Barcelona assegurou o segundo lugar e vai disputar a Supercopa da Espanha na próxima temporada
Contra um Barcelona preguiçoso, o Getafe conseguiu segurar o 0 a 0 na tarde deste domingo (15/5) e vai seguir jogando o Campeonato Espanhol da primeira divisão. O resultado foi bom para ambos.
Pelo lado do Getafe, o risco de rebaixamento está definitivamente acabado. Com 39 pontos e faltando uma rodada para o término de La Liga, o Getafe não cai mais. Atualmente ocupa a décima quinta colocação.
Já o Barcelona chegou aos 73 pontos e não pode ser alcançado pelo Atlético de Madrid, que apenas empatou com o Sevilla no Wanda Metropolitano. Os 3 clubes garantiram vaga na próxima Champions League.
Mas o time de Daniel Alves tem um prêmio de consolação: irá receber 8 milhões de euros por conta do segundo lugar, o que lhe dá também uma vaga na disputa da Supercopa da Espanha, contra o Real Madrid, na próxima temporada.
Após a partida, o treinador Xavi criticou a equipe: "Creio que nos faltou o último passe, finalizar, chegar com mais força na área. Dominamos a partida. O Getafe não nos apertou muito.
Não gostamos do empate, mas queríamos garantir a Supercopa. Com apenas uma rodada por disputar, e considerando a situação em que cheguei em novembro, tínhamos de garantir o segundo lugar".
Sobre reforços, Xavi desconversou: "Depende da situação econômica. Se for boa, fico otimista, mas temos que ver isso. Temos de planejar e não temos muito tempo. Começamos em dois meses e meio e estamos correndo contra o tempo. É preciso trabalhar para sermos mais competitivos. Este anos não fomos".
Por seu turno, o treinador do Getafe estava emocionado com o ponto ganho: "Desde o primeiro momento, nós acreditamos, tivemos uma temporada extraordinária. Aprendemos muito. Nunca pensamos que já estava tudo feito. A temporada nos levou por caminhos complexos, cheio de pedras no caminho, e conseguimos ter consistência. Isso caracteriza essa equipe. Hoje foi um dia muito bonito".
Sobre a permanência no comando do Getafe, Quique Flores deu mostras de querer continuar: “Quero estar com essa gente. Não creio que vá ser um problema (permanecer no clube). Agora é hora de felicitar a todos. Esperávamos por um dia como hoje".
Escalações
Getafe: Soria, Damián, Djené, Yokuslu, J. Cuenca, Olivera, G. VIllar, Arambarri, Florentino Luís, Óscar e Sandro. Técnico: Enrique Sánchez Flores.
Barcelona Ter Stegen, Daniel Alves, Óscar, Lenglet, Mika, Busquets, Gavi, Riqui Puig, Luka de Jong, Ansu Fati e Ferran Torres. Técnico: Xavi Hernández.