Em relação a países com maior tradição no futebol, que possuem clubes com carga histórica de mais de um século, o futebol do Panamá ainda é jovem.

A federação de futebol do país foi surgir na década de 40 e a primeira expressividade de sua seleção foi em 60, na Copa do Mundo.

É de se esperar que a liga de futebol do país surgiu tardiamente, mesmo que já existissem clubes em crescimento, como o Sporting, Plaza, San Francisco.

Hoje, a liga panamenha de futebol conta com inúmeros clubes que, aliás, a maioria são jovens em fundação, o Costa del Este por exemplo, que surgiu em 2008, mas já em tão pouco tempo disputa as tabelas da primeira divisão do Panamá.

Conheça mais sobre o futebol panamenho por meio do tão novo fruto do futebol no país, o Clube del Este F.C.

Mais conhecido como “las aguilas" ou “los del este”, o time conta dois brasileiros em sua constituição e hoje galga os primeiros degraus do campeonato panamenho de futebol, assim como a Copa CONCACAF.

A rápida escalada do Clube del Este

Batizado em homenagem ao bairro do distrito onde foi fundado, Costa del Este, o Clube del Este nasceu em 2008, idealizado e presidido por João Paulo Serrano, apenas 14 anos atrás e já possui expressividade no futebol nacional.

É claro que o esporte é levado de outra forma no país pela pouca tradição e não possuir tantas participações em ligas intercontinentais, mas de toda forma, comparado com clubes que já existem há 50 anos no país, o clube novato se destaca pela rápida escalada.

Estádio, Esportes, Fãs, Arena, Futebol, Público
Torcida de Futebol. Foto: Pixabay.

Após quatro anos disputando os campeonatos de distritos, o Clube del Este finalmente consegue sua vaga na primeira fronteira para chegar ao topo, a Copa Rommel Fernández.

Que seria a disputa entre os clubes menores pela vaga na segunda divisão do futebol nacional, os perdedores seriam rebaixados a suas ligas distritais para concorrer novamente uma vaga para a Copa.

Sob muita pressão, pela primeira participação em um campeonato maior, as águias do leste venceram o campeonato na temporada de 2012, elegendo o clube para a segunda divisão de futebol do país, conhecida como Liga Nacional de Ascenso.

Um pequeno detalhe, é que na época o time ainda não era conhecido pelo nome oficial Clube del Este, mas pelo nome dado entre a disputa de distritos, que era Santos FC. De toda forma, venceram a copa por uma goleada de três a zero contra o AD San Antonio.

Com a promoção para a segunda divisão, ficaram entre as disputas por mais quatro anos até que em 2016 conquistaram sua primeira vitória no campeonato, mas que ainda não veio a tão sonhada promoção para a primeira divisão.

Que não tardou para chegar, já que na temporada do ano seguinte (2017), as águias do leste garantiram mais uma vitória na segunda divisão, garantindo seu lugar no ano seguinte na Liga Panamenha de Futebol.

Disputa no Campo. Pixabay.

Infelizmente, mesmo chegando às finais do torneio Apertura, o Clube del Este não conseguiu disputar, pelo menos em sua primeira aparição, com os gigantes que eram residentes da primeira divisão a anos.

Por consequência, sofreu rebaixamento para a divisão anterior, tendo que disputar novamente pela vaga entre os gigantes do futebol panamenho.

Como se encontra o Clube del Este atualmente?

Apesar do rebaixamento do clube, isso não foi grande coisa para o tão novo porém habilidoso del Este, em 2019, no torneio apertura, o time das águias conquistou o título de vice-campeão, que garantiu sua estadia na primeira divisão até os dias de hoje.

Durante sua trajetória, o time contou em primeiro lugar com o patrocínio da Puma, que está até hoje com o clube, em seguida as marcas Adidas, Keuka e Umbro também já patrocinaram o time por certas temporadas.

O time teve a participação de dois brasileiros em sua história, Felipe Borowski ficou na diretoria do clube por pouco tempo, mas atualmente o del Este possui o defensor Tássio.

Estádio Lotado. Pixabay.

Ademais, a casa do clube já foi o Nuevo Estadio Maracaná de Panamá, que foi inaugurada com a capacidade para mais de 5 mil espectadores no ano da primeira grande vitória do time.

Infelizmente, o time não possui website oficial, pelo menos não que esteja disponível para nossa região.

Porém, é possível ter acesso ao Clube del Este por meio de sua conta oficial no Instagram, onde é disponibilizada uma série de mídias sobre seus jogadores, treinos, conquistas, entre outras informações ricas sobre o time e direção do clube.

É praticamente o principal meio de comunicação do del Este, contando com quase 30 mil seguidores.

O que esperar do Clube del Este?

Mesmo com sua pouco tempo de vida e disputando ao lado dos mais velhos e calejados, como o Sporting , Plaza Amador e Tauro, o Clube del Este se mostra digno de estar na posição que se encontra hoje em dia.

Além de trazer muitas promessas para as próximas competições da liga nacional, como também futuramente ingressar nas primeiras posições da CONCACAF, o que pode ser um grande desafio para o prodigio do Panamá.

Vale também destacar que o futebol no Panamá  começou a ter mais visibilidade nas últimas três décadas com a criação da Liga Panamenha de Futebol, mais conhecida como ANAPROF.

Foi por meio do campeonato que deu-se um estopim na esportividade no país e na sua participação nas competições intercontinentais.

Podemos presumir de que, se em pouco tempo de existência os times vêm se tornando tão expressivos dentro do país, privilegiamos a ideia de que as próximas temporadas (2022 à frente) tem a capacidade de nos mostrar mais a aptidão do Panamá no futebol.

Compartilhe esse conteudo