A cidade de UFA, na Rússia, é a maior cidade do Bascortostão, uma república russa que se localiza nas encostas ocidentais dos Montes Urais. Essa linda cidade histórica foi fundada em 1574 pelos russos, e é uma cidade imponente, com mais de 1.069.000 habitantes.

Ufa se tornou uma importante rota comercial devido às suas grandes produções industriais. A cidade possui refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas e de engenharia, produtoras de energia, madeira, borrachas, mineração, entre outros.

O povo russo é muito bem conhecido por serem pessoas sérias, focadas em seus objetivos e altamente competitivos.

Nos esportes também, os russos se destacam. Durante o período de olimpíadas, os russos geralmente estão entre os melhores do mundo. E ali em Ufa, nasceu um grande piloto de fórmula 1, o automobilista russo Daniil Kvyat, de 27 anos, que correu pela equipe Toro Rosso até 2020.

A cidade de Ufa também aprecia muito o futebol, e ali fica a sede de uma importante equipe esportiva, o clube de futebol FC UFA.

ORIGEM DO CLUBE.

O FC UFA é um clube de futebol profissional russo, que tem sua sede ali mesmo na cidade de UFA. Ele foi fundado em 2010, e é uma equipe basicamente nova ainda, porém já possui uma ótima história de conquistas e sucessos alcançados. O clube FC

(crédito: wikipedia) Logomarca Futbolniy Klub Ufa.

UFA disputa seus jogos atualmente pela Liga mais importante, a Premier League Rússia, a maior e principal divisão do futebol russo.

Em meados de 2010, na estação do verão, uma autoridade muito influente da república do Bascortostão, Rustem Khamitov, o vice-presidente da república, começou a analisar a possibilidade de criar um time de futebol na cidade de Ufa, que pudesse ser um time bem expressivo e que pudesse contribuir para a divulgação do nome da cidade, em toda a Europa e no mundo inteiro.

Um clube de futebol que pudesse levar alegria para milhares de torcedores, e principalmente que pudesse contribuir para divulgar ao mundo os atrativos comerciais e turísticos da região.

Ali na cidade de UFA, já existia um time de futebol que era muito querido pelos moradores da cidade. Era o FC Bashinformsvyaz-Dinamo Ufa. Porém, esse clube havia sido formado em 2009, sem muitos recursos, e estava disputando seus jogos naquele ano pela 2ª divisão, e em 10º colocado na época. Ele era um clube profissional, porém não apresentava muitas perspectivas de crescimento rápido.

O Sr. Khamitov, então, reuniu a sua equipe política e fez algumas reuniões com políticos e empresários da região.

Eles então analisaram custos e questões burocráticas, depois fizeram alguns contatos com autoridades esportivas, e por fim, no final de dezembro de 2010, o FC UFA foi criado e formado com base naquele antigo clube da cidade, o Dinamo Ufa.

Isso facilitou muito nos trâmites das questões burocráticas envolvendo documentos, visto que o clube anterior já estava aberto.

INÍCIO DAS ATIVIDADES.

Andrei Kanchelskis fotografado durante um jogo do Rangers em 2017Crédito: Keith Campbell - The Sun Glasgow

O novo FC UFA estava então oficializado. O clube já começou a sua carreira bem forte financeiramente. Entretanto, a equipe soube agir com grande humildade e discrição em seu início.

O clube FC Ufa foi inscrito na Liga de Futebol Profissional da Rússia, que coordena as disputas e torneios de times para a 3ª divisão. Foi ali mesmo que o clube FC Ufa começou. No ano de 2011, o primeiro treinador a ser escolhido foi o russo/ucraniano, Andrei Kanchelskis, que teria a grande responsabilidade de direcionar o novo time da 3ª para a 1ª divisão.

Kanchelskis havia sido um exímio jogador, um lateral direito, extremamente ágil e tecnicamente imbatível, com seu futebol magistral. Ele havia participado em vários clubes, sempre demonstrando sua marca e sempre fazendo a diferença nas equipes.

No Manchester United, ele foi um dos grandes artilheiros da equipe, entre 1991 e 1995. Então, a possibilidade de crescimento do FC UFA às mãos de Kanchelskis era muito grande.

