Osasuna - Conheça mais desse time tradicional da Espanha
O Club Atlético Osasuna é um dos mais tradicionais da Espanha e recentemente completou seus 100 anos de história. Sua sede fica em Pamplona, uma cidade do da província de Navarra, que praticamente para quando há um mata-mata ou jogo importante da equipe.
Seu nome significa Saúde em Basco, algo proposto por um dos idealizadores do clube, o espanhol Benjamín Andoain Martínez.
História do Osasuna
A data oficial da constituição oficial do time foi 17 de novembro de 1920, mas em 24 de outubro do mesmo ano uma notícia publicada no jornal El Pueblo Navarro reportava a criação de um novo time de futebol, o Osasuna.
Era uma equipe resultado da fusão de duas outras também de Pamplona: o Esportiva e o Novo Clube. Sua primeira partida foi disputada contra o time do Regimento da Constituição. O resultado foi um empate em 1 a 1, mas já era o pontapé inicial de um dos times mais tradicionais da Espanha.
A primeira temporada foi muito boa, principalmente por se tratar de um time recentemente formado. Em suas 22 partidas, venceu 11, empatou 6 e perdeu 5, em um total de 42 gols a favor e 32 contra.
Dois anos depois, em 1922, já tinha seu próprio estádio. Atualmente seu estádio é o Reyno de Navarra, cuja capacidade é de 19.800 pessoas sentadas. O estádio foi inaugurado em 1967 e conta com 150 m de comprimento e 67,5 de largura.
O clube ainda conta com o centro de treinamento, o Tajonar, que eles chamam de Cidade Desportiva, inaugurado em 1982 e onde está localizada a escola de futebol de Tajonar. O CA com mais de 80 mil metros quadrados é responsável por formar jogadores de futebol que possivelmente podem jogar do Osasuna.
Em 2001 a Cidade Desportiva passou por grandes reformas e ampliações. Na ocasião foram construídos três novos campos e vestiários. São dois campos de grama natural e um de grama sintética, além de quatro campos de arena e um de grama natural usados nos treinamentos.
Conquistas
Em 1932, chegou à segunda divisão da Espanha, após terminar a competição em primeiro lugar. Das 9 partidas disputadas, venceu 5, empatou 3 e teve apenas uma derrota.
Na temporada seguinte, chegou pela primeira vez à Primeira Divisão do Campeonato Espanhol de hoje. Também foi a primeira vez que chegou às semifinais da Copa da Espanha.
Entre as demais conquistas do Osasuna estão:
Campeão do Campeonato Navarra em 1928/29, 1938/39.
30 temporadas na 1ª Divisão Espanhola.
Sua melhor posição na primeira divisão do campeonato espanhol foi o 4º lugar em 1980/ 81 e 1993/ 94.
Melhor posição: 4º (temporada 1990–91 e temporada 2005–06)
Maior número de vitórias seguidas na 1ª Divisão Espanhola: 14 (temporada 1980/81 e 1993/ 94).
34 temporadas na 2ª Divisão Espanhola, sendo campeão em 1952, 1956, 1961 e 2019.
12 temporadas na 3ª Divisão Espanhola.
Participou da Copa da UEFA 4 vezes (1985–86, 1991–92, 2005–06 e 2006–07).
Participou da Liga dos Campeões da UEFA (2006–07).
Competitividade
Depois do retorno à primeira divisão da La Liga em 2020, o Osasuna está mais competitivo, tanto que permanece sempre no meio da tabela, sem grandes riscos de rebaixamento. Nas últimas temporadas, o time pamplonês chegou a rivalizar com os grandes Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid.
Em 2019 foi uma vitória em cima do Barça, em 2020 um empate e em 2021 um empate e uma derrota. É um ótimo retrospecto, visto que eram comuns goleadas por parte do Barcelona, mas as coisas parecem ter mudado devido ao novo cenário do futebol espanhol.
O desempenho contra o Real Madrid também melhorou após o retorno à primeira divisão. Nos últimos três encontros foram dois empates e apenas uma derrota para o gigante. Mesmo sem nenhuma vitória recente, é um bom retrospecto se comparado aos anos anteriores, quando o Osasuna perdia a maioria das disputas. A última vitória em cima do Real Madrid aconteceu em 2011, quando venceu por 1 a 0 pela La Liga.
Elenco atual
O elenco atual é um dos melhores do Osasuna, inclusive com jogadores que foram recentemente convocados para a seleção espanhola, como é o caso do meia Jon Moncayola, que foi convocado para a seleção sub 19 e sub 21.
Moncayola é um dos principais jogadores da nova era do Osasuna, responsável por fazer ótimas jogadas. Apesar da pouca idade, o meia consegue armar o time, dar passes precisos e se posicionar na frente. Seu valor de mercado atual supera os 9 milhões de euros.
O goleiro titular é Sergio Herrera, de 28 anos, que chegou ao time em 2017. Na zaga, Davi Garcia e Aridane Hernández.
Os laterais são Manu Sánchez (esquerda) e Nacho Vidal (direita).
O meio de campo conta com Oier Sanjurjo (volante e capitão da equipe), Jon Moncayola e Roberto Torres.
Mais a frente, estão Rubén García, Rober Ibáñez e Chimy Ávila.
O atual técnico é o pamplonês Juan Carlos Unzué, que iniciou sua carreira no clube. Em 2020 foi diagnosticado com a doença do neurônio motor, mas como ele mesmo diz, não está derrotado e não quer transmitir tristeza ao elenco ou aos torcedores.
O atual presidente do clube é o espanhol Luis Sabalza Iriarte.
Curiosidades sobre o Osasuna
É uma das quatro equipes de futebol espanholas que podem manter seu status de clube desportivo sem ter que mudar para sociedade anônima. Além dele, somente Barcelona, Real Madrid e Athletic de Bilbao podem manter essa nomenclatura.
O Osasuna possui um dos maiores canteiros futebolísticos da Espanha e da Europa como um todo. São quinze times em categorias inferiores, divididos entre masculinos, femininos e juvenis, além de acordos colaborativos com vários clubes de Navarra.
Sua escola de futebol é uma das mais requisitadas do país, onde ensina jovens de diferentes regiões da província e do país. Todas as atividades são conduzidas pela Fundação Osasuna, que também oferece atividades sociais e culturais.
É comum ver nos estádios, tanto as bandeiras bascas, quanto as irlandesas. O que mostra um pouco da tradição do time.