Uma divertida vitória por 3 a 2 sobre a Coreia do Sul viu Gana não apenas se tornar apenas o quarto time a registrar resultados consecutivos de 3 a 2 na Copa do Mundo da FIFA - e o primeiro desde o Uruguai em 2010 - mas também recuperar o controle de seu próprio destino de classificação. Um ponto aqui seria suficiente para selar sua passagem para as oitavas de final, a menos que a Coréia do Sul vença Portugal por pelo menos dois gols, enquanto uma grande vitória de Gana, juntamente com um resultado favorável no outro confronto do grupo, poderia até levar as Black Stars ao topo de seu grupo pela primeira vez.
Este jogo vem com uma pequena subtrama, já que a última vez que esses dois times se enfrentaram foi nas quartas de final da primeira Copa do Mundo na África, em 2010, quando o Uruguai eliminou Gana de forma polêmica. Uma defesa com a mão em cima da linha de Luis Suárez no final da prorrogação deu a Gana a chance de garantir uma vaga nas semifinais, mas não convertendo o pênalti e sendo eliminado nos pênaltis, todo o país se sentiu enganado, e os homens de Otto Addo podem agora reivindicar alguma redenção.
Parece uma grande oportunidade para isso diante dos problemas ofensivos do Uruguai, já que a Celeste Olímpica não conseguiu marcar em seu grupo até agora (E1, D1) - uma das três seleções que não marcou nas duas primeiras rodadas da fase de grupos depois de uma derrota por 2 a 0 contra Portugal na última partida. Em primeiro lugar, eles agora precisam garantir os três pontos nesta disputa e esperar que a Coreia do Sul não consiga vencer Portugal no outro confronto do grupo para avançar para as oitavas de final, caso contrário, tudo se reduzirá ao saldo de gols se ambos os lados vencerem.
A última vez que o Uruguai não passou da fase de grupos da Copa do Mundo foi em 2002, quando coincidentemente empatou em 3 a 3 contra outro time da CAF, o Senegal, depois de perder por três gols no intervalo. Qualquer cenário semelhante no primeiro tempo parece improvável, mas certamente não pode ser excluído, já que os jogadores de Gana ainda "não podem perdoar" Suarez por sua defesa e, sem dúvida, estarão ansiosos para deixar sua marca desde o primeiro apito.
Mohammed Kudus, de 22 anos, tornou-se o segundo jogador africano mais jovem a marcar dois gols na Copa do Mundo, depois de marcar duas vezes contra a Coreia do Sul na segunda-feira. Para a oposição, Edinson Cavani continua sendo o último homem a marcar pelo Uruguai em uma Copa do Mundo, com seus dois gols levando seu país às quartas de final em 2018.
Andre Ayew (Gana) arruina uma grande chance de marcar. Ele cobra o pênalti no canto direito, mas o chute não é suficiente para vencer Sergio Rochet. Defesa tranquila do goleiro. Darwin Nunez (Uruguai) aproveita um passe na entrada da área e arremata no meio do gol, mas um dos defensores salva em cima da linha.
Luis Suarez (Uruguai) aproveita o cruzamento feito para dentro da área e mira seu arremate no meio do gol, mas Lawrence Ati-Zigi reage de forma soberba para frustrar a jogada. Azar no rebote, que sobra para Giorgian de Arrascaeta (Uruguai) marcar com uma pancada de cabeça.
Pouco mais de cinco minutos depois Arrascaeta (Uruguai) mostra presença de área ao aproveitar um passe brilhante e disparar de primeira no fundo da rede. Luis Suarez foi o responsável pela assistância, ampliando o placar em favor do Uruguai.