O FC Ufa deu início aos seus duelos enfrentando o clube FC Syzran 2003, durante a 2ª eliminatória da Taça da Rússia. Aquele jogo apresentou uma disputa bem equilibrada com os dois times jogando com raça e determinação. Porém, após um empate no final da partida, o FC Ufa acabou sendo derrotado nas disputas de pênaltis.

Posteriormente, o FC Ufa acabou estreando no Sistema de campeonatos da Rússia no dia 24 de abril de 2011, e logo em sua primeira disputa, jogando em casa, contra o clube FC Tyumen, o Ufa saiu vitorioso com resultado de 3 x 1. O jogador Konstantin Lobov acabou marcando um hat-trick naquela partida.

LUTA INCANSÁVEL PELA PROMOÇÃO.

Nos meses à frente, ainda atuando pela 2ª divisão, o clube FC Ufa continuou batalhando em sua meta de crescimento, e era bem visível o ótimo desenvolvimento que o clube já havia adquirido. Seu futebol vinha crescendo a cada dia, com um bom rendimento e alta qualidade técnica.

No final da temporada de 2011, o clube FC Ufa teve que enfrentar um grande adversário russo, que na época já era muito perigoso, o FC Neftekhimik Nizhnekamsk. O clube Neftekhimik estava em seu pleno auge naquela ocasião, bem no topo da tabela, com 86 pontos. Mas o clube FC Ufa também estava em uma posição bem favorável.

Aquela disputa foi extremamente árdua para ambas as equipes. Os dois clubes deram o seu máximo em campo, a fim de obter a vitória. Porém, a partida acabou empatada, no estádio do Dínamo.

Mas depois, através da disputa de pênaltis, o Neftekhimik acabou sendo vitorioso e o FC Ufa então, precisou esperar por cerca de mais 1 ano para obter a sua tão almejada promoção para a 1ª divisão. Mas mesmo assim, o clube Ufa se sentiu naquela época, muito feliz por ter chegado tão perto da promoção e por ter enfrentado um rival tão importante naquela ocasião.

A equipe a partir daquele momento começou a enxergar a sua tão sonhada promoção para a 1ª divisão, bem mais perto deles.

E foi isso mesmo o que aconteceu! Nas temporadas seguintes, em 2012/2013, o clube FC Ufa acabou sendo incluído em uma vaga da 1ª divisão. Visto que o clube estava em uma ótima fase pela 2ª divisão, entre os primeiros no topo da tabela, ocorreu que um outro clube que estava na 1ª divisão anteriormente, o clube Dinamo Bryansk, acabou não conseguindo cumprir os requisitos exigidos para a sua renovação de licenciamento junto à 1ª divisão Russa.

Com esse acontecimento, foi aberta uma vaga na 1ª divisão que precisava ser preenchida. Foi então que o clube FC Ufa, com um alto nível de pontos na tabela, passou a ter o direito de assumir aquela vaga.

RECOMPENSAS BEM MERECIDAS.

Em suas primeiras experiências junto à elite do futebol russo, o clube FC Ufa conseguiu se manter em 6º colocado no final da temporada de 2013, a apenas 4 pontos da última posição do playoff de promoção. Aquele resultado foi uma boa experiência para o clube “calouro” na 1ª divisão, que agora estava disputando jogos entre os melhores da elite.

(crédito: bbc sport) Torcida do FC Ufa - 2018.

No período do campeonato seguinte, o clube FC Ufa  já mais experiente, conseguiu demonstrar um nível de futebol bem melhor, e naquela temporada acabou ficando em 4º lugar na tabela. Aquele resultado final permitiu ao clube disputar o playoff contra o clube Tom Tomsk, da Sibéria, Rússia, que finalizou o seu período de jogos pela Premier League da Rússia, em 13º lugar.

No ano seguinte, em 2014, o clube FC Ufa acabou repetindo aquele mesmo desafio de antes, com o clube Tom Tomsk, agora disputando seus jogos também na 1ª divisão.

A partida contra o clube Tom Tomsk foi um grande sucesso, com a vitória de 5 x 1 a favor do FC Ufa. O capitão do clube, o atacante Dimitri Golubov, marcou 4 gols, arrasando o adversário. A segunda rodada com o clube Tom foi apenas 4 dias depois daquela partida inicial. O clube Ufa começou a disputa com bastante dificuldade de penetração de bola, com o adversário jogando bem defensivamente.

