(Logo oficial) Foto: PES Logos

A primeira menção ao FC “Minaj” apareceu em 2015. Conforme o veterano da equipe Konstantin Bagriy, a ideia surgiu com Yevhen Plavayko. Tratava-se de criar uma equipe de funcionários da alfândega para participar do campeonato de Uzhgorod.

Com o tempo, se juntou a jogadores profissionais: ex-jogadores do Hoverla Mykola Gibalyuk de Uzhhorod, Vladyslav Mykulyak, Dmytro Babenko.

O objetivo também mudou — os investidores interessados no projeto decidiram construir um clube de futebol Transcarpathian profissional, ambicioso e poderoso, que representará um sério desafio ao mais alto nível.

A equipe foi nomeada FC Minaj. O fato é que o principal grupo de investidores/fundadores do projeto é da vila de Minaj, distrito de Uzhhorod. Em três anos, a equipe do campeonato Uzhhorod cresceu para a segunda liga do campeonato ucraniano.

(Elenco atual do Minaj) Foto: Lobda

Desde junho de 2015, eles já participam do campeonato de Uzhhorod. Vyacheslav Pinkovsky foi então nomeado treinador. A equipe jogou mais de 10 partidas e acabou ficando em 2.º lugar. A cada ano, a equipe estabeleceu metas cada vez mais ambiciosas.

Já em 2016, “Minaj” jogou a primeira partida em um nível mais alto, regional. Era 6 de dezembro de 2016. A equipe então decidiu participar do Campeonato de inverno da Transcarpatia.

O clube foi dirigido por Mykola Gibalyuk. “Minaytsy” entrou no grupo com o FC “Uzhgorod”, “Average”, “Sevlyush” e o então existente “Hoverla U-19”, onde venceu todas as partidas.

Nas quartas de final venceram no confronto de duas partidas entre Beregovo e nas semifinais contra o Mukachevo, o clube seguiu.

(FC Minaj pós jogo) Foto: facebook.com/minajfootballclub

Em 20 de março de 2016, ela jogou sua primeira partida em um novo torneio — a Copa Transcarpática. Infelizmente, eles deram lugar a uma equipe mais experiente. FC Minaj — FC Polyana — 0: 1

Em 1.º de abril de 2016, começou a construção do estádio. Todas as condições já foram acordadas com a direção do clube minaj e as autoridades da vila. Todos os sistemas de irrigação, drenagem e sementes de capim foram adquiridos em um mês.

A construção começou na perfuração de um poço. Construir dois campos: o principal (110 × 70) e o campo de treino (90 × 50) com um relvado de qualidade. Em poucas semanas a equipe já começou no campeonato regional.

A primeira partida histórica aconteceu em 17 de abril de 2016 em Kamyanitsa no campo artificial “Camelot”. E o FC “Minaj” começou a realizar suas altas tarefas para o campeonato desde o primeiro encontro. FC Minaj — FC Beregovo — 2: 0 (Bagriy — 2) A equipe teve um bom desempenho.

Durante o intervalo do campeonato, a equipe decidiu mudar de treinador e contou com um treinador mais experiente — Mykhailo Ivanytsia. Sob sua liderança, a equipe continuou a vencer. Graças a esses resultados, “Minaj” ficou em terceiro lugar no campeonato regional.

A próxima temporada ao nível regional foi ainda mais bem sucedida! Assim, em 9 de maio de 2017, a equipe conquistou seu primeiro troféu da história — a Copa Transcarpática. Na final, em Vynohradiv, eles venceram o Sevlyush por 0: 4.

FC Sevlyush (Vynohradiv) — FC Minaj — 0: 4 (0: 1). (Hegedosh, 7, 75, Mikulyak 77, Pinyashko, 80)

O último e mais bem-sucedido campeonato Transcarpathian para “Minaj” começou em 29 de abril. A equipe venceu com confiança e conquistou o título de melhor clube da região.

Em 4 de novembro de 2017, minaj conquistou mais um título — a Supercopa Transcarpática. Na partida para este troféu em Irshava, venceu o Sevliusha por 2 – 0. Os gols foram marcados por Hegedos (32) e Pinyashko (45+).

