São mais de três semanas até a estreia contra o Vila Nova, em São Januário

Embora bastante sentida pelos torcedores, a eliminação do Vasco para o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca pode auxiliar o clube cruzmaltino a conseguir o seu maior objetivo para a temporada de 2022: voltar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Assim, até a estreia na Série B, contra o Vila Nova, em casa, o Vasco terá 18 dias para realizar uma espécie de inter-temporada. Hoje, 23 de março, o elenco volta a trabalhar no CT Moacyr Barbosa.

A esperança do treinador Zé Ricardo é azeitar o time nesse período, uma vez que a pré-temporada, em janeiro, foi marcada por muitos problemas. Além da demora em ter os jogadores contratados, outros pegaram covid-19 e tiveram de se ausentar de muitos treinos, o que prejudicou a implantação do seu sistema de jogo.

Zé Ricardo pretende recuperar jogadores e tornar o time forte para a cansativa disputa da Série B

A diretoria já começa a se preparar para enfrentar a pesada rotina da Série B. Com viagens longas e orçamento menor, encontrar rotas e diminuir o desgaste do elenco, que terá de viajar de Norte a Sul, é vital. Para isso, departamento médico e fisioterapia já traçam planos de modo a minimizar os riscos de lesões, maximizando a recuperação dos jogadores.

Por seu turno, a parte executiva tenta buscar as melhores opções de percurso e alojamento, dentro do limitado aspecto financeiro vascaíno. Esta semana, o presidente Jorge Salgado afirmou que os R$70 milhões emprestados pela parceira 777 Partners são para quitar dívidas do clube, incluindo salários atrasados dos jogadores.

Diretor do Genoa, Johannes Spors irá auxiliar o Vasco a procurar reforços

Scout para contratações

No entanto, se ainda a parceria com a 777 depende da aprovação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco, o seu presidente já informou que a empresa americana irá disponibilizar o setor de scouting para ajudar os cruzmaltinos a buscarem novos jogadores.

O Vasco corre contra o tempo: tem até o dia 12 de abril para inscrever os reforços. Por isso, a aprovação da SAF é tão importante. A 777 pretende adquirir 70% para poder começar a investir pesado no clube.


Até lá, Joshua Wander, o responsável por tocar o negócio da 777 com o Vasco, já acionou dois funcionários de confiança para isso. Ambos alemães, Johannes Spors e Sebastian Arenz terão a missão de encontrar bons nomes para o clube brasileiro.

Spors é bastante respeitado na Europa, tendo trabalhado para o Hoffenheim. Foi ele quem contratou o então desconhecido Roberto Firmino, hoje atacante do Liverpool e queridinho de Jurgen Klopp. Já Arenz passou pelo Red Bull, além de atuar também no setor de scouting do Valência e do Milan.

Com esse background de experiência europeia, o Vasco sonha em descobrir novos talentos a baixo custo, uma vez que até mesmo em nível estadual, os rivais têm se reforçado bastante. Além do Flamengo, um dos clubes mais ricos do país, o Botafogo agora também têm aberto o cofre, já que o novo investidor John Textor planeja retornar o Glorioso para o topo brasileiro.

Compartilhe esse conteudo