Equipe Japão na Copa Davis: saiba tudo sobre sua trajetória

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Equipe Japão na Copa Davis: saiba tudo sobre sua trajetória

Conheça a equipe que representa o Japão na Copa Davis desde 1921. Boa leitura!

Para entrarmos na história do Japão na competição, que é o foco deste artigo, precisamos antes dar contexto em relação à Copa Davis, comentando pelo menos um pouco sobre a competição.

A Copa Davis é atualmente, e foi assim praticamente desde o seu início, a competição mais importante quando falamos em uma disputa entre equipes formadas por diversos países do mundo todo.

Essa competição, para o tênis, é equivalente à Copa do Mundo da FIFA no futebol, e funciona quase que da mesma maneira. Claro que existem algumas diferenças no formato, mas essencialmente é uma competição entre países para decisão do melhor do mundo.

Veremos aqui como foi o início e evolução do Japão na competição, dando também o devido destaque às principais campanhas realizadas pela equipe durante toda a história.

Com isso dito, vamos ao que interessa...

História

A equipe do Japão, criada para participar justamente dessa competição, foi fundada pela Associação de Tênis do Japão (JTA), e integrou-se à Copa Davis no ano de 1921 logo após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Por incrível que pareça, essa estreia foi a melhor campanha já realizada pela equipe dentro da competição, na qual chegou até a final da competição, perdendo essa decisão para os Estados Unidos.

Essa campanha teve Ichiya Kumagae e Zenzo Shimizu como protagonistas, esses que fizeram tanto partidas simples como as partidas de duplas. Antigamente era bem comum os jogadores realizarem ambas as funções em quadra.

blog photos
Zenzo Shimizu, tenista japonês que fez parte da melhor campanha da equipe dentro da Copa Davis em 1921. Créditos: Smith Archive / Alamy Stock Photo

Entrando um pouco nos confrontos realizados pela equipe nessa edição, temos a primeira fase, que pelo chaveamento seria disputada contra a equipe de Filipinas.

Contudo, a equipe de Filipinas falhou em comparecer à competição para essa disputa, o que caracterizou uma vitória para o Japão por w/o.

Essa situação não deveria ser comum em uma competição tão grande, mas acredite se quiser, o Japão estava com sorte...

Digo isso porque para as quartas de finais, o jogo contra a Bélgica estava marcado para acontecer, equipe essa que havia vencido a Tchecoslováquia na primeira fase da competição.

Contudo, assim como as Filipinas, a Bélgica falhou em comparecer à disputa e acabou dando mais um passe livre para a equipe japonesa avançar de fase na Copa Davis daquele ano.

Assim, sem mesmo ter jogado um jogo sequer, o Japão estava classificado para as semifinais do Grupo Mundial em sua estreia na competição. O jogo nessa fase estava marcado para ser contra a Índia.

Nessa fase a equipe compareceu, fazendo com que a equipe japonesa fosse testada pela primeira vez. Apesar da pressão do primeiro jogo, a disputa foi completamente dominada pelos japoneses, que venceram o jogo por 5x0.

Já na final, etapa que daria vaga na “Rodada Desafio” – que existiu até 1981 e consistia em uma disputa entre o vencedor da final e o atual campeão – o adversário foi a Austrália, equipe de muita força na Copa Davis.

Como uma grande surpresa para todos na época, o Japão acabou por dominar mais uma vez essa partida, vencendo a equipe australiana por 4x1 e conquistando sua primeira, e única, vaga na final geral da Copa Davis.

Já na última fase da competição, o Japão encontrou a equipe que, até os dias atuais, é considerada a mais forte quanto ao número de títulos conquistados na história, e isso foi refletido na partida.

blog photos
Equipe do Japão para a Copa Davis de 1956.

Composta por nomes como Bill Johnston, Bill Tilden, Watson Washburn e Richard Norris Williams, a equipe estadunidense não deu qualquer chance aos japoneses, vencendo a partida por 5x0 e mantendo seu título de campeão da Copa Davis.

Com dito anteriormente, a equipe japonesa não conseguiu realizar nenhuma campanha de grande expressão que valha a pena ser citada desde 1921, e não se pode apontar o dedo para um motivo para que isso venha a ser o caso.

Apesar de não ter chegado a qualquer fase além das quartas de finais da Copa Davis, o Japão chegou no Grupo Mundial por 9 vezes desde que esse formato foi implantado em 1981.

Essas ocasiões aconteceram nos anos de 1981, 1985, 2012, assim como de 2014 até 2019. A partir de 2019 mais uma mudança foi realizada na copa, que mudou um pouco a forma pela qual a classificação para o Grupo Mundial acontece.

Veja aqui um resumo das participações do Japão dentro do Grupo Mundial a partir de 1981 quando o formato foi integrado na competição.

1981 - 1ª rodada: derrota contra Suécia 0-5

1985 - 1ª rodada: derrota contra Estados Unidos da América 0-5

2012 - 1ª rodada: derrota contra Croácia 2-3

2014 - 1ª rodada: vitória contra Canadá 4-1

- Quartas de final: derrota contra República Tcheca 0-5

2015 - 1ª rodada: derrota contra Canadá 2-3

2016 - 1ª rodada: derrota contra Inglaterra 1-3

2017 - 1ª rodada: derrota contra França 1-4

2018 - 1ª rodada: derrota contra Itália 1-3

Veja na próxima lista como foram as participações do Japão pós 2019, quando o formato da competição foi alterado mais uma vez.

