Edmonton Elks, o gigante do futebol americano no Canadá

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Edmonton Elks, o gigante do futebol americano no Canadá

Entenda como foi a evolução, e como está atualmente um dos melhores clubes de futebol americano do Canadá. Boa leitura!

O futebol americano, apesar do nome que deixa a entender que o esporte só tem uma história grande nos Estados Unidos, começou no Canadá já em meados de 1860.

Desde essa época diversos clubes surgiram e morreram, e um dos que vieram para ficar foi o Edmonton Elks.

Aqui veremos os pontos altos e baixos da história do clube desde a sua fundação, assim como características e campanhas atuais. Assim, sem mais delongas, vamos lá!

História

Fundado em 1949, o Edmonton Elks surgiu de um clube que já vinha trilhando um caminho dentro do esporte no país. O primeiro clube da cidade de Edmonton Rugby Football Club, que surgiu em 1895.

Com o passar dos anos, até 1938, o clube foi chamado de Esquimaux, Edmonton Eskimos, Edmonton Elks (somente em 1922). Após esses momentos, o clube se dissolveu e voltou algumas vezes como Edmonton Boosters e Edmonton Hi-grads.

Após a Segunda Guerra Mundial, o ressurgimento de uma equipe que representasse a cidade de Edmonton foi com o atual Edmonton Elks, que nesse momento foi chamado de Edmonton Eskimos.

blog photos
Elenco do Edmonton Elks para a temporada de 1949. Site Oficial Edmonton Elks

Jogando suas primeiras temporadas sob o comando de Annis Stukus, a equipe se viu muito forte.

Com destaque para dois jogadores, o quarterback Jackie Parker e o running back Johnny Bright, o time veio a conquistar três Grey Cups consecutivas (1954, 1955, 1956).

Apesar desse começo de muita força, a equipe acabou passando por alguns anos de seca dentro da competição, vindo a conquistar seu próximo título da Grey Cup somente em 1975.

Até 1978, o Edmonton Eskimos mandou seus jogos no Clarke Stadium, e foi aonde venceu seus primeiros títulos. Contudo, em 1978 o clube optou por sair dessa casa e mudar para o Commonwealth Stadium, onde permanece até hoje.

Essa mudança de ambiente pareceu ter dado um novo gás aos jogadores, uma vez que as edições de 1978, 1979, 1980, 1981 e 1982 da Grey Cup foram vencidas pelo clube de forma consecutiva.

Vale mencionar que esses títulos vieram muito por conta de jogadores como os quarterbacks Warren Moon e Tom Wilkinson, assim como pelas grandes temporadas lideradas pelo técnico Hugh Campbell.

O período de 1973 até 1982 foi muito forte para a equipe, chegando em nove Grey Cups das 10 disputadas nesse espaço de tempo.

Também é interessante mencionar que o grande sucesso da equipe do futebol americano juntamente com o sucesso dos Edmonton Oilers no hóquei no gelo na década de 80 fez com que a cidade de Edmonton fosse apelidada como “A cidade dos campeões”.

Os anos que sucederam foram também de campanhas boas, mas não tanto como os citados acima. Um destaque desse momento foi Gizmo Williams, grande kick returner e wide receiver da equipe.

Esse jogador foi uma peça importantíssima para as conquistas da Grey Cup em 1987 e 1993, sob o comento do técnico Ron Lancaster.

Outras peças de extrema importância foram os defensores Danny Kepley, Willie Pless e Danny Bass. Suas campanhas ao lado do resto da defesa dos Eskimos fizeram com que o clube ficasse conhecido por ter uma das melhores linhas defensivas de toda a CFL (Canadian Football League).

blog photos
Imagem aérea do Commonwealth Stadium, utilizado pelo Edmonton Elks desde 1978. Site Oficial da Cidade de Edmonton

A partir daqui a equipe acabou não fazendo campanhas de título dentro da Grey Cup até 2003, apesar de ter feito boas campanhas dentro da Divisão Oeste da CFL.

Os próximos títulos da Grey Cup viriam então em 2003 e em 2005, anos nos quais a equipe contou como peça fundamental o quarterback Ricky Ray.

Ricky fez campanhas incríveis dentro das temporadas que jogou, e isso é provado pelas jardas acumuladas da sua carreira. O jogador conta com o maior número de jardas da história do clube, recorde ainda a ser batido.

Apesar de grandes esforços, a equipe acabou perdendo o playoff de classificação para a Grey Cup pela primeira vez em 34 anos, o que foi um grande baque na confiança do time.

Essa situação fez com que o clube passasse por duros 10 anos de campanhas fracas e sem títulos. Foi somente em 2015, que o próximo título da Grey Cup foi alcançado sob a liderança de Mike Reilly, quarterback da equipe nessa temporada.

Um ponto interessante, e que levou à mudança recente de nome do time, foi o fato de que os canadenses começaram a se sensibilizar com o uso de nomes classificados como “culturalmente insensíveis”.

A aplicação desse conceito acabou abrangendo o nome esquimós, que foi algo considerado como ofensivo aos Inuítes, que são povos indígenas que abitavam as regiões da Groenlândia, Canadá e Alasca.

Levando isso em conta, a diretoria da equipe acreditou que o melhor a se fazer seria mudar o nome da equipe, que até então era chamada de Edmonton Eskimos.

Assim, no dia primeiro de julho de 2021, o nome Edmonton Elks foi adotado. Juntamente com essa mudança, algumas alterações no uniforme e no logotipo da equipe aconteceram.

A primeira mudança foi o abandono do logo “EE”, que foi trocada para a ilustração de um alce. Além disso, o capacete passou a ter um chifre estilizado em menção aos chifres de um elk (cervo canadense). As cores verde e amarelo ouro permaneceram as mesmas.

Elenco Atual

Veja aqui a lista de todos os jogadores que compõe o elenco para a temporada mais recente jogada pelo Edmonton Elks.

- Quarterbacks

Nick Arbuckle

J. T. Barrett

Taylor Cornelius

Keon Howard

Kai Locksley

Khalil Tate

- Running backs

Sherman Badie

Walter Fletcher

Trayone Gray

Martese Jackson

Ante Milanovic-Litre

Terrance Roberts

James Wilder

- Fullbacks

Tanner Green

- Receivers

Emmanuel Arceneaux

Adarius Bowman

Darren Carrington

Temuchin Hodges

Caleb Holley

Nih-Jer Jackson

Mike Jones

Kenny Lawler

Raphael Leonard

Jalin Marshall

Pharoah McKever

Charles Nelson

Chris Osei-Kusi

Shai Ross

Joshua Simmons

Tevaun Smith

Dionte Sykes

Jalen Tolliver

Daniel Vandervoort

Diego Viamontes

Derel Walker

Michael Walker

Offensive linemen

David Beard

D'Antne Demery

David Foucault

Chris Gangarossa

Tomas Jack-Kurdyla

Jahair Jones

Colin Kelly

Mark Korte

Peter Kourtis

Emanuel McGirt

Steven Nielsen

Kyle Saxelid

Nick Summach

Tony Washington