A NM Cup é a Copa da Noruega, que é considerada uma das competições mais importantes do futebol norueguês.

O torneio, apesar de ser disputado em um país que não é um centro, ou seja, que não é um dos principais países do futebol mundial, e também, apesar de não estar entre os torneios mais conhecidos do futebol mundial, a Copa da Noruega é conhecida e acompanhada, principalmente na Europa, já que em outros países de outros continentes, esta competição não é tão acompanhada como no próprio Continente Europeu.

É claro que nem no próprio Continente Europeu, a Copa da Noruega não é tão acompanhada como outras competições com um nível até superior, como a Copa da Inglaterra, Premier League, da Inglaterra e Campeonato Italiano, por exemplo.

NorwayFA.png
A NM CUP É UMA COMPETIÇÃO DO FUTEBOL NORUEGUÊS. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_Norueguesa_de_Futebol

Mas mesmo assim, comparado a outros continentes, no Continente Europeu, a Copa da Noruega é bem mais acompanhada.

Porém, está longe de ser um dos campeonatos mais acompanhados de lá também.

É claro que o país onde a Copa da Noruega é mais acompanhada no mundo, é na própria Noruega.

O que faz com que esta competição, seja um pouco mais acompanhada do que em outros países, é que o país tem pelo menos um time conhecido mundialmente, que é o time do Molde.

O time do Molde, é conhecido mundialmente, por ter jogado por algumas vezes, a Liga dos Campeões da Europa, que é um dos campeonatos de futebol mais acompanhado do mundo e isso colocou a equipe do Molde em grande evidência.

Outro fator que colocou esta equipe norueguesa em evidência, foi que a mesma, enfrentou times que também são bastante conhecidos mundialmente em uma destas participações da equipe na Liga dos Campeões da Europa.

Um exemplo, foi quando a equipe do Molde enfrentou o time do Dínamo Zagreb, na Liga dos Campeões.

Eles se enfrentaram na Champions de 2014 – 2015, na fase de playoffs para a fase de grupos daquela Liga dos Campeões.

Os jogos foram extremamente equilibrados e muito disputados.

Um dos jogos foi um incrível 3 a 3, e isso mostra o quão equilibrado foi o jogo.

O segundo jogo foi 1 a 1, e a equipe do Dínamo Zagreb, acabou se classificando, pelos gols fora, na época que ainda tinha esse critério na Champions League.

Uma coincidência nas duas partidas, é que, em cada uma delas, uma equipe teve um jogador expulso.

Os jogos foram ótimos e as duas equipes mereciam a classificação, no caso, a equipe do Dínamo Zagreb, tendo se classificado.

Após saber um dos motivos que faz a Copa da Noruega ser um pouco mais acompanhada do que em outros países, que também possui o futebol com um nível mais inferior no geral em relação aos países que são referências mundiais no futebol, agora é hora de conhecer mais sobre a Copa da Noruega em si.

A Copa da Noruega, é extremamente antiga, pegando até a maioria dos campeonatos do futebol mundial.

A competição da Copa da Noruega, foi fundada no ano de 1902, já que está sendo falado sobre a Copa da Noruega masculina, pois existe a feminina também.

A própria Copa da Noruega masculina, foi disputada pela primeira vez, naquele mesmo ano, em 1902.

O time do Grane, foi o primeiro campeão da história da Copa da Noruega, sendo este o único título desta equipe na história da competição.

O vice-campeão daquela primeira edição de Copa da Noruega, foi à equipe do Odd Grenland, que é inclusive o time com mais títulos na história da Copa da Noruega, com 12 títulos da competição.

Odds_BK.PNG
O TIME DO ODD GRENLAND É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DA COPA DA NORUEGA, COM 12 TÍTULOS DA COMPETIÇÃO. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odd_Grenland

O time do Odd Grenland, dominou a Copa da Noruega, nos primeiros anos do século passado, ganhando, inclusive, todos os seus títulos da competição no século passado.

A equipe do Odd Grenland, chegou a ficar 69 anos sem vencer a Copa da Noruega neste período.

Isso porque, o time tinha vencido, pela última vez, antes do seu título mais recente da competição, no ano de 2000, lá em 1931.

Ou seja, a equipe do Odd Grenland teve um grande período sem conquistar um título da Copa da Noruega.

Um dos maiores jogadores da história do futebol norueguês, já venceu o título da Copa da Noruega, mas como treinador.

Trata-se de Ole Gunnar Solskjaer, que, como treinador do Molde, venceu, em 2013, o seu único título de Copa da Noruega.

haaland-solksjaer-1.jpg
SOLSKJAER E HAALAND JUNTOS, NA ÉPOCA EM QUE SOLSKJAER, ERA TREINADOR DO TIME DO MOLDE. FONTE: https://trivela.com.br/europa/haaland-solskjaer-merece-muitos-creditos-pelas-licoes-que-me-deu-sobre-finalizacoes/

Haaland, apesar de jovem, está no caminho certo para se tornar também, um dos maiores jogadores da história do futebol norueguês.

Solskjaer, fez história no futebol mundial, sendo um dos jogadores mais importantes da história do Manchester United, por ter feito um dos gols mais importantes da história do gigante clube inglês.

Foi aquele gol histórico do jogador norueguês na final da Liga dos Campeões da Europa da temporada de 1998 – 1999, em uma virada espetacular contra a equipe do Bayern de Munique, no final do jogo.

Solskjaer-1999-Manchester-United-e1558850193851.jpg
SOLSKJAER COMEMORANDO O SEU GOL HISTÓRICO NA FINAL DAQUELA LIGA DOS CAMPEÕES, CONTRA A EQUIPE DO BAYERN DE MUNIQUE. FOTO POR: GETTY IMAGES

Aquele time do Bayern de Munique, tinha jogadores históricos do futebol mundial, como o goleiro lendário, Oliver Kahn e o também lendário, o meio campo, Lothar Matthaus.

A atual Copa da Noruega está na sua fase oitavas de final, com destaque ao jogo entre Molde e Odd Grenland.

Os outros jogos desta fase oitavas de final da competição, são: KFUM Oslo e Brann, Kongsvinger e Viking, Raufoss e Stromsgodset, Sandnes e Start, Nardo e Lillestrom, Asane e Sarpsborg 08 e Aalesund e Bodo/Glimt.

No jogo entre Molde e Odd Grenland, pode inclusive sair deste confronto, o campeão da atual Copa da Noruega.

Mas mesmo assim, outras equipes estão vivas na competição e todas vão em busca do título da Copa da Noruega da atual temporada.








Compartilhe esse conteudo