2019 - Ronda de qualificação: vitória contra China 2-3

- Fase de grupos: derrota contra França 1-2

- Fase de grupos: derrota contra Sérvia 0-3

2020-21 - Ronda de qualificação: derrota contra Equador 0-3

Um dado interessante a ser compartilhado é a sequência de capitães da equipe japonesa com o passar dos anos. Veja aqui quem foram os líderes da equipe desde 1951.

- Ichiya Kumagae (1951)

- Kiichiro Nakamuta (1952)

- Jiro Yamagishi (1953)

- Zenzo Shimizu (1954)

- Takeichi Harada (1955-56)

- Jiro Kumamaru (1957-58)

- Masanosuke Fukuda (1959)

- Yasuo Tsuruta (1960-61)

- Atsushi Miyagi (1962-63)

- Kosei Kamo (1964)

- Osamu Ishiguro (1965)

- Yasuo Tsuruta (1966)

- Yoshiro Ota (1967-68)

- Masuo Uehara (1969-70)

- Koji Watanabe (1971-74)

- Kiyoyoshi Mori (1974-81)

- Toshiro Sakai (1981-85)

- Keijiro Yanagi (1985-87)

- Mitsuru Motoi (1988)

- Hitoshi Hirose (1989-91)

- Tsuyoshi Fukui (1992-96)

- Jun Kamiwazumi (1997-2004)

- Eiji Takeuchi (2005-12)

- Toshiro Sakai (2012)

- Makoto Ueda (2013-17)

- Satoshi Iwabuchi (2017-presente)

blog photos
Na imagem temos o atual capitão Satoshi Iwabushi na esquerda, ao fundo Fabio Fognini e na direita Yuichi Sugita. Fonte: ZIMBIO/Getty Images

Para a temporada de 2022 da Copa Davis, Satoshi Iwabuchi mudou quase que por completo a equipe que havia disputado a Copa Davis 2020-21.

A escolha de Iwabuchi consistiu em Yoshihito Nishioka, Taro Daniel, Yuichi Sugita, Ben Mclachlan e Yasukata Uchiyama.

Todos os jogadores dessa lista estão na lista dos 100 melhores jogadores do mundo, e o elenco ainda conta com o especialista em partidas de dupla Bem Mclachlan.

O Japão ainda conta com uma seleção mais ampla de jogadores, esses que disputam competições de equipes assim como a Copa Davis, e dentre elas temos a World Team Cup (WTC) e a ATP Cup.

O elenco dessa equipe consiste nos seguintes jogadores:

- Kei Nishikori

- Daniel Taro

- Yoshihito Nishioka

- Yuichi Sugita

- Yasutaka Uchiyama

- Tatsuma Ito

- Vai Soeda

- Ben McLachlan

- Yosuke Watanuki























ARTIGOS RELACIONADOS

Sagan Tosu: o clube japonês que disputa a J-LeagueSagan Tosu: o clube japonês que disputa a J-League
Sagan Tosu: o clube japonês que disputa a J-League

Sagan Tosu Football Club é um time de futebol da cidade de Tosu, no Japão. Fundado em 4 de fevereiro de 1997, é membro da J-League desde 1999. A população da cidade natal do clube é de 73.732 (população estimada, em 1º de junho de 2018) é a menor ...

Carolina Fontenele
7 em minutos de leitura
#Japão,#Tokushima Vortis,#Futebol,#J-League

Saiba tudo sobre o Tokushima Vortis, o time japonês que tem nome de famosos redemoinhos

O Tokushima Vortis é um clube de futebol japonês, sediado na cidade de Tokushima, e que atualmente disputa a fase de grupos da Copa da Liga Japonesa e a J League 2, a segunda divi...

Carolina Fontenele

5 em minutos de leitura

#Japão,#Oita Trinita,#Futebol,#J-League

SAIBA TUDO SOBRE O TIME JAPONÊS OITA TRINITA, QUE DISPUTA A J LEAGUE 2

O Oita Trinita é um clube de futebol profissional japonês participante da J League, principal campeonato de futebol do Japão. É uma das equipes mais novas do país, fundados soment...

Carolina Fontenele

4 em minutos de leitura

#Japão,#Vegalta Sendai,#Futebol,#J-League

Saiba tudo sobre o clube de futebol japonês Vegalta Sendai

O Vegalta Sendai é um time profissional de futebol que atualmente disputa a segunda divisão da J-League, no Japão. Leva o nome da cidade em que foi fundado, Sendai, capitão da reg...

Luana Ferreira

4 em minutos de leitura

#Japão,#Avispa Fukuoka,#Futebol,#J-League

Conheça a história de altos e baixos do clube japonês Avispa Fukuoka

Avispa Fukuoka é um clube de futebol profissional japonês sediado em Hakata na cidade de Hakata. Atualmente, joga na primeira divisão da J-League, a J1. Antes de 1994, quando muda...

Luana Ferreira

4 em minutos de leitura