Mas no segundo tempo a atuação do Ufa acabou sendo bem melhor, liderando completamente a partida. O clube Ufa conseguiu perceber algumas brechas que poderia explorar durante os momentos de ataque. Assim aproveitando algumas falhas na zaga, o Ufa arrematou o jogo finalizando em 3 x 1, a sua vitória sobre o clube Tomsk.

Essa vitória deu ao clube Ufa uma oportunidade única de obter uma promoção histórica para disputar seus jogos dentro da Premier League Russa, pela primeira vez na sua vida, após ter realizado suas disputas dentro da 1ª divisão, por apenas 3 temporadas completas.

Com essa premiação notável, o clube Ufa passou a desenvolver um futebol ainda mais perfeito, com grande potencial de vitórias sobre seus adversários e um excelente esquema tático, que seus técnicos haviam elaborado e que estava dando muito certo.

Em meados do final de 2017, durante aquela temporada, o clube Ufa conseguiu realizar uma ótima fase de jogos, e terminou a sua trajetória de disputas em 6º colocado na Premier League da Rússia. Então, com esse resultado final, o clube passou a se qualificar para ser incluído nos jogos pela UEFA Europe League, no ano seguinte.

Porém, uma coisa inesperada aconteceu. Acabou surgindo novamente uma vaga dentro da UEFA Europa League, porque o clube FC Tosno que era um membro da Liga e havia sido o grande vitorioso na Copa da Rússia, acabou perdendo o seu prazo para fazer a solicitação de renovação da sua licença perante a UEFA. Dessa forma, o clube Ufa foi admitido na UEFA Europa League, em julho de 2018.

(crédito: Epsilon - Getty Images) Rubin Kazan X UFA (Premier League Russia)

Com essa nova modalidade de seus jogos, pela UEFA, o clube FC UFA realizou seu primeiro jogo contra o NK Domzale. A partida ficou em 0 x 0 até o final. Na segunda rodada, o clube Domzale dominou a situação por uma boa parte do tempo, mas depois o clube Ufa reagiu, terminando a partida em 1 x 1.

Em outro duelo contra o Progres Niederkorn, o Ufa acabou sendo derrotado por 4 x 3. Depois enfrentaram o Rangers na rodada de repescagem, e foram derrotados por 1 x 0 na cidade de Ibrox, na Escócia, mas depois empataram em 1 x 1 em casa. Essa sequência de resultados acabou eliminando o clube FC Ufa da fase de repescagem da Liga Europa.

DESAFIOS MAIORES A FRENTE.

Atualmente, o clube FC Ufa está em 15º colocado no ranking, com 16 pontos.

Há 8 anos, disputa seus jogos pela 1ª divisão da Rússia. O clube tem agora em seu plantel 27 jogadores, incluindo 5 deles, que são jogadores de seleção.

O estádio oficial do clube é o Estádio Bet Boom Arena, que tem capacidade para reunir 15.100 torcedores.

O técnico atual, Aleksey Stukalov, de 38 anos, se mostrou muito otimista durante as suas últimas entrevistas para a TV Russa.

Ele mencionou em entrevista coletiva que está muito tranquilo em relação aos novos avanços que a equipe tem demonstrado. Alguns jogadores, que eram dúvida para as próximas temporadas, por causa de contusões e dores, já estão bem recuperados! Somente um jogador ainda preocupa, o centroavante Timur Zhamaletdinov que vai passar por uma cirurgia, e não tem prazo de retorno para a equipe. E também um outro centro avante, Vyacheslav Krotov, que recebeu cartão vermelho e está suspenso das próximas partidas.

Mas o clube está bem e conta com vários jogadores de grande prestígio, e com larga experiência em campo.

Conta também com jogadores mais novatos, turbinados e cheios de energia, que estão prontos para mostrar o seu máximo em campo!

Mas as disputas serão acirradas também! Diversos clubes rivais tem se preparado muito bem para os próximos duelos que virão. Clubes tais como o Rubin Kazan, com 22 pontos, FC Ural, com 19 pontos, são rivais perigosos que podem incomodar.

Amigo torcedor, o que você espera para essas novas etapas do futebol Russo?

O FC Ufa irá se destacar esse ano? Não deixe de nos contar suas ideias!

Isso é muito importante para nós, da BETS!                        

Compartilhe esse conteudo