Vitória por 2 a 0 fez com que La Roja ultrapassasse Portugal no Grupo 3, se tornando o primeiro colocado com um ponto a mais
A Espanha recebeu a República Tcheca em Málaga, neste domingo (12/6), e venceu por 2 a 0, assumindo a liderança de seu grupo na Liga das Nações. Agora, os espanhóis têm um ponto a mais do que Portugal, que perdeu para a Suíça, e ficou estacionado nos 7 pontos.
A República Tcheca segue com 4 pontos, em terceiro lugar, enquanto os suíços têm apenas 3 na lanterninha. As rodadas finais, quinta e sexta, serão disputadas em setembro. Apenas o primeiro colocado avança para a fase de mata-mata.
Como foi o jogo
A Espanha precisou fazer apenas um gol em cada tempo para vencer. Soler fez o primeiro na etapa inicial, enquanto Sarabia confirmou a vitória no segundo tempo. Com mais posse de bola e amplo domínio, faltou à Espanha maior poder de finalização.
Até mesmo alguma fragilidade defensiva foi notada, concedendo espaços para os contra ataques dos tchecos. De qualquer modo, foi uma vitória sólida dos donos da casa.
Falam os personagens da partida
O treinador do lado derrotado, Jaroslav Šilhavý, disse que "Todos os nossos jogos foram excelentes. Tivemos uma boa atmosfera e jogamos uma boa partida...fomos ativos e perigosos. Infelizmente, não aproveitamos as chances - mas jogos como estes nos levam para a frente. Surpreendemos a Espanha um pouquinho com a nossa abordagem e o fato é que jogamos de modo corajoso!".
O seu capitão, o jogador Tomás Soucek, fez coro às palavras do comandante: "Quero parabenizar toda a equipe. Jogamos melhor no empate em casa. Queríamos jogar uma partida equilibrada. Quando jogamos fora de casa, é mais difícil pressionar o tempo todo, mas ao mesmo tempo, isso nos deixa mais equilibrados. Não é fácil, especialmente fora de casa, e por isso que temos de melhorar a nossa produtividade".
Já o treinador espanhol, Luis Enrique, se disse "FEliz por vários jogadores que fizeram uma excelente partida hoje. Poderíamos ter terminado o jogo na primeira etapa, de tantas chances que tivemos. Foi uma partida dura e temos que trabalhar duro, pois nossos adversários jogaram em alto nível. A atmosfera foi maravilhosa e quero agradecer à torcida aqui de Málaga".
Por fim, o meia Carlos Soler também gostou de ter cumprido o planejamento: "Os dois jogos em setembro são muito importantes e vão servir para polirmos algumas coisas. Viemos aqui com a mentalidade de terminar em primeiro do grupo antes das férias. Nós desempenhamos bem, mas sempre há algo para melhorar".
Escalações
Espanha: Unai Simón; Carvajal, Eric García, Iñigo Martínez, Alonso; Soler, Rodri, Koke; Asensio , Morata, Olmo. Treinador Luis Enrique.
República Tcheca: Mandous; Zima, Brabec, Jemelka; Coufal, Sadílek, Souček, Zelený; Pešek, Kuchta, Černý. Treinador Jaroslav Šilhavý.