saiu bem diante de Jiri Prochazka, que acabou surpreendendo aos 4min32s do último round ao aplicar um mata leão.
A luta
Glover tomou a iniciativa no combate acertando um chute na linha de cintura. Em seguida levou perigo com uma sequência que começou com um cruzado, mas bem defendido pelo adversário. Jiri decidiu ir para cima, mas acabou sendo derrubado e levou duros golpes na cabeça.
No segundo round, o tcheco não perdoou e cresceu na luta. Esquivou bem dos golpes de Glover e desferiu uma boa sequência com chute alto, cruzado e joelhada voadora. O brasileiro caiu e fez guarda, mas Jiri não quis encarar o faixa preta de jiu jitsu e o deixou levantar.
Após uma joelhada voadora, Glover conseguiu acertar um contra golpe que derrubou o desafiante. Experiente, o mineiro foi para cima, desferiu uma sequência de golpes na cabeça que cortaram o supercílio esquerdo de Prochaska.
O tcheco veio bem no terceiro round, acertando diretos precisos e chutes baixos. Sem conseguir aplicar alguma queda, Glover sofreu, principalmente na joelhada que abriu um corte em seu supercílio direito. O brasileiro até levou o oponente ao solo, mas não durou muito tempo. Em pé, o tcheco acertou alguns bons golpes, pressionando o campeão.
O quarto round foi bem diferente do terceiro, com Glover tomando a iniciativa. Jiri respondeu com jabs para manter a distância, mas acabou tomando um duro cruzado de esquerda, em seguida foi nas pernas, derrubou e rapidamente tomou a posição de 100 quilos. Foram quase três minutos de superioridade do brasileiro.
Glover também começou o quinto round na frente, com um chute no corpo. Cansado, Jiri se mostrou mais lento e não conseguiu desviar de uma bomba de direita do campeão. O erro foi tentar uma guilhotina, que não encaixou.
Em pé, Jiri tentou acertar novamente, só que foi ele quem levou uma boa sequência. Tudo parecia ir bem até o minuto final. O brasileiro tentou uma queda, Jiri usou a grade para capotar e saiu nas costas do adversário. Nos segundos finais, surpreendeu ao encaixar um mata-leão justo, levando a batida em desistência.
Com a vitória, Jiri Prochazka é vigésimo campeão da divisão meio-pesado do Ultimate Fighting Championship. Conta com um cartel de 33 lutas no MMA profissional: 29 vitórias, 3 derrotas e 1 empate.