O atleta inglês, Patrick James Bamford, é um jogador de futebol profissional, atacante do clube Leeds United, da Premier League, desde Julho de 2018, quando assinou um contrato junto ao clube, válido até Junho de 2026.

O craque tem 1,85m de altura, pesa aproximadamente 71 kg e é um jogador canhoto, que joga com a camisa Nº 9.

Patrick possui dupla cidadania. Ele é um cidadão inglês, porém tem ascendência irlandesa também, por parte da sua mãe.

Por isso, além de representar seu clube sempre com muita determinação e seriedade, o craque participa ativamente também em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra e da República da Irlanda.

(en.wikipedia.org) Logomarca clube Leeds United.

Patrick começou a disputar jogos mundiais em 2010, quando passou a defender a seleção juvenil  da República Irlandesa SUB-18, aos 17 anos de idade, e em 2011 participou pela primeira vez em jogos defendendo a seleção juvenil da Inglaterra SUB-18.

Bamford é assessorado pela empresa ICM Stellar Sports, uma agência especializada em gerenciamento de carreiras para atletas profissionais do futebol.

O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 20 milhões de euros, e embora ele ainda esteja no auge da sua carreira, esses valores podem subir, em razão do grande interesse proveniente de grandes clubes, pelo atleta.

Patrick James Bamford nasceu no dia 5 de setembro de 1993, na cidade de Grantham, Lincolnshire, Inglaterra.

PERFIL DE JOGO

O jogador Bamford é conhecido como um atacante incisivo, versátil e inteligente. Sua facilidade em se adaptar bem nas diversas posições dentro de campo é bastante valorizada por seus treinadores. O jogador pode ser bem usado como um ala, ou como meio campista ofensivo.

Seu potencial de velocidade também é notável, e sua habilidade com bolas altas junto com suas técnicas usadas em jogo, proporcionam muitas oportunidades para a realização de gols.

Patrick tem sido muito elogiado pela mídia por gerar muitas assistências perfeitas, com uma das maiores taxas de acerto dentro da Premier League.

(en.wikipedia.org) Patrick Bamford a esquerda, defendendo o Middlesbrough em 2015.

DADOS  PESSOAIS

Patrick Bamford nasceu em uma família abastada, que sempre o apoiou em suas decisões sobre sua carreira, e sempre investiu pesado no atleta.

Bamford, além de ser um craque do futebol, domina o francês, inglês,  espanhol e alemão. Ele também passou anos estudando música, e consegue tocar piano, violino, violão e saxofone facilmente. O jornal esportivo diário Yorkshire Evening Post elogiou o jogador, em 2018, mencionando que “Bamford não é um jogador de futebol típico”.

Em seu período escolar, no Nottingham High School, ele atingiu 5 notas A*s, 3 As e 2 Bs em seus GCSEs. Posteriormente foi oferecido ao craque uma vaga na Universidade de Harvard, que ele recusou, para se dedicar na especialização de sua carreira no futebol.  

PRINCIPAIS CLUBES

NOTTINGHAM FOREST - (futebol amador e profissional)

No início de sua trajetória pelo futebol, em 2001, Patrick ingressou na academia esportiva do Nottingham Forest, aos 8 anos de idade, para começar seus treinamentos no futebol amador, pelas categorias juvenis.

Durante aquele período de treinamentos junto ao clube, Patrick desenvolveu bem seu estilo de jogo, passando pelas modalidades infanto juvenil, e depois jogando também pelas categorias de base do clube.

No ano de 2011, o craque finalmente foi reconhecido pelo Nottingham Forest, aos 18 anos de idade, como um jogador sênior e profissional.

A estreia de Patrick aconteceu no dia 31 de dezembro de 2011, em uma disputa contra o Cardiff City, que venceu aquele jogo por 1x0. Ele entrou em campo para substituir Matt Derbyshire aos 79’ minutos de jogo.

CHELSEA FC -

Poucas semanas depois, no dia 31 de janeiro de 2012, Patrick passou a integrar o clube inglês Chelsea, onde assinou um contrato, com validade de 5 anos, pelo valor de £1,5 milhão de libras.

Ali o craque passou a treinar pela equipe principal do clube, mas realizou sua estreia de jogos pelo time reserva, em um jogo amistoso contra o Gillingham FC, que foi derrotado naquele jogo, por 5x4. Ele marcou seu gol naquela disputa, contribuindo muito para sua vitória.

