Equipe paranaense venceu a competição depois de cinco anos sem levantar o caneco.
Depois de cinco anos sem vencer o torneio estadual, o Coxa levou a melhor sob o Maringá, e venceu o Campeonato Paranaense de 2022. A equipe da capital do Paraná levou a melhor sob o time do interior do estado, depois de vencer o segundo jogo por 4 a 2.
O placar mostra para a equipe do Coxa, a força ofensiva do time comandado por Gustavo Morínigo, que teve atuação de gala dos três atacantes do clube. Léo Gamalho, Igor Paixão e Alef Manga, venceram a defesa do time do Maringá.
Todos os gols marcados na tarde de domingo no Couto Pereira, saíram dos pés do ataque fulminante da equipe do Coritiba. O jogo em si, tinha tudo para ganhar contrastes de tensão para o time do Coxa. Porém, o que se viu, foi a superioridade do Coritiba colocada durante a partida.
O placar de 4 a 2, é reflexo da superioridade da equipe, que entrou em campo tensa, mas que saiu do gramado, com o título consigo e uma atuação de gala. É de se enaltecer a postura do time do Coritiba na partida do último domingo.
Goleiro do Maringá ajuda a equipe no primeiro tempo
Com uma pressão insana da equipe do Coritiba, o que se via em campo era o tempo jogando a favor do Coxa, que buscava aumentar a vantagem, depois de vencer o jogo de ida da grande final, por 2 a 1.
Mesmo com o resultado favorável do primeiro jogo, o Coxa foi para cima, e tentou abrir o placar o quanto antes. Porém, quem abriu o marcador, foi o Maringá. O gol de Matheus Bianqui, deu vida ao time de Maringá, e marcou o 1 a 0 na final.
Para a segunda etapa, o Coxa precisava encaixar a marcação e acertar o gol. A equipe paranaense teve um volume grande de jogo, mas pecando nas finalizações. Porém, atrás do marcador, o time de Gustavo Morínigo, dava a impressão de que iria pressionar o rival nos 45 minutos finais.
Na segundo etapa, um chocolate do Coxa
Com a iniciativa ofensiva, o Coritiba começou avassalador no segundo tempo, e foi coroado pela persistência da equipe, com o gol de Igor Paixão, aos dois minutos da etapa complementar. 1 a 1 no marcador do Couto Pereira.
Depois disso, o Coxa passou a explorar mais os contra-ataques, e teve sucesso na sua missão. Em um intervalo de três minutos, Igor Paixão, outro atacante do time do Coxa, marcou duas vezes.
A primeira oportunidade que resultou em gol do jogador, aconteceu aos cinco minutos do segundo tempo. Depois, aos oito, mais um tento marcado. 3 a 1 para o Coritiba, e a festa tomou conta do Couto Pereira.
Depois disso, o Maringá ainda descontou, aos 32 minutos da etapa final, com Guilherme Sales descontando e anotando o 3 a 2 no marcador. Na sequência, aos 40 minutos, Léo Gamalho anotou o gol que fechou o placar.
4 a 2 para o Coritiba, e o fim do jejum estava encaminhado, bastando apenas o apito final do árbitro do jogo. Após o fim da partida, a festa da torcida do Coxa foi impressionante, e a altura do clube paranaense.
Agora, o Coxa se prepara para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro desse ano, enquanto o Maringá, irá depender de amistosos marcados com outros clubes para manter a atividade da equipe que foi vice-campeã estadual.