A cidade de Toulouse é a 4ª maior cidade da França. É a capital do departamento francês da região da Occitânia.

Ela fica situada às margens do Rio Garona, a cerca de 150 KM do mar mediterrâneo, e contém uma população com quase  500.000 habitantes.  É uma cidade muito dinâmica, e é considerada umas das mais visitadas também.

Pesquisas já mostraram que  Toulouse apresenta umas das rotas aéreas mais intensas da Europa, sendo que em 2014, a média de transportes de passageiros em aeroportos, indo e vindo de Toulouse, foi de quase 2,5 milhões de passageiros.

Toulouse também se destaca como o Centro da Indústria Aeroespacial.

É ali que fica a sede da Airbus, a base do sistema de satélites, Spot, e o Centro Espacial de Toulouse.

Os satélites Thales Alenia Space e o Astrium também fazem a fama de Toulouse crescer bastante!

Mas Toulouse também possui outras preciosidades no campo dos esportes! O Toulouse Futebol Clube,  conhecido também como T.F.C.

Escudo do Toulouse FC.   (Foto: Wikipédia)
Escudo do Toulouse FC. (Foto: Wikipédia)

O Toulouse Futebol Clube é uma equipe de futebol profissional, da França, sua sede fica em Toulouse, e o clube apresenta uma das torcidas mais vibrantes e mais numerosas da França.

Estima-se que a torcida total do Toulouse Futebol Clube esteja em  torno de 2 milhões de torcedores!

A ORIGEM INICIAL DO TFC.

O clube Toulouse, conforme nós o conhecemos hoje, foi oficialmente  fundado em 1970.

Porém, a sua história remonta há muitas décadas atrás, e é uma história repleta de idas e vindas, de fracassos e vitórias, de trocas de diretores e de vendas de jogadores,  de influências políticas, etc…

O primeiro registro de que se tem notícia sobre a fundação do clube Toulouse, foi na data de 20 de março de 1937. Naquela época as equipes de futebol eram pequenas e a grande maioria delas eram equipes amadoras.

Por muitos anos, o clube Toulouse esteve participando em pequenos torneios locais,  sempre com muita dedicação e grandes dificuldades.

Foi então que na década de 1960 as coisas ficaram piores ainda para o TFC, apresentando graves dificuldades financeiras.

Dessa forma, em 1967, o Toulouse Futebol Clube foi extinto, mas havia alguns detalhes interessantes nesse processo!

Naquela época, o presidente do Toulouse FC era um empresário chamado Jean Baptiste Doumeng. Ele possuía fortes relacionamentos com  alguns membros políticos da União Soviética! Mas o prefeito da cidade de Toulouse na época, Louis Bazerque, era um forte defensor do Socialismo.

Esses dois homens poderosos acabaram entrando em conflito e passaram a se odiar mutuamente! Com aquela situação se arrastando há meses, as ajudas financeiras  vindas da prefeitura acabaram cessando.

O presidente Doumeng, então,  acabou tomando a decisão de vender os seus jogadores para um outro clube, o Red Star Olympique, e assim, passou a sugerir uma fusão dos seus jogadores com os jogadores do Red Star.

Os dirigentes do Red Star eram comunistas, da região de Saint Ouen, e cultivavam uma grande simpatia por Doumeng.

Aquela fusão deu certo e acabou sendo  aceita por todos! O presidente Doumeng também ofereceu ao Red Star a venda da sua vaga na 1ª divisão do futebol francês.

Naquela época os estatutos das Federações não eram tão rígidos e tão completos, como são organizados hoje. Então aquele procedimento também deu certo.

O Red Star Olympique, após aquela fusão, alterou seu nome para Red Star Futebol Clube , e então foi incluído na 1ª divisão. E o Toulouse FC  desapareceu, porém, em 1970, um outro clube acabou sendo formado ali na região.

Era o Union Sportive Toulouse, e eles surgiram já bem estruturados e logo tiveram a sua estreia na 2ª  divisão!

Curiosamente, alguns anos depois, em 1979, esse novo clube alterou seu nome e adotou o novo nome: Toulouse Futebol Clube!

Sendo assim, embora aquela diretoria, seus jogadores e técnicos já não fossem mais os mesmos daquela época de 1937, o nome Toulouse FC continuaria a ser lembrado e mencionado, e seria  novamente homenageado.

Aquela escolha e a alteração do nome do novo clube  trouxe grande alegria para toda a cidade de Toulouse e suas províncias.

CONQUISTAS E RECOMPENSAS.

No ano de 1982, o clube conquistou seu espaço na 1ª divisão.

Mas em 1994, após a saída do goleiro Fabien  Barthez, o clube foi rebaixado novamente.

Em 2008, o Toulouse fez uma campanha muito boa na Liga 1, chegou na final em 4º lugar com 64 pontos e garantiu uma vaga na 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions.

Em 2015, na temporada da Liga 1, ocorreu algo incrível. O Toulouse estava perdendo para o Angers FC, por 2 x 1. Eles precisavam muito de uma vitória naquele dia, para evitarem o rebaixamento! Então, nos 12 minutos finais de jogo, o Toulouse marcou 2 gols, sendo o último, aos 3 minutos para o término. Vitória surpreendente por 3 x 2.

Em 2020, no mês de Abril, com a grande  pandemia que se iniciou no mundo todo, a  Liga de Futebol Profissional (LFP) determinou a interrupção da temporada de Campeonatos, mais cedo que o previsto, e o clube Toulouse acabou ficando na 2ª divisão, naquele ano!

O Toulouse Futebol Clube tem o seu próprio Estádio, e joga em casa, no Estádio de Toulouse. Com capacidade para receber tranquilamente mais de 33.000 pessoas, esse local apresenta uma infraestrutura muito poderosa, confortável e com acomodações bem planejadas!

Estádio do Toulouse FC. Foto: (www.parquedosprincipes)
Estádio do Toulouse FC. Foto: (www.parquedosprincipes)

O Estádio Toulouse foi construído em 1937, e está  muito bem conservado, No ano de 1998, ele foi usado para a Copa do Mundo FIFA, em 2007 para a Copa do Mundo Rugby Union, e em 2016, para a UEFA EURO.

Em 2020, uma importante  empresa de investimentos de Nova York, a  Redbird Capital Partners, fez um grande investimento em prol da sua carteira de negócios, e adquiriu uma participação de  85% no clube!

Credit: Romain Perrocheau/Imago/PA Images

A equipe do Toulouse Futebol Clube tem estado na 2ª Divisão há uns 2 anos!

Mas, de acordo com os novos depoimentos do treinador Philippe Montanier, a comissão técnica está muito otimista para os próximos meses.

O Toulouse FC está muito bem posicionado na tabela, e apresenta uma grande chance de subir para a 1ª divisão.

O clube já  superou diversas adversidades em muitas situações!

Já surpreendeu seus torcedores ganhando jogos de virada!

Por isso perguntamos a você amigo torcedor:

O que poderemos aguardar para os próximos torneios???

Não deixe de comentar seus palpites aqui conosco.

Nós, da BETS, estaremos torcendo juntos com você!

Compartilhe esse conteudo