Na Colômbia costuma se dizer que “se juega como se vive” em uma menção ao profundo impacto da política colombiana em seu futebol. Essa influência aparece em diversos aspectos desde o século passado e faz parte da própria história do futebol colombiano.

Mas isso não é exclusividade da Colômbia. O futebol, assim como qualquer esporte muito conhecido e influente em diversos países, está sujeito aos impactos provocados por movimentos sociais e políticos.

Um bom exemplo foram as duas Grandes Guerras, que marcaram profundamente a história dos clubes do mundo todo, sobretudo os europeus!

Quanto à Colômbia, Guerras Civis e milícias recortam a história do futebol desse país peculiar da América do Sul!

Conheça mais sobre a história do futebol colombiano através do Atlético Huila, um de seus clubes mais famosos! Veja tudo sobre “El equipo de todos” e a importância do time para o esporte no país!

Atlético Huila comemora trinta anos de história. Foto:Club Atletico Huila
Atlético Huila comemora trinta anos de história. Foto:Club Atletico Huila

Club Deportivo Atlético Huila

Apesar da história do futebol colombiano remeter ao início e meados do século passado, o Atlético Huila possui uma história relativamente nova. O clube foi fundado nos anos 90 na cidade de Neiva.

Já no ano seguinte, 1991, o clube participou da série B do campeonato colombiano profissional. Conseguindo sua primeira vitória já em 92, passando para a Série A muito rapidamente.

Até os dias de hoje o Atlético Huila está na Primeira Divisão do Campeonato, um feito incrível se considerarmos o tempo de história do clube. Poucos times em diversos países do mundo conseguiram permanecer na Série A por tanto tempo.

Os oito primeiros

Na Colômbia, agrupam-se os melhores times do país em um grupo formado pelos oito maiores, chamados de los ochos primeiros, ou os oito primeiros. O Atlético Huila está entre esses oito desde 1992, se mantendo na elite do futebol de seu país.

Atlético Huila na Primeira Divisão. Foto: Site oficial do clube
Atlético Huila na Primeira Divisão. Foto: Site oficial do clube

Apesar disso, o clube é reconhecido por ser um time modesto e de origem simples, além de muito novo se comparado a outros times. Possui, ao todo, 36 jogadores profissionais em sua equipe.

O Atlético de Huila, apesar de ser considerado um time pequeno, além de estar entre os oito primeiros, também possui sua própria escola de formação. As categorias de base são formadas na escolinha do próprio clube.

Um fato curioso no futebol colombiano é a disputa dos reservas. O torneio nacional de reservas é disputado anualmente e o Atlético de Huila faz questão de disponibilizar 26 jogadores para o campeonato.

Os 500 jogos

Sendo muito atuante no futebol da Série A do Colombiano, o Atlético de Huila já comemorou 500 jogos na Primeira Divisão! Esse é um número muito expressivo para um time nascido nos anos 90.

O estádio que o time utiliza para disputa de suas partidas é o Guillermo Plazas Alcid, na cidade de Neiva, que também é berço do clube colombiano. A equipe de todos se orgulha de sua importante contribuição para o futebol da região onde foi fundado.

Apesar disso, o estádio onde o clube disputa suas partidas não pertence a ele, mas ao Poder Público Municipal, como também acontece no Brasil em diversas regiões. Um bom exemplo são os clubes da capital de Minas Gerais, que utilizam o Mineirão para disputa de suas partidas.

O estádio, portanto, existe desde antes da fundação do Atlético de Huila, desde os anos 80 do século passado. A capacidade do estádio é para mais de 23 mil pessoas, uma grande potência para um estádio municipal.

Guillermo Plazas possui esse nome em homenagem a um ex-prefeito da cidade de Neiva e somente o Atlético de Huila utiliza o estádio oficialmente para disputa de suas partidas.

Estádio Guillermo Plazas lotado em dia de jogo. Foto: Site oficial do clube.
Estádio Guillermo Plazas lotado em dia de jogo. Foto: Site oficial do clube.

Liga BetPlay Dimayor

O Campeonato Colombiano de Futebol da Primeira Divisão é chamado de Liga BetPlay Dimayor. Atualmente, a forma de disputa do campeonato é chamada de Era Águila.

A Era Águila se iniciou a partir do ano de 2015 a partir de uma convenção realizada pela Dimayor, que decidiu pela mudança no formato do torneio anual.

A principal modificação para o futebol da elite colombiana é que passaram a fazer parte da disputa principal vinte clubes e não mais dezoito como era até então.

O torneio da Era Águla é dividido em duas etapas principais. A primeira é a fase de abertura, que é realizada no primeiro semestre, de fevereiro a junho, todos os anos.

A segunda fase é chamada de clausura e vai dos meses de julho a dezembro. A disputa inicial da primeira fase começa com todos contra todos, contando ao todo com 19 jogos.

Depois são disputadas as outras etapas que consistem nas tradicionais oitavas de final, quartas de final, semi e a grande final, que ocorre no final do ano.

É através desse campeonato que a Colômbia consegue enviar seus times para a Libertadores da América. Ao todo, o país conta com quatro lugares no campeonato. Dois times diretos e dois para a primeira fase da disputa!

Campeão de 2020

O clube alcançou a vitória do torneio da Primeira Divisão no ano de 2020, e de lá para cá decidiu investir mais fortemente em seu time. Assim, ano passado contou com cinco novos jogadores para incrementar suas disputas.

O investimento deu certo, e apesar da Pandemia do Covid 19, que impactou profundamente o futebol colombiano, o clube conseguiu sua tão sonhada vitória ao final.

O clube espera manter sua posição atual e segue investindo em novos jogadores ainda não anunciados para a temporada 2022, que se inicia brevemente. No entanto, é possível que todo o futebol colombiano, inclusive o Atlético de Huila, contem com um vilão já conhecido.

Há poucos dias, a imprensa colombiana anuncia a gravidade da nova variante do Covid 19, o Ômicron, em todo país. A variante, até o começo de janeiro de 2022, já havia se tornado a dominante entre os casos no país.

Assim, a Colômbia passa a investir em estratégias de Saúde Pública para combate e prevenção ao vírus em toda rede de atendimento do país, tentando evitar contaminação a ponto de paralisar o campeonato de futebol do ano de 2022.

Embora não se saiba exatamente como será o impacto dessa nova realidade no futebol colombiano e da América do Sul, é possível que novamente, e não só na Colômbia, campeonatos sejam adiados!

Compartilhe esse conteudo