O atleta inglês Eric Jeremy Edgar Dier é um jogador de futebol profissional que atualmente joga pelo clube Tottenham Hotspurs, da Premier League, desde 2014, atuando perfeitamente em várias posições, como meio campista defensivo, como zagueiro e como lateral direito também. Ele joga com a camisa Nº 15.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Tottenham.

O jogador Eric Dier, como é conhecido, tem 1,88m de altura, pesa cerca de 90 kg e é um atleta destro. Além de representar o seu time inglês em torneios e jogos em geral, o atleta também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Inglaterra desde 2011, pela seleção SUB-18.

O jogador Eric Dier nasceu no dia 15 de janeiro de 1994, na cidade de Cheltenham, Inglaterra, uma cidade famosa por suas estâncias termais e fontes naturais de água pura.

 LAÇOS FAMILIARES.

Eric nasceu em uma família muito bem-sucedida financeiramente, e ele mesmo nunca passou nenhuma necessidade, algo bem diferente de muitos garotos, amantes do futebol. O seu pai, Jeremy Dier, foi um grande jogador de tênis profissional, que depois tornou-se um executivo de sucesso, no ramo de produtos esportivos.

A sua mãe, Louise Dier, foi uma alta funcionária do setor de Hospitalidade da UEFA, na Europa, e o seu avô, Ted Crocker, foi o presidente do clube Cheltenham Town FC, e também foi ex-secretário da Football Association, a FA.

Eric Dier também é sobrinho/neto de Peter Crocker, que foi um jogador profissional do clube Charlton Athletic.

Alguns anos depois que Eric Dier nasceu na Inglaterra, seus pais precisaram se mudar para Portugal, em 2001, por questões de trabalho. Com seus pais e mais 5 irmãos, a família se mudou para Algarve, em Portugal, e depois para Lisboa.

No ano de 2010, a família toda retornou para a Inglaterra, mas Eric permaneceu em Portugal, onde já jogava pelo clube Sporting CP.

MARSELHA, FRANÇA - 11 DE JUNHO: Eric Dier, no centro, da Inglaterra comemora marcando o primeiro gol de sua equipe com seus companheiros de equipe durante a partida do Grupo B do UEFA EURO 2016 entre Inglaterra e Rússia no Stade Velodrome em 11 de junho de 2016 em Marselha, França.

(Foto de Lars Baron/Getty Images)

PRIMEIROS CLUBES.

SPORTING CP -

Durante o tempo em que Eric estudava em sua Escola Internacional em Lisboa, o seu professor de Educação Física, Miguel Silva, percebeu que Eric possuía um dom incrível para o futebol, e realizava dribles e jogadas que não eram comuns em sua idade.

Com aquela oportunidade que surgiu para ajudar o garoto, Miguel fez alguns contatos com amigos dentro do clube Sporting CP, e marcou um teste para Eric, de 8 anos de idade, no setor de futebol juvenil. O resultado do teste de Eric foi a aprovação imediata e o garoto assinou um contrato profissional com o clube, em abril de 2010.

EVERTON FC -

Depois de um tempo, Eric passou a se juntar ao clube Everton FC por um empréstimo, que valeria somente até 30 de junho. Enquanto estava lá no Everton, Eric Dier conseguiu realizar jogos representando a equipe SUB-18 por 10 vezes, durante sua permanência ali o time conquistou a vitória pela Premier League SUB-18 de 2010/2011.

Eric Dier estava feliz com seus resultados e por isso solicitou ao clube um alongamento de empréstimo junto ao Clube Everton, por mais 12 meses.

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA - 14 DE JULHO: Eric Dier da Inglaterra durante o jogo de playoff de 3º lugar da Copa do Mundo da FIFA 2018 entre Bélgica e Inglaterra no Estádio de São Petersburgo em 14 de julho de 2018 em São Petersburgo, Rússia. (Foto de Jean Catuffe/Getty Images)

SPORTING B -

De volta ao clube, agora como um jogador sênior e profissional aos 18 anos, Eric Dier realizou a sua estreia junto ao clube Sporting B, a equipe reserva de jogadores iniciantes, no dia 26 de agosto de 2012.