MILTON KEYNES DONS FC - (empréstimo)

No dia 22 de novembro de 2012, o craque foi enviado ao clube MK Dons, por empréstimo, e logo em sua estreia, jogando contra o Colchester United, gerou 3 assistências perfeitas. Depois de uma renovação de prazo em seu empréstimo, Bamford acabou ficando junto ao clube até Janeiro de 2014.

Durante um período de 6 meses de jogos pelo MK Dons, Patrick havia marcado 14 gols em 23 partidas disputadas. Em seu último jogo pelo clube, o craque marcou seu 17º gol em um duelo contra o Wigan Athletic, no dia 4 de janeiro de 2014, na 3ª rodada da FA Cup.

DERBY COUNTY FC - (empréstimo)

No dia 3 de janeiro de 2014, Patrick foi enviado para o clube Derby County por empréstimo até o final da temporada. Logo após sua estreia, Bamford marcou seu gol contra o Brighton & Hove Albion aos 76’ minutos de jogo, abrindo o placar da vitória, em 1x0.

No dia 24 de Janeiro,  Patrick recebeu uma premiação como o Jogador Jovem do Mês da Football League, referente aos seus gols realizados anteriormente pela equipe MK Dons.

No dia 8 de abril de 2014, o craque marcou seu 25º gol naquela temporada, em um duelo contra o Blackpool FC, derrotado por 3x1.

(independent.co.uk) Patrick Bamford a esquerda, depois de marcar seu gol contra o Burnley em agosto de 2021.

MIDDLESBROUGH FC - (empréstimo)

No dia 29 de agosto de 2014, Bamford ingressou junto ao clube Middlesbrough como empréstimo por 6 meses. Logo em seguida marcou seu gol em um enfrentamento contra o Brentford FC, no dia 20 de setembro, conquistando a vitória por 4x0.

Depois de conquistar diversas vitórias e realizar grandes gols, o craque terminou sua temporada 2014/2015, com o saldo de 19 gols em sua totalidade, tornando-se assim o artilheiro da equipe naquela temporada.

CRYSTAL PALACE FC - (empréstimo)

No dia 21 de Julho de 2015, Patrick foi emprestado novamente ao clube Crystal Palace para jogar pela temporada seguinte. Logo em seguida, durante uma disputa contra o rival Bromley, no dia 30 de julho, ele realizou um hat trick, marcando seus 3 gols em apenas 14 minutos, naquele duelo que terminou em 6x0.

(theguardian.com) Patrick Bamford defendendo o Leeds United em 2022.

NORWICH CITY - (emprestimo)

Patrick ingressou junto ao clube Norwich City  como um novo empréstimo, no dia 30 de janeiro de 2016, para disputar o restante da temporada. Ele fez sua estreia enfrentando o Aston Villa, no dia 6 de fevereiro, com placar final de 2x0 na vitória do Aston.

Sua primeira partida pela Premier League pelo Norwich foi contra o

Manchester City, no dia 12 de Março, em uma disputa que terminou em 0x0. No final do jogo Patrick soltou uma “bomba de longe”, de quase 23 metros de distância, quando a bola bateu na trave, bem próximo ao ângulo.  

BURNLEY FC - (empréstimo)

No dia 30 de agosto de 2016, o craque se juntou ao clube Burnley para mais um período de empréstimo.

Patrick chegou a participar em 6 jogos pela Premier League, mas foi solicitado de volta pelo Chelsea, em 14 de Janeiro de 2017.

MIDDLESBROUGH FC -

No dia 18 de Janeiro de 2017, Bamford retornou para o clube Middlesbrough, assinando um contrato de 4 anos e meio, pelo valor de £5,5 milhões de libras.  No dia 13 de maio, o craque marcou seu primeiro gol jogando contra o Southampton, que venceu naquele duelo por 2x1.

Durante aquela temporada de 2017/2018, o treinador Tony Pulis decidiu alterar a posição de Bamford, de atacante para atacante solitário, o que gerou um enorme sucesso.

No dia 2 de março de 2018, Bamford realizou um novo hat trick contra o Leeds United, no jogo que terminou em 3x0. Em abril, o craque foi indicado para ser o jogador do mês.

Durante toda aquela temporada, Patrick garantiu 13 gols em 44 partidas disputadas, levando seu clube a chegar até as semifinais do Play-off do Campeonato, sendo eliminado depois pelo Aston Villa.  

LEEDS UNITED FC -

No dia 31 de Julho de 2018, Patrick foi arrematado pelo clube Leeds United, onde assinou um contrato de 4 anos, por valores não revelados, mas que poderiam chegar facilmente a até £10 milhões de libras.

Compartilhe esse conteudo