Conheça tudo sobre esse extinto clube do país europeu.

Uma das equipes mais antigas do futebol do Azerbaijão, o Khazar Sumgayit teve 44 anos de existência. A criação do clube ocorre no ano de 1960, e a equipe mantém as atividades até o ano de 2004.

O encerramento desse clube que teve campanhas de destaque no cenário nacional, acontece por conta de dificuldades financeiras da equipe azeri, em manter toda a sua estrutura. Após o rebaixamento do clube na temporada 2003/04, o time do Azerbaijão se vê com grandes dificuldades em manter toda a estrutura, e decide encerrar as atividades.

Grupo de pessoas com uniforme de futebol

Descrição gerada automaticamente
Equipe do Sumgaiyt perfilada. Foto: Sumgaiyt Official

Entre os registros históricos, alguns hiatos afetam a busca dos apaixonados pelo conhecimento em relação ao time azeri, e os fatos encontrados quando pesquisamos sobre a equipe, partem da temporada de 1992, onde o clube fez história na Liga de Futebol do Azerbaijão.

1992: Uma das equipes mais artilheiras da história

Dono de uma trajetória de altos e baixos, com seguidas participações nas divisões menores do futebol do Azerbaijão, o Sumgayit teve seu primeiro grande destaque no cenário nacional, na temporada de 1992.

O ano marcou o vice-campeonato da equipe na principal divisão nacional, e uma campanha incrível do time azeri, que em 36 jogos teve 57 pontos conquistados, conquistou 27 vitórias, três empates e teve apenas seis derrotas.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Treinamento do clube azeri. Foto: Sumgayit Official

Além disso, o ataque da equipe, grande destaque daquela temporada, foi gigante, e atingiu a marca dos 100 gols marcados durante a maior competição do futebol do Azerbaijão. Na defesa, o destaque fica por conta da força da equipe, que sofreu apenas 24 gols.

Pela Copa do Azerbaijão, o clube naquela temporada, teve também a sua melhor colocação no torneio nacional disputado em formato de mata-mata, ao atingir a fase de semifinais da disputa local.

Entre 1993 e 1995, outro vice-campeonato e o rebaixamento do clube para a segunda divisão

A partir de 1993, a Liga do Azerbaijão passa a ser disputada com o calendário dos jogos, acompanhando o restante dos torneios europeus. Por conta disso, no cenário nacional, tivemos dois campeonatos disputados.

Pela primeira competição nacional daquele ano, o Sumgayit se destacou novamente, e obteve a segunda melhor colocação no torneio nacional. Ao todo, a campanha do time azeri, teve 18 partidas disputadas, com 11 vitórias, dois empates e cinco derrotas.

O ataque mágico que havia marcado 100 gols na temporada anterior, nessa marcou 29, e a defesa, sofreu apenas 15 gols. Pela Copa do Azerbaijão, o clube chegou até a fase de quartas de final.

Naquele mesmo ano, a Liga do Azerbaijão coloca em disputa, a partir do meio do ano, a temporada de 1993/94. Nessa edição, o Sumgayit finaliza a competição nacional em quarto lugar na classificação geral.

Pessoas de uniforme jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogador do time azeri disputa bola. Foto: Sumgayit Official

A campanha da equipe azeri teve em 30 jogos disputados, 48 pontos conquistados, e uma trajetória de 13 vitórias, nove empates e oito derrotas. Além disso, foram 44 gols marcados e 28 sofridos.

Já para a temporada seguinte, o rebaixamento marcou a equipe do Sumgayit. Em 1994/95, o clube do Azerbaijão terminou a competição nacional em 12º lugar na tabela de classificação, e em 24 partias disputadas, apenas oito pontos conquistados.

A equipe azeri foi o pior time daquela edição da Liga de Futebol do Azerbaijão. Ao todo, foram duas vitórias, dois empates e 20 derrotas do time do Sumgayit.

O ataque histórico de duas temporadas anteriores, havia se desfeito, e a equipe conseguiu marcar 18 vezes na competição. Além disso, o clube sofreu 81 gols, e teve uma média de mais de três gols sofrido por partida.

A partir de 1995, um acesso à primeira divisão nacional e seguidas campanhas fracas na principal competição azeri, culminam no fim do Sumgayit

1995/96 foi a temporada que marcou o clube do Sumgayit como o campeão da segunda divisão da Liga de Futebol do Azerbaijão. Ao todo, foram 28 jogos disputados no torneio nacional, com 21 vitórias, cinco empates e duas derrotas.

A equipe do Sumgayit ainda teve na sua trajetória, 61 gols marcados e 18 sofridos. O clube fechou a competição nacional, com 68 pontos em 28 partidas disputadas. Na sequência, a meta do clube azeri, era de se firmar como uma das maiores potências do país.

Porém, o que se viu nos anos seguintes, foram campanhas fracas da equipe. Pela temporada de 1996/97, o sexto lugar no torneio nacional, com 58 pontos conquistados em 30 partidas disputadas, foi a melhor colocação da equipe até o ano de sua falência.

Na sequência, o que se vê, é a dificuldade do clube em montar bons times, e passa a brigar contra o rebaixamento na principal divisão nacional nos anos seguintes. Para as temporadas de 1997/98 e 1998/99, a equipe termina em 12º lugar no Campeonato Azeri, e se salva do rebaixamento nas últimas rodadas.

Grupo de pessoas correndo em pista de corrida

Descrição gerada automaticamente
Estádio do time. Foto: Wikimedia

Para a temporada de 1999/2000, o Sumgayit emplaca a 9ª colocação na tabela de classificação da principal divisão do futebol do Azerbaijão, e termina o campeonato com boas perspectivas para as próximas temporadas.

Naquele ano, o clube teve 22 pontos conquistados em 22 jogos, com sete vitórias, um empate e 14 derrotas. Até a última temporada disputada, em 2003/04, a realidade do Sumgayit é a briga contra o descenso e as dificuldades financeiras enfrentadas pelo clube.

Por fim, em 2004, a equipe veio de uma temporada fraca, com 12º lugar na tabela de classificação, e conquistou apenas 22 pontos em 26 jogos. Além dos problemas dentro de campo, o clube anunciou o encerramento de suas atividades, por conta da dificuldade em cumprir com seus compromissos financeiros.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol do Azerbaijão? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo