Depois de viver uma crise na temporada, o Flamengo está em alta e com a confiança nas alturas para o duelo de volta da final da Copa do Brasil. O gigante carioca venceu 14 de seus últimos 21 jogos (5E, 2D), tendo clean sheets em 11 deles. Nos últimos 31 compromissos disputados, o Rubro-negro venceu 22 (6E, 3D), marcou 62 gols e sofreu apenas 17. O Mengão só perdeu dois dos últimos 26 embates (18V, 6E). O ataque da equipe é o segundo melhor da elite nacional (51 gols marcados em 32 duelos) e defesa é a terceira melhor (29 gols sofridos). No G-6 da Série A do Brasileiro, o terceiro colocado ainda está, além do mata-mata nacional, na final da Copa Libertadores.
Quinto colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, mas com um jogo a menos, o Corinthians também vive bom momento e chega em alta para o embate de volta da final da Copa do Brasil. O Timão, afinal, venceu três de seus últimos cinco jogos (2E), marcou dois gols em cada uma de quatro das últimas cinco partidas e tem apenas uma derrota nos últimos 11 duelos que disputou (5V, 5E).
O Corinthians começa o jogo assustando com Renato Augusto que dispara um chute da entrada da área, mas Santos faz uma defesa tranquila. Mas o Flamengo está ligado e também afim de definir logo a partida. Pedro recebe um passe primoroso dentro da área, fica mano a mano com o goleiro e coloca a bola no fundo do gol, abrindo o placar no Maracanã.
Arrascaeta (Flamengo) domina um passe na entrada da área e dispara um chute que é brilhantemente bloqueado por um defensor. Pedro (Flamengo) acompanha o cruzamento para a pequena área feito por Filipe Luís, mas cabeceia bem longe do poste esquerdo.
Arturo Vidal (Flamengo) manda um cruzamento por cima na cobrança de falta de longa distância. A finalização, no entanto, termina indo para fora. Roger Guedes (Corinthians) recebe na quina da área e dispara uma bomba para o gol e a bola passa tirando tinta do travessão. Aos quarenta e nove minutos o árbitro encerra a primeira etapa.
O Corinthians começa melhor no segundo tempo. Renato Augusto tenta encontrar a cabeça de um dos companheiros de time com um cruzamento promissor dentro da área. Infelizmente para ele, a defesa adversária pula mais alto que os jogadores de ataque e elimina a ameaça perigosa.
Roger Guedes (Corinthians) manda um cruzamento pelo alto na área, mas a defesa adversária cabeceia a bola para fora de perigo. Arrascaeta (Flamengo) chegou perto de marcar. Ele recebeu um passe dentro da área, mas poderia ter feito melhor do que chutar bem em cima de Cássio.
Yuri Alberto (Corinthians) vê uma chance para bater para o gol da entrada da área, mas a bola voa por cima do travessão e sai em segurança. Giuliano (Corinthians) estava no lugar certo na hora certa, pega o rebote dentro da área e dispara no alto do gol para empatar a partida.
Everton Cebolinha (Flamengo) deixa para trás o defensor na entrada da área e então tenta um chute com efeito para o gol, mas a bola passa por cima do travessão. Fim do tempo normal, teremos pênaltis para decidir quem fica com o título.
Nos pênaltis o Flamengo vence o Corinthians por 6 a 5 e fica com o título da Copa do Brasil no Maracanã.