5 de agosto de 2017 — a equipe atingiu um novo nível. Eles jogaram a primeira partida no campeonato amador ucraniano. A primeira partida foi em Kalush. No estádio local, os minóicos empataram com Kalush 2: 2 (Melnyk, 11, Makoviychuk, 60 — Hegedosh, 50, Yanata, gol contra, 90 + 1).

Em um grupo de 9 equipes de diferentes regiões ocidentais da Ucrânia, minaj conquistou o primeiro lugar. Nas quartas de final do “Minaj”, em junho de 2018, em seu próprio estádio, infelizmente perdeu em uma série de pênaltis para a equipe “Tavria — SKIF” (Rozdol, região de Zaporozhye).

Antes disso, ganharam mais de um troféu. Em particular, eles venceram o Campeonato de inverno da Transcarpatia. Em seguida, a equipe foi liderada por um novo treinador — Igor Kharkovshchenko.

Este torneio durou de fevereiro a março de 2018. Minai não apenas venceu todas as partidas, mas também não perdeu um único gol dos rivais, marcando 44 (!) gols.

Na final, a equipe de Kharkiv derrotou Sevlyush de Vynohradiv com uma pontuação de 2: 0 (Hegedosh, 64 (1: 0), Pinyashko, 77 (2: 0). Ele estava na equipe e mais um troféu durante este período.

No entanto, no futsal, os jogadores “Minaj” participaram duas vezes da Liga Uzhhorod Futsal, onde os melhores jogadores da Transcarpácia se reuniram. Se na temporada 2017/2018 ficaram em segundo lugar, na temporada seguinte conseguiram vencer o campeonato 3 rodadas antes do final.

O último título na arena doméstica ganhou em 9 de junho de 2018. Então, na abertura de seu estádio, eles venceram a Copa Transcarpathian, vencendo na final o FC “Vilkhivt” (distrito de Tyachiv) com uma pontuação de 5: 0 (Vagin, 38 (1: 0), Pinyashko, 50 (2: 0), Loboda, 54 (3: 0), Hegedosh, 56 (4: 0), Obraztsov, 89 (5: 0).

Em simultâneo, em 9 de junho, a equipe recebeu um certificado do representante da FFU para participar a Segunda Liga do Campeonato ucraniano em dois torneios como equipe profissional — na Segunda Liga e na Copa da Ucrânia.

Em 18 de junho de 2018, a equipe jogou contra o Veres na primeira rodada da Copa em Mlyniv (região de Rivne).

Na Copa, o clube foi bastante longe — até a 18.ª final. Por esta fase, “Minaj” derrotou a primeira liga “Prykarpattia” (Ivano-Frankivsk) e “Mykolaiv”. No 1/8 nosso clube foi parado pelo Dynamo Kyiv, que venceu o Transcarpathians por 1: 3 no Estádio Minai. Robert Hegedosh marcou um gol histórico contra o GP da Ucrânia.

Na segunda Liga, eles começaram da mesma maneira que no Chu entre os amadores — em Kalush. Também com a equipe local. Infelizmente, em 22 de julho, eles perderam — 0: 1. A primeira vitória foi conquistada na segunda rodada, em 28 de julho, no jogo com Khmelnytskyi “Podillya” na estrada — 2: 0.

Os gols foram marcados por Nuriev (49) e Hegedosh (73). A primeira vitória em casa foi conquistada na próxima rodada, em 4 de agosto, no jogo com “Chaika” (região de Kiev) — 3: 1.

(Avangard Stadium (Uzhhorod) Foto: Wikipedia

Em geral, em 2018, na Segunda Liga do Campeonato ucraniano, “Minaj” conquistou 9 vitórias, empatou 3 partidas e perdeu 5. Agora lidera no grupo “A”. Em 2019, a equipe conquistou 6 vitórias, perdeu 3 partidas e empatou 1. Como resultado, ela ficou em 1.º lugar no Grupo A e alcançou a Primeira Liga!

Na temporada 2019/2020, a equipe da Primeira Liga venceu 19 partidas e conquistou 5 empates. Como resultado, ela ganhou o campeonato da Primeira Liga e ganhou o direito de jogar na UPL!

Na temporada 2020/2021 jogou na divisão de elite da Ucrânia. Venceu 4 partidas, empatou por 6 e perdeu 16 partidas. Infelizmente, eles ficaram em último lugar e voaram automaticamente de volta para a Primeira Liga da Ucrânia.

Compartilhe esse conteudo