Uma das maiores revelações do futebol juvenil, com apenas 16 anos de idade, acaba de assinar um contrato profissional com o Palmeiras e promete dedicação total ao clube.
O atacante Endrick, de apenas 16 anos de idade, assinou seu primeiro contrato profissional com um dos clubes mais fortes do Brasil, na atual liderança do Brasileirão 2022, o clube Palmeiras.
O contrato oferecido ao craque mirim é válido por 3 anos e foi assinado no dia 21 de julho, em uma quinta-feira, exatamente no dia de aniversário do jogador. Durante a cerimônia de assinatura do acordo, com a presença do vice-presidente Paulo Buosi e também dos pais do craque, Douglas e Cíntia Ramos, o jovem artilheiro não conseguia esconder sua emoção.
Endrick disse: “É um sentimento de orgulho, de ver o que plantei e estou colhendo, com o início de um novo ciclo. Um sentimento de gratidão pela confiança do Palmeiras. O Palmeiras foi o único clube que acreditou em mim. Ele é o time do meu coração e vou demonstrar minha gratidão pelo resto da minha vida”, comentou.
Endrick relatou também de forma bem emocionada, sobre o tempo em que treinava pela equipe juvenil do São Paulo, quando tinha por volta de 9 anos de idade. Ele chegou a ser dispensado pelo clube, que não viu nele grandes qualidades.
Porém, logo depois, o Palmeiras decidiu dar uma oportunidade para Endrick, aos 10 anos de idade, e ainda ofereceram um trabalho ao pai do craque.
A partir daquela data, Endrick passou a jogar pelas categorias de base do Palmeiras, e logo chamou a atenção de seus treinadores pela sua qualidade técnica, sua determinação dentro de campo, e seus dribles fantásticos.
Mais recentemente, em janeiro de 2022, com apenas 15 anos de idade, Endrick já estava atuando na posição de um jogador titular de sua equipe, e foi o grande responsável pela conquista do primeiro título de Campeão da Copa Júnior São Paulo, conhecida como Copinha.
Nas 7 partidas em que o craque participou, ele garantiu seus gols por 6 vezes, sendo um gol clássico feito de bicicleta, e outro gol marcado de longe da área. Logo depois, Endrick foi premiado como o grande artilheiro da equipe e como o “craque da copinha”.
Leila Pereira, a presidente do clube, comentou sobre o garoto: “O jogador Endrick está conosco desde 2017, quando começou seus treinamentos pela equipe juvenil SUB-11, onde se tornou campeão estadual. Ele reúne todas as qualidades necessárias para brilhar muito dentro de campo com a camisa do Palmeiras".
O contrato que foi assinado pelo jogador tem abrangência de 3 temporadas inteiras, e ele inclui cláusulas e taxas de multas por rescisão contratual no valor de € 60 milhões de euros.
Embora ainda seja bem jovem, Endrick foi campeão em todas as suas categorias de base, e conquistou 13 troféus ao longo de sua carreira inicial e precoce.
O treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, também se mostrou empolgado. Ele já foi perguntado diversas vezes, nas redes sociais, sobre quando realmente o jovem Endrick poderá entrar em campo pra valer, junto com os veteranos dos gramados.
Ferreira mencionou: “Eu gosto realmente de trabalhar com as ‘crias da academia’, mas é preciso ter cautela quanto à utilização desses jovens talentosos, para não ‘queimar etapas’.