O Ferris State Bulldogs (FSU) é uma equipe esportiva universitária que representa a Universidade Estadual de Ferris, localizada na cidade de Big Rapids, no estado de Michigan, nos Estados Unidos.

Composta por alunos universitários, a equipe faz parte de diversas ligas esportivas organizadas pela National Collegiate Athletic Association (NCAA), na segunda divisão, que contempla universidades de segundo porte.

Logo e slogan oficiais do Ferris State Bulldogs - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/FerrisWBBall/header_photo

Um dos times que se destaca dentro da equipe do Ferris State Bulldogs, é a de basquete masculino, que já possui um título do torneio nacional da NCAA D2.

Representada pelas cores vermelho e amarelo, seus jogos são realizados no Jim Wink Arena, uma quadra coberta de basquete com capacidade máxima para 2400 pessoas localizada dentro do campus universitário.

Dentro da NCAA D2, o Ferris State Bulldogs disputa a Great Lakes Intercollegiate Athletic Conference (GLIAC), região na qual já conquistaram títulos que levaram o time ao torneio nacional.

Com uma estrutura reduzida em relação às grandes universidades dos Estados Unidos e não podendo participar da primeira divisão, essa equipe acaba por dominar a região na segunda divisão pelo seu forte histórico relacionado aos esportes.

Na história recente do clube, terminou todas as campanhas da última década com mais vitórias do que derrotas, o que leva o FSU a figurar sempre entre os favoritos do torneio nacional.

Com transmissão dos jogos em sites e streamings como o da ESPN, essa equipe se torna um ótimo entretenimento para os amantes do basquete, por ser competitiva e seus jogadores sempre demonstrarem muita garra.

Então, para que você conheça melhor o Ferris State Bulldogs, preparamos esse texto com as informações mais importantes sobre sua história, títulos e qual é a situação atual dessa forte equipe de basquete masculino universitário.

História do Ferris State Bulldogs no basquete masculino universitário

Foto em dia de jogo do Ferris State Bulldogs em sua arena - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/FerrisMBBALL/status/1264924103997259784/photo/1

A equipe do Ferris State Bulldogs teve seu início antes mesmo do surgimento do atual sistema NCAA Division II em 1972, disputando jogos independentes.

Com a chegada da era moderna do basquete devido ao grande sucesso da NBA, as ligas universitárias se reorganizaram e, com o surgimento da NCAA, o FSU filiou-se no mesmo ano.

Nos anos iniciais dentro da da nova liga, o Ferris State Bulldogs era uma equipe dominante, tendo vencido o título da temporada regular da GLIAC em suas duas primeiras edições (1973 e 1974).

Depois de um início dominante, no final da década de 70 a equipe teve uma queda em seu rendimento, mas continuava sendo uma das mais competitivas.

Décadas de 80 e 90

As duas décadas seguintes foram de grande sucesso para o Ferris State Bulldogs. Em 1982 e 1983 voltaram a vencer a temporada regular de conferência. Em 1984 fez sua primeira aparição no torneio nacional da NCAA, perdendo na primeira partida.

Porém, uma das épocas mais dominantes da equipe começou em meados da década de 80, pois, de 1987 até 1990, ela ganhou consecutivamente os 4 títulos da temporada regular.

Em 1988, no nacional, foram campeões regionais, chegando às quartas-de-final (Elite Eight), onde perderam.

Já na década de 90, quando era considerada umas das grandes equipes da GLIAC, o Ferris State Bulldogs chegou apenas a uma final do torneio de conferência, em 1998, e foram campeões.

Anos 2000 e situação atual

Foto do elenco campeão nacional do Ferris State Bulldogs em 2018 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/FerrisMBBALL/status/1506973932141830150/photo/1)

Com o início do novo século, a equipe se reestruturou para voltar ao topo das temporadas e dos torneios de conferência, inclusive reformando sua arena para receber os jogos.

Na temporada 2003-2004, foi campeão da temporada regular em uma campanha com 14 vitórias e 14 derrotas.

Na temporada 2010-2011, voltou a ser campeã da temporada regular em uma campanha com 24 vitórias e apenas 8 derrotas.

A partir desse ano, o Ferris State Bulldogs começou a dominar a sua região, mesmo que sem títulos frequentes, se destacavam na subdivisão norte e frequentemente chegavam às finais do torneio GLIAC e no top 3 da temporada regular.

A partir de 2014, a equipe foi campeã absoluta da região, levando o título do torneio de conferência em 4 temporadas consecutivas, da 2014-2015 até a 2017-2018.

Nas temporadas 2016-2017 e 2017-2018, também foi campeão da temporada regular da GLIAC.

No último ano desse seu estopim, em 2018, foi campeão do torneio nacional da NCAA Division II, em uma campanha com 41 vitórias e apenas 2 derrotas, contando pré-temporada até pós-temporada.

Essa campanha é uma das mais marcantes da história da competição, ficando como uma das mais vitoriosas de todos os tempos. Levando em conta a temporada regular, foram 38 vitórias e apenas 1 derrota.

Na temporada 2019-2020, voltou a ser campeã da temporada regular da GLIAC, mas o torneio nacional da NCAA foi cancelado devido à pandemia.

Na temporada atual, a equipe foi campeã da temporada regular em uma campanha com 21 vitórias e 7 derrotas, chegando até às quartas-de-final do torneio GLIAC, onde perderam por 1 ponto no tempo extra.

Já no torneio nacional da NCAA, a equipe perdeu em sua segunda partida, não passando para às quarta-de-final, a pior campanha na competição desde o início da década de 10 neste século.

Elenco e destaques

Foto do elenco do Ferris State Bulldogs campeão da temporada regular GLIAC 2021-2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/FerrisMBBALL/status/1497201942191292417/photo/1

O elenco do Ferris State Bulldogs se destaca por ser ofensivo, marcando uma grande quantidade de pontos por jogo e, ao mesmo tempo, tendo uma consistente campanha defensiva.

Por esse motivo, trazemos o elenco atual e suas estatísticas, para que você possa conhecer os jogadores e acompanhar suas carreiras com potencial para entrar em ligas profissionais internacionais.

Elenco 2022

  • Brandon Claerbaut
  • Walt Kelser
  • Solomon Oraegbu
  • Keymonta Johnson
  • Ben Davidson
  • Ethan Erickson
  • Reese McDonald
  • Logan Ryan
  • Aidan Shore
  • Dorian Aluyi
  • Lee Higgins
  • Bennie Crenshaw
  • Reece Hazelton
  • Mykel Bingham
  • Jimmy Scholler
  • Nathan Claerbaut
  • Vejas Grazulis

Destaques da temporada

O grande destaque ofensivo dessa temporada foi Walt Kelser, líder na média de pontuação com 18,9 pontos por jogo e aproveitamento de 45,4% de todos os seus arremessos.

Ele também ficou em segundo na média de assistências, com 3,3 por jogo, e líder em roubos de bola com 1,4 por jogo.

O grande destaque defensivo da equipe foi Dorian Aluyi, com média de 7,8 rebotes por partida, sendo que a média de defensivos é de 6,8. Além disso, manteve boas médias de bloqueios, roubos de bola e assistências.

Compartilhe esse conteudo