Depois da realização dos treinos intensivos que aconteceram na sexta-feira e no sábado, (22 e 23), para a definição das posições classificatórias para a grande largada da Fórmula 1, a Ferrarilevou a melhor!
A volta mais rápida do circuito Paul Ricard na França, foi a do piloto da Ferrari, Charles Leclerc. Ele garantiu a sua 7ª Pole Position nesta temporada 2022, depois de atingir o melhor tempo no trajeto, 1:30.872 milésimos. Leclerc foi o único piloto a conquistar a volta em menos de 1:31.
O melhor tempo do trajeto, entretanto, estava nas mãos do piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen, com 1:31.176 milésimos, e que durante os treinos de sábado pela manhã acabou sendo superado pela Ferrari de Leclerc. Verstappen é o grande campeão e atual líder do Mundial de pilotos da F1.
Somente a título de curiosidade, a volta mais rápida já realizada ali no Circuito de
Paul Ricard, aconteceu em 1990 pelo piloto da Ferrari, Nigel Mansell, que realizou uma volta em 1:04.402 milésimos, com seu motor V12, e que garantiu a ele, logicamente, a pole position.
O período de treinos e do reconhecimento de pista no Circuito de Paul Ricard exigiu bastante experiência e concentração de todos os pilotos, que precisaram equilibrar a aceleração e a frenagem da melhor maneira possível.
Com uma onda atual de calor abrasador “sufocando” toda a Europa, os funcionários das equipes técnicas revelaram que a temperatura do asfalto naquela pista estava quase em 56ºC, o que poderia ser fatal para desgastar os pneus.
O início da corrida da F1 será às 10:00 no domingo, dia 24, e os pilotos serão posicionados da seguinte forma:
● Charles Leclerc……………..1:30.872……….. Ferrari - ………….Pole Position
● Max Verstappen………… ....1:31.176……….Red Bull Racing - 2º
● Sérgio Perez………………...1:31.335……….Red Bull………. - 3º
● Lewis Hamilton………………1:31.765………Mercedes……… - 4º
Apesar de ter conquistado somente a 2ª posição na largada de domingo, o piloto Verstappen ainda possui 38 pontos de vantagem em cima de Leclerc, pela somatória geral dos pontos, abrangendo as 11 etapas da temporada, realizadas até agora durante todo o Campeonato.
Entretanto, Leclerc ainda supera o rival, pelo número de pole positions que conquistou até agora, sendo 7 de Leclerc, contra 3 de Verstappen.
Um outro piloto bastante famoso e premiado, e que não se saiu tão bem dessa vez, foi o britânico Lewis Hamilton da Mercedes, que admitiu que seu motor se comportou de modo mais lento do que o habitual.
Hamilton disse: “Temos muito trabalho a fazer. O carro não está espetacular e não sabemos o porquê. Mas vamos trabalhar nisso a noite toda e vamos evoluir.”
Se Charles Leclerc conseguir se manter na pole e vencer essa grande disputa, ele poderá somar pontos bem importantes para se fortalecer na classificação geral e assim, batalhar pela liderança e pela conquista do torneio.