O futebol no Panamá começou a ser mais reconhecido pelo resto do mundo nas últimas décadas, quando ocorreu a criação da Liga Panamenha de Futebol.

Com este marco histórico, não só o futebol começou a receber atenção no País, como também se observou uma grande expansão de times e clubes desportivos por todo o território nacional.

Assim, muitos times novos começaram a surgir, como por exemplo, o Veraguas CD.

O Veraguas Clube Desportivo, ou apenas Veraguas CD é uma equipe de futebol do Panamá, que representa a província de Veraguas, a mesma que o nome homenageia.

O time atualmente está na primeira divisão desde a temporada de 2021, quando ocorreu o projeto de expansão da Liga Panamenha de Futebol.

Quer conhecer mais sobre este time panamenho em ascensão? Continue lendo este artigo e descubra tudo o que se conhece até o momento sobre o Veraguas CD, que possui apenas dois anos de história, mas já possui grande destaque.

História do Veraguas Clube Desportivo

O Veraguas CD foi fundado no ano de 2019, logo após receber o aval da Federação Panamenha de Futebol.

Contudo, até o ano de 2021 ele era conhecido como Veraguas Futebol Clube, nome dado quando o clube adquiriu o título do Lions of America e mudou sua sede para a cidade de Santiago de Veraguas, começando no futebol panamenho como uma academia para jovens.

Sua sede oficial está situada na cidade de Santiago, um distrito da província de Veraguas. Atualmente o time joga pela Liga Panamenha de Futebol e já está na primeira divisão.

O time não conta apenas com a categoria profissional masculina para disputar títulos pelo país, existem outras sete seções desportivas: categoria aficionada feminina, categoria sub 21, categoria sub 19 feminina, categoria sub 17, categoria sub 16, categoria sub 15 e categoria sub 13.

Diferente de outros times, o futebol para o Veraguas é para todos.

Ascensão à primeira divisão

Sendo um time muito novo que apenas começa a engatinhar, o Veraguas CD não possui muita história para ser contada até o momento.

Mas ainda assim o time já demonstra grande potencial ao alcançar a primeira divisão tão rápido, competindo com outros times mais velhos e que ainda permanecem na segunda divisão.

A posição de primeira divisão do Panamá vem desde a temporada de futebol de 2021.

Foto: Pixabay.

Apesar da sua destreza nos campos, esta elevação se deve ao fato de que, com o projeto de expansão, um grupo de acionistas decidiram comprar ações da equipe e elevá-la à categoria máxima do futebol panamenho.

O começo das atividades como um time de primeira divisão foi um tanto ruim para a equipe, que perdeu por cinco gols a zero em sua primeira partida.

Contudo, conseguiram se reerguer e chegar às semifinais, perdendo de  dois a zero na disputa contra o CD Universitário.

Na metade do segundo torneio o time enfrentou problemas financeiros com atrasos no pagamento de salários, inclusive de seus fornecedores.

Isso porque ao final de outubro os proprietários do time decidiram se retirar e o clube ficou a cargo da Liga Panamenha de Futebol.

A liga designou então Jesus Moreno como novo presidente do clube, até que novos proprietários entrassem com investimentos.

Em seu segundo torneio, o Veraguas CD chegou às meias finais, perdendo na disputa contra o Herrera FC por dois gols a um.

Já em janeiro de 2022 a comissão da Liga Panamenha de Futebol encarregou José Anthony Torres como treinador oficial para o início da temporada de futebol de 2022.

Temporada de futebol panamenho 2022

Nesta temporada que logo se iniciará, existe um grande êxodo de jogadores, visto que a comissão da Liga Panamenha de Futebol forneceu passe livre para que seus jogadores negociassem com outros times enquanto o problema econômico era solucionado.

Sendo assim, pode ser que falte jogador em campo ou que seja necessário a renegociação dos jogadores que se forma.

Até o momento o time conta com dois goleiros, Marcos De León e Eddie Roberts, ambos panamenhos; três defesas, Daniel Ortiz, Rolando Algandona e Josué Reluz, também do Panamá;

Josué Concepción, meio de campo e quatro atacantes: Felipe Villalba, do Chile, Lucas Pugh da Argentina, Jameel Lynch e Azael Brown ambos do Panamá.

A equipe técnica também já está composta, sendo José Torres, treinador principal, Jaffet Gonzalez, treinador de goleiros e Kevin Melendez, fisioterapeuta.

As equipes panamenhas podem ter em sua composição no máximo vinte e dois jogadores, e destes apenas três podem ser estrangeiros.

Com o problema econômico e passe livre para negociação com outros times, quinze jogadores deram baixa em seus postos no time com destino a outras equipes de futebol panamenhas, sendo a maioria destes meio campistas ou defesas, que sem dúvidas irão fazer falta para esta nova temporada.

Bola no Gol. Foto: Freepik

O que se esperar do Veraguas Clube Desportivo?

Com todos os problemas que o clube enfrentou no último semestre de 2021, indo da falta de investimentos até a perda de muitos jogadores, o cenário não está dos melhores para o time panamenho, apesar de continuar na primeira divisão da Liga Panamenha de Futebol.

O time que conseguiu ir tão longe em tão pouco tempo pode sofrer uma regressão sem investimentos econômicos que garantem a estabilidade financeira e os pagamentos dos fornecedores e jogadores.

Além, é claro, da perda de mais da metade de seus jogadores que ficaram livres para negociar com outros times durante toda esta confusão.

Sem a certeza de que o time estará bem financiado no próximo ano, e contando apenas com o contrato de primeira divisão da Liga Panamenha de Futebol, o clube precisa de um verdadeiro milagre para não quebrar.

Todos ficam na esperança de novos proprietários que trarão consigo a estabilidade que o time tanto precisa, sem saber quando isto será possível.

Desta forma, pode ser que o novo ano que se inicia, bem como a nova temporada de futebol que bate à porta não sejam das melhores para o Veraguas CD. Um time sem recurso não consegue avançar, e infelizmente não é apenas recurso financeiro que o time precisa, mas também de bons jogadores para repor aqueles que o deixaram.


Compartilhe esse conteudo