Em Março começa o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino!

A competição recente no cenário do esporte nacional tem no Corinthians o grande time do torneio

Brasil, Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, Futebol

A principal competição nacional do futebol feminino do Brasil já tem data marcada para o seu início. Com o Corinthians como o maior vencedor e atual campeão do torneio, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começa no dia 06/03.

Dono do melhor time do cenário nacional, o Corinthians vem nos últimos anos desenvolvendo um trabalho forte no futebol feminino e se tornou na maior potência do esporte nacional.

Além do Corinthians com três títulos (2018, 2020 e 2021), a Ferroviária com duas conquistas (2014 e 2019), Rio Preto (2015), Centro Olímpico (2013), Flamengo (2016) e Santos (2017), com um troféu cada, fecham a lista dos vencedores.

Com o intuito de criar um calendário para o futebol feminino, o Campeonato Brasileiro surge em 2013, ainda em condições bem diferentes das que o futebol masculino tem nos gramados e, principalmente, na ida do público aos estádios.

Os motivos que levaram ao início da competição

Entre as Olímpiadas de 2008 e 2012, o Brasil teve uma safra de grandes jogadoras. Marta, Cristiane e Formiga, são três exemplos de excelentes atletas que o Brasil colocou em campo para representar o nosso país.

Porém, a equipe do Brasil convivia com uma realidade diferente. Sem competições ao longo do ano, o futebol feminino se manteve escanteado por muito tempo. Pós Olimpíadas de Londres em 2012, a necessidade em se formar um torneio nacional era um dos pontos mais urgentes do nosso futebol.

Mesa de vidro

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Taça da competição nacional. O Campeonato Brasileiro começa no dia 06/03. Foto: Globo Esporte

Marta é a maior jogadora do futebol brasileiro. E costumeiramente, a jogadora se posicionava e mostrava que todas as atletas mereciam um calendário com mais competições, para que mantivessem o nível de atuação.

Além disso, o clamor popular aflorado após as campanhas em 2008 e 2012, aumentaram o interesse do público no futebol feminino. Torneios amistosos marcados entre seleções, tinham uma presença boa de público e adesão das emissoras de televisão.

A Band, inclusive, foi uma das grandes percursoras nas transmissões do futebol feminino. Algo que se mantém até hoje, sendo a dona dos direitos de transmissão das competições nacionais do esporte.

No primeiro ano, o Centro Olímpico é o grande campeão

Em 2013, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começava e a competição teve no Centro Olímpico de São Paulo o campeão nacional, vencendo o São José. Em dois jogos, um empate e uma vitória do Centro Olímpico por 2 a 1, deram o título para a equipe paulista.

No ano seguinte, foi a vez da Ferroviária conquistar seu primeiro campeonato nacional. A equipe do interior de São Paulo, historicamente, é um dos times que mais investe no esporte e tem um time feminino fortíssimo.

Pessoas posando para foto com a mão para cima

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Extinto time do Centro Olímpico foi campeão nacional em 2013. Foto: Portal Esportelândia

2015 foi o ano que marcou a conquista do Rio Preto em cima do São José. Com a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, e o empate por 1 a 1 no segundo, a taça foi para o time de Rio Preto. Em 2016, a equipe campeã do ano anterior, perderia a decisão para o Flamengo.

A partir de 2017, o que se vê, é o Corinthians aparecendo no cenário nacional, colhendo os frutos do investimento feito no futebol feminino. Com o início da montagem dos times femininos em 2009, a equipe do Parque São Jorge começou a se destacar no torneio nacional.

O Corinthians como a principal potência do país

De 2017 para cá, o Corinthians esteve em todas as finais da competição. Perdendo duas e vencendo três, algumas vitórias ficaram marcadas na história do time paulista.

Na primeira decisão, em 2017, contra o Santos, o time do Corinthians perdeu os dois jogos e acabou como vice-campeão da competição. No ano seguinte, o primeiro título da equipe é conquistado.

Com duas vitórias em cima do Rio Preto, tradicional equipe do futebol feminino, o Timão se sagrou campeão pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.

No ano seguinte, o time rival do Corinthians ao longo desses anos venceria a competição: a Ferroviária. Com disputas de finais de Campeonato Paulista, Copa Libertadores e do Brasileiro, os dois times se firmavam como as maiores do país.

Pessoa segurando raquete de tênis e pessoas assistindo

Descrição gerada automaticamente
Time da Ferroviária campeão nacional em 2019. Na decisão por pênaltis contra o Corinthians, a equipe do interior se deu melhor. Foto: Midia Ninja

Na decisão contra a Ferroviária, o Timão perdeu nos pênaltis, por 4 a 2, depois de dois empates nos dois jogos da decisão. Mas, nos anos seguintes, o que é visto, é a supremacia do Corinthians perante os demais times.

Na final de 2020, o placar agregado de 4 a 2, empatando o primeiro jogo com a equipe do Avaí Kindermann por 0 a 0 e vencendo depois o segundo jogo, o Timão se sagrou campeão pela segunda vez do torneio.

Em 2021, o time do Parque São Jorge encararia o grande rival e que vem emergindo no cenário nacional do futebol feminino: o Palmeiras. Em dois jogos, duas vitórias da equipe comandada por Arthur Elias.

Uma imagem contendo grama, grande, frente, homem

Descrição gerada automaticamente
Corinthians é o atual campeão e o time a ser batido na competição nacional. Foto: CBF

No primeiro jogo, 1 a 0. No segundo, 3 a 1, e a confirmação do tricampeonato brasileiro do time do Parque São Jorge. A competição ainda contou com a Ferroviária como 3ª colocada e o Internacional como o 4º melhor time do torneio.

Para a atual temporada, as meninas do Corinthians entram como as grandes favoritas a manter a conquista nacional. Mas, me diz aí: quem vai ser o time campeão do Brasileirão Feminino de 2022? Deixa aqui nos comentários o seu palpite!

E não esquece de ficar ligado no Bets. Aqui, você não perde nenhum lance do futebol feminino e vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo da bola!


Compartilhe esse conteudo