O seu jogo de estreia, da 2ª Liga, envolveu uma disputa contra o Atlético de Portugal, que foi derrotado em 3x1, com Eric entrando em campo somente aos 77 minutos.

O primeiro gol de Eric como atleta sênior foi marcado em um jogo contra o

Benfica B, que foi derrotado por 3x1. Eric acabou soltando uma bomba por um tiro livre direto, que entrou bem no ângulo.

Kevin De Bruyne da Bélgica, Eric Dier da Inglaterra durante a partida de playoff do 3º lugar da Copa do Mundo da FIFA 2018 entre Bélgica e Inglaterra no Estádio de São Petersburgo em 14 de julho de 2018 em São Petersburgo, Rússia. (Foto de Jean Catuffe/Getty Images)

TOTTENHAM HOTSPUR -

No dia 2 de agosto de 2014, Eric Dier acabou assinando um novo contrato válido por 5 anos com o clube inglês da 1ª divisão, o Tottenham Hotspur em um valor de transferência de 4 milhões de Libras.

Eric realizou a sua estreia junto ao clube no dia 16 de agosto, em uma partida contra o West Ham United no primeiro dia do início da temporada 2014/2015, pela Premier League. Ali o jogador marcou seu gol, que foi o único da partida.

No dia 9 de setembro de 2015, Eric assinou um novo contrato com validade até 2020, e durante a temporada de 2015/2016, o atleta teve o grande privilégio de jogar lado a lado com grandes revelações do futebol, que assim como ele mesmo, estavam realizando grandes proezas em campo.

E um desses grandes atletas brilhantes, que passou a fazer dupla regular com Eric Dier, foi o meio campista belga, o grande mago dos dribles, Mousa Dembele.

No dia 13 de setembro de 2016, Eric Dier passou a assinar novamente um contrato que foi alongado para ser válido até 2021.

No dia 25 de outubro de 2016 Eric Dier se tornou o capitão da equipe Tottenham pela primeira vez em um jogo onde enfrentaram o Liverpool, que acabou vencendo a partida por 2x1, em um jogo bem apertado, durante a 4ª rodada da Copa EFL.

O jogador também passou a usar sua braçadeira oficial como capitão da equipe durante as partidas da 3ª e da 4ª rodada pela FA CUP, enfrentando os rivais Aston Villa e depois o clube Wycombe Wanderers respectivamente.

Durante a temporada de 2018/2019, o inglês garantiu seu primeiro gol na temporada em um jogo apertado contra o Cardiff City, que perdeu por 1x0, dando ao clube Tottenham um ótimo início de temporada junto à Premier League depois de 8 jogos com diversas vitórias.

Depois de brilhar intensamente dentro de campo, realizando grandes jogadas, Eric Dier precisou passar por cirurgia, que ocorreu por volta de dezembro de 2018, em razão de algumas complicações decorrentes de apendicite. Porém em janeiro de 2019 Eric retornou ao time, mas as dores da cirurgia voltaram, obrigando assim Eric a manter-se em repouso, até 1º de junho daquele ano.

Porém na temporada de 2019/2020, Eric voltou a ter um ótimo desempenho na disputa da Liga dos Campeões em um jogo contra o Red Star de Belgrado, que perdeu o jogo por 4x0, com uma atuação brilhante de Eric Dier.

No dia 21 de julho de 2020, Eric recebeu do clube um novo contrato alongado até junho de 2024, que foi assinado por ele.

JOGOS INTERNACIONAIS.

No dia 10 de novembro de 2017, Eric disputou um jogo amistoso contra a seleção da Alemanha, em Wembley, onde foi nomeado o capitão da seleção da Inglaterra pela sua primeira vez. Aquele jogo terminou 0x0.

Posteriormente Eric foi convidado para integrar a equipe dos 23 jogadores para disputar a Copa do Mundo FIFA 2018 e foi escolhido por unanimidade entre todos, para ser o capitão da equipe, durante a última partida da fase final de grupos contra a seleção da Bélgica.


Compartilhe esse conteudo