Criado através de uma fusão do clube Sokol Dolna Zdana e do FK Žiar nad Hronom, o FK Pohronie é um dos mais novos clubes da Eslováquia, com apenas 10 anos de existência, entretanto, com participações importantes nos campeonatos que disputou.

Um dos maiores diferenciais do clube, é justamente essa fusão que o fundou. Pois, como os times que o originou eram bem-sucedidos regionalmente, essa fusão criou um clube com o intuito de se tornar o melhor representante da região.

O clube, que tem como sede a cidade de Žiar nad Hronom, disputa a Fortuna Liga, que é o campeonato de nível mais alto do sistema da liga de futebol eslovaca. O seu primeiro acesso para a liga aconteceu na temporada de 2019/2020.

O FK Pohronie carrega hoje um emblema azul, com a união de dois escudos parciais amarelo e verde (símbolo da conexão de dois clubes FK Žiar nad Hronom e TJ Sokol Dolná Ždaňa). Há também um desenho no centro do seu emblema que faz referência a uma bola de futebol.

O manto do FK Phronie

Visando sempre que a sua identidade seja reconhecida, o clube possui como cores principais, o azul e amarelo nos seus uniformes. Assim como é na composição principal da vestimenta da equipe.

Três principais camisas do FK Pohronie - (Foto: Reprodução do site oficial do clube FK Pohronie)

Além disso, o time também conta com outros dois uniformes para as partidas que acontecem fora de casa. Essas têm como cores predominantes o azul e amarelo, além do alternativo, na cor rosa com listras brancas e pretas.

Primeira participação do FK Pohronie na Fortuna Liga

3ª rodada da Slovnaft Cup - Foto: Reprodução do Instagram do FK Pohronie/Michal Glonek

Conseguir o acesso para disputar a Fortuna Liga é um dos maiores objetivos dos clubes da Eslováquia, devido à representatividade que esse campeonato possui.

Almejando esse objetivo, o FK Pohronie conseguiu em poucos anos após a sua fundação, o seu primeiro acesso para a liga, fato que aconteceu na temporada 2019/2020.

Para isso o Pohronie garantiu o 1º lugar na II. liga, que lhe garantiu uma promoção direta à Fortuna League.

Durante a competição, o time não conseguiu se manter nas primeiras posições da tabela. Ao contrário disso, ele só conseguiu sair vitorioso de seis partidas das 27 rodadas da competição eslovaca.

A campanha ruim do clube, na sua estreia pela Fortuna Liga, acabou culminando na penúltima colocação da temporada.

Infelizmente o cenário para o clube nas temporadas seguintes seguiu na mesma direção, e os resultados alcançadas estão longe do que os torcedores do Pohronie esperam.

Vale destacar que na temporada de 2021/2022, o FK Pohronie ainda não conseguiu se recuperar. Das 22 partidas jogadas, o time teve apenas duas vitórias, quatro empates e 16 derrotas, o que resultou na última posição da tabela. Sinal de alerta para o clube eslovaco.

Formação do seu elenco

Camisa 35 do time fazendo um lançamento em busca do gol (Foto: Reprodução do site oficial do FK Pohronie)

O clube possui uma preferência por jogadores mais experientes na hora de realizar a composição do seu elenco, justamente por eles conseguirem contribuir com objetivo da rede em se tornar um destaque no futebol regional.

Por conta disso, dentre os 30 jogadores que o time possui atualmente, a maior parte já passou por outros times. Há também uma participação significativa de jogadores estrangeiros no elenco.

O técnico da equipe na temporada de 2022 é o tcheco Martin Bittengl de 37 anos, que possui licença UEFA PRO e pode comandar qualquer clube da Europa. Essa é a primeira experiência de Bittengl a frente de uma equipe de futebol.

O treinador está acostumado a mandar os seus jogadores a campo no sistema 4-2-3-1, que povoa o meio-campo, mas não descuida do setor defensivo.

Em seu elenco o clube conta com um jogador que defende seleção, que é o lateral direito Muhammed Sanneh, de 22 anos. O atleta atua pela seleção da Gâmbia quando é normalmente convocado.

Além disso, o clube também conta com três treinadores adjuntos para auxiliar Bittengl sendo os eslovacos Martin Stopka e Radoslav Vanko e o tcheco Lubomir Adler, que compõe a equipe técnica.

Além disso, o Pohronie tem um treinador especializado em goleiros, o eslovaco, Maros Pazout, responsável por preparar os arqueiros Slancik e Samuel Dovec.

Jogadores notáveis que já vestiram a camisa do FK Pohronie

Alguns grandes jogadores do futebol mundial já vivenciaram uma experiência jogando com a camisa do FK Pohronie, como, por exemplo:

  • Bonfils-Caleb
  • Willie Britto
  • Martin Chrien
  • Richard Lásik
  • Yusuf Mainge
  • Jaroslav Mihalik
  • Muhammed Sanneh
  • Lukáš Tesák
  • Mateusz Zachara

Entre os jogadores que merecem destaque está

Estádio Mestský futbalový štadión Žiar nad Hronom é a casa do FK Pohronie

A casa do FK Pohronie é o estádio Mestský štadión Žiar nad Hronom, que tem capacidade para receber 2.309 mil torcedores, e está localizado em Žiar nad Hronom, na Eslováquia.

O local, conhecido por sediar a partida final da Copa da Eslováquia em 1989 e 1999, passou por uma transformação em 2015, após o governo municipal conquistar um subsídio para ser realizada uma modernização e reconstrução do estádio.

Entre as melhorias feitas no estádio, está a construção de oito vestiários, salas de primeiros socorros, sistema de irrigação automático e muito mais!

Stop Vojne

Por conta dos ataques que a Rússia está realizando na Ucrânia (2022), o clube de futebol entrou em campo na sua última partida pela Fortuna Liga, fazendo um apelo para que essa disputa seja encerrada.

O FK Pohronie ingressou em campo com uma faixa escrito “Stop Vojne”, que traduzido para o português significa “Pare a Guerra”.

Conforme a publicação feita na internet, nas redes sociais do clube, esse é um pedido claro, e que eles esperam muito que seja ouvido.

Jogadores do FK Pohronie em campo pela Fortune Liga com faixa de stop vojne - (Foto: Reprodução do Facebook oficial do clube FK Pohronie)

Temporada 2021/2022

O FK Pohronie não anda muito bem na disputa da Fortune Liga na temporada 2021/2022, isso porque em 22 partidas que disputou, conseguiu apenas duas vitórias na competição. Além disso, acumulou quatro empates e pasmem, 16 derrotas.

Duas delas entraram negativamente para a história do clube, ambas pelo placar de 5x1, sendo uma para Liptovsky Mik. e outra para Slo. Bratislava, em duelos fora de casa.

O jeito é o clube se recuperar para se manter na principal liga da Eslováquia, ou não haverá fusão que ajude o time a se manter na elite. Boa sorte ao FK Pohronie! Aqui no blog Bets acompanharemos os próximos capítulos dessa história.

Compartilhe esse conteudo