O Fluminense garante a vaga pela terceira vez consecutiva na Copa Libertadores de 2023. O time carioca venceu o Ceará por 1 a 0 no último dia 31 na Arena Castelão, garantindo assim a vaga na fase inicial do torneio continental. Faltam três pontos de nove em disputa para o time das Laranjeiras confirmar um lugar na fase de grupos. É posição mais condizente com o futebol do time desde a chegada de Fernando Diniz. Deve acontecer, mais cedo ou mais tarde.
A partida aconteceu com estádio vazio, já que o Ceará cumpria punição e os portões da Arena ficaram fechados. Cano voltou a marcar e ajudar o Fluminense no Campeonato Brasileiro. No Castelão, diante do Ceará, o Tricolor venceu por 1 a 0, nesta segunda-feira, alcançou a marca de 61 pontos e carimbou uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O Tricolor carioca disputará o torneio continental pela terceira vez consecutiva. O Vozão, por sua vez, segue na zona de rebaixamento com 34 pontos.
O Ceará entrou em campo com o esquema 4-5-1 e, no início da partida, conseguiu pressionar a saída de bola do Fluminense, marcando sob pressão e tirando o adversário um pouco da "zona de conforto". O time da casa até conseguiu criar chances, mas com o desenrolar da partida foi deixando espaços na marcação e viu o adversário se aproveitar destas brechas na defesa e ser mais perigoso. No segundo tempo, o auxiliar técnico permanente do Ceará, Juca Antonello, que assumiu o comando do time após a saída de Lucho González, buscou apostar na velocidade, mas a expulsão de Cléber quebrou todo o esquema tático desenhado no intervalo, e o Ceará se viu mais acuado. Após o gol do Flu, o time não conseguiu mostrar poder de reação, apesar das alterações.
O Fluminense manteve a formação do time que vem atuando com sucesso nas últimas rodadas, com André, Martinelli, Yago e Ganso no meio de campo. O time teve uma certa dificuldade no início por conta da marcação forte do adversário, mas logo começou a achar os espaços e criar boas jogadas, principalmente com Cano. Depois da expulsão de Cléber no segundo tempo, o Flu ficou com um a mais e passou a ter mais facilidade no toque de bola. Com mais espaço para trabalhar, Cano chegou ao gol que colocou os visitantes em uma situação mais confortável no jogo. Com o placar favorável, o time carioca passou a valorizar a posse de bola com passes curtos, mas, principalmente, atenção à defesa.
O argentino merece um capítulo à parte: Cano se tornou o maior artilheiro do Fluminense em uma única temporada no século ao igualar Magno Alves, que marcou 39 em 2002.
Além disso, virou o maior artilheiro estrangeiro do Fluminense em uma única temporada: ele alcançou a marca do compatriota Doval, em 1976.
Para completar, também se transformou no maior artilheiro estrangeiro em única edição de Brasileiro, contando todas as edições. Até então, o colombiano Aristzábal havia sido o único atacante nascido fora do Brasil a marcar 21 gols na competição, com a camisa do Cruzeiro, em 2003.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0X1 FLUMINENSE
Data e horário: 31/10/2022, às 20h.
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon (Fifa-SP) e Neuza Ines Back (Fifa-SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões Amarelos: Cléber e Víctor Luís (CEA) / Cano e Cristiano (FLU)
Cartões Vermelhos: Cléber (CEA)
Gol: Cano (26'/2T) (0-1)
CEARÁ (Técnico: Juca Antonello)
João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, David Ricardo e Bruno Pacheco; Richard Coelho (Geovane 39'/2T), Richardson (Iury Castilho 29'/2T), Fernando Sobral (Lima 39'/2T); Vina (Erick 30'/2T), Diego (Víctor Luís - intervalo) e Cléber.
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Nino (Nathan 13'/2T) e Cristiano; André, Matheus Martinelli, Yago Felipe (Matheus Martins 12'/2T), Ganso (David Braz 36'/2T); Arias e Cano (Alan 37'/2T).