Fique por dentro agora mesmo sobre todos os detalhes do principal torneio de futebol da República Tcheca. E aparentemente, quanto mais tempo se passa, mais a competição fica pegada e acirrada.

A trajetória do Campeonato Tcheco que é conhecido mundialmente também como Fortuna Liga por questões de patrocínios teve início após a separação da Tchecoslováquia que ocorreu em 1993, quando o emblemático local foi dividido, dando origem a República Tcheca e a Eslováquia.

Antes da separação, os clubes jogavam o antigo Campeonato Tchecoslovaco desde 1925, que obviamente hoje não existe mais.

E assim, a competição seguiu sendo disputada em território europeu, levando muita alegria e entretenimento para a população do país, além de, claro, entreter pessoas de outros países que são fãs de um futebol de alto nível.

O torneio é organizado pela Fotbalová Asociace České Republiky, que tem como sigla FAČR, e em português significa Associação de Futebol da Chéquia. Tem sua sede localizada em Praga, capital da República Tcheca. E hoje, o Campeonato já se encontra na sua vigésima oitava edição.

‌ ‌Escudo da Associação de Futebol da Chéquia. Créditos da imagem: String Fixer.

Conheça agora mesmo todos os clubes que já tiveram a honra de erguer o almejado troféu do Campeonato Tcheco de Futebol.

1993/94 Sparta Praha, 1994/95 Sparta Praha, 1995/96 Slavia Praha, 1996/97 Sparta Praha, 1997/98 Sparta Praha, 1998/99 Sparta Praha, 1999/00 Sparta Praha, 2000/01 Sparta Praha, 2001/02 Slovan Liberec, 2002/03 Sparta Praha, 2003/04 Baník Ostrava, 2004/05 Sparta Praha, 2005/06 Slovan Liberec, 2006/07 Sparta Praha, 2007/08 Slavia Praha, 2008/09 Slavia Praha, 2009/10 Sparta Praha, 2010/11 Viktoria Pilsen, 2011/12 Slovan Liberec, 2012/13 Viktoria Pilsen, 2013/14 Sparta Praha, 2014/15 Viktoria Plzeň, 2015/16 Viktoria Plzeň, 2016/17 Slavia Praha ,2017/18 Viktoria Pilsen, 2018/19 Slavia Praha, 2019/20 Slavia Praha e 2020/21: Slavia Praha..

‌ ‌Imagem do elenco do Slavia Praha comemorando após a conquista do título na temporada passada. Créditos imagem: O Jogo.

E vamos falar agora sobre a situação atual do campeonato.

O Campeonato Tcheco hoje se encontra na sua vigésima rodada, faltando cerca de 10 rodadas para a competição entrar em sua reta final, já que o torneio está previsto para ser encerrado com cerca de 30 rodadas completas.

Hoje, 16 equipes disputam o almejado título da República Tcheca, conheça agora todos os participantes desta edição, e veja também quem são os favoritos para a conquista do troféu. A lista se estenderá de forma crescente, ou seja, do primeiro colocado, até o lanterna do campeonato.

Slavia Praha, Viktoria Plzeň, Sparta Praha, Slovácko, Baník Ostrava, Mladá Boleslav, Hradec Králové, České Budějovice, Slovan Liberec, Sigma, Zlín, Bohemians 1905, Pardubice, Jablonec, Teplice e o Karviná.

E hoje, as seis primeiras equipes estão direcionadas para disputar a rodada final da competição, ou seja, são os clubes que fizeram uma melhor campanha durante a temporada, e que obviamente merecem “guerrear” pelo almejado título.

Agora, para os 6 últimos colocados a história não é tão bonita assim, pois os últimos colocados, como você já deve imaginar, se encontram em uma situação delicada na competição, estando assim na chamada “rodada” de rebaixamento, o que claramente é algo muito preocupante para os times.

Pois, se para um time grande como o Slavia Praha ou o Sparta Praha, por exemplo, um rebaixamento já é algo horrível, agora imagina só o efeito que um eventual rebaixamento não traria para um clube pequeno como o Karviná que é o último colocado.

Pelo fato de que, muitas das vezes, a divisão inferior funciona como se fosse uma espécie de “buraco negro”, pois poucos são os times que conseguem entrar e depois sair de forma gloriosa.

E quando se fala em Campeonato Tcheco não podemos deixar de citar a maior rivalidade de todo o país, que se trata “simplesmente” do embate entre os dois maiores times do país.

O clássico confronto é conhecido mundialmente por Derby de Praha, que como você já deve imaginar, é disputado pelo Slavia Praha e pelo Sparta Praha, que se enfrentam desde o dia 29 de março de 1896, mostrando assim o quão antiga e acirrada é a disputada entre os gigantes tchecos.

Foto tirada antes do início de um Derby de Praha pelo Campeonato Tcheco de futebol. Créditos da imagem: Trivela.

E, caso você não tenha se convencido com a imagem acima, veja a próxima, para assim você ter uma ideia melhor da atmosfera que gira em torno desse clássico disputadíssimo.

Torcedores do Slavia Praha e do Sparta Praha torcendo por seus clubes do coração durante uma disputa entre os dois times. Créditos da imagem: Box to Box Football.

E hoje, o maior vencedor do clássico embate é o Sparta Praha por uma diferença significativa de vitórias se for comparado com o seu rival, mostrando assim, a supremacia e a hegemonia do Sparta Praha no futebol nacional.

E um fato curioso, é que os dois gigantes tchecos têm um encontro marcado no dia 9 de fevereiro de 2022, e não se trata apenas de uma simples partida de meio de campeonato.

Os valentes times vão se enfrentar pelas quartas de final da importantíssima Copa Tcheca, sendo uma partida que promete pegar fogo e ser muito disputada, pois como é possível notar acima, as torcidas dos dois clubes são sempre muito presentes, e fazem questão sempre de apoiar o time independente da ocasião.

O que será que irá acontecer nessas 10 rodadas restantes que faltam para o Campeonato Tcheco chegar em sua reta final?

Será que nesta temporada veremos algum dos dois gigantes de Praha conquistando o almejado título como normalmente acontece, ou será que nessa edição teremos um campeão inédito que irá surpreender a todos com sua valentia?

E quanto a Copa da Chéquia, qual dos dois monstros tchecos vai conseguir passar para as semifinais da competição?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol da República Tcheca e do mundo com a Bets!!
Pois aqui, você não perde um lance!!

Não se esqueça de deixar seu importante comentário, e claro, não se esqueça de compartilhar com a galera!!
Até a próxima!!



Compartilhe esse conteudo