A Espanha enfrenta a Costa Rica pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo, no que marcará o primeiro encontro competitivo entre as equipes. O técnico da Espanha, Luis Enrique, que jogou em três edições desta competição por La Roja, foi criticado por sua exclusão de jogadores seniores antes do torneio, mas afirmou: "Como posso duvidar de mim mesmo? Sou o melhor treinador do mundo" com 20 do elenco de 26 jogadores da Espanha fazendo sua primeira aparição em uma Copa do Mundo.
Enrique foi recompensado por sua fé na juventude e eles serão conduzidos por Sergio Busquets, que é o único jogador remanescente de seu famoso triunfo em 2010. A Espanha chegou às semifinais da Euro 2020 no ano passado antes de liderar o grupo de qualificação para a Copa do Mundo, e com apenas uma derrota nas últimas 11 partidas, incluindo uma vitória por 3 a 1 sobre a Jordânia no amistoso de preparação de quinta-feira, a crença está crescendo para um time classificado como quarto favorito pela Opta.
A equipe da Costa Rica de Luis Fernando Suárez não é fácil, mas a força de um grupo que também contém Alemanha e Japão significa que Los Ticos tiveram apenas 9,8% de chance de avanço - a menor de qualquer pré-torneio de acordo com a Opta. No entanto, apesar de esta ser sua terceira participação consecutiva na competição, Suárez tentará replicar a impressionante campanha da Costa Rica até as quartas de final em 2014, quando liderou um grupo que continha os ex-campeões mundiais Inglaterra, Itália e Uruguai.
Eles vão tentar chocar novamente, mas tendo apenas uma classificação sombreada após uma vitória tensa por 1 a 0 sobre a Nova Zelândia nos playoffs intercontinentais, 'Los Ticos' chegam procurando quebrar uma sequência de seis partidas sem vitórias na Copa do Mundo (E3, D3: excluindo pênaltis). A equipe de Suárez contém uma série de jogadores que apareceram em 2014, e eles mostraram experiência ao provar a derrota em apenas uma de suas últimas dez partidas oficiais, então não se surpreenda se eles complicarem a Espanha.
Jogadores a serem observados: Alguns sentem que um time jovem da Espanha não tem gols, então eles podem depender das performances de Ferran Torres, do Barcelona, que depois de marcar quatro vezes em seis partidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo, buscará seu primeiro gol na fase final. Ele enfrentará o veterano goleiro da Costa Rica, Keylor Navas, que tem três derrotas na carreira dentro do tempo regulamentar na Copa do Mundo, com esta sua terceira participação consecutiva na competição.
Dani Olmo (Espanha) recebe o passe e, de dentro da área, encobre Keylor Navas, que estava adiantado. Que finalização.
Jordi Alba aciona Marco Asensio (Espanha), que está desmarcado dentro da área. Ele pega de primeira e vence Keylor Navas com um chute no canto direito.
Ferran Torres (Espanha) corre para a bola, para e espera que Keylor Navas escolha um lado antes de bater o pênalti no canto esquerdo da meta.
Ferran Torres (Espanha) aproveitou uma bola perdida dentro da área para vencer o goleiro com um chute no canto esquerdo. O placar agora é 4 a 0.
Gavi (Espanha) mostra sua grande habilidade ao finalizar de voleio de dentro da área. A bola tocou no poste direito e entrou no cantinho! Alvaro Morata é o responsável pela assistência.
Carlos Soler (Espanha) dispara o rebote no lado direito da meta após a bola sobrar para ele dentro da área.
Alvaro Morata (Espanha) aproveita o belo passe no meio da defesa feito por Dani Olmo e, da entrada da área, dispara um chute indefensável. Belíssimo gol. 7 a 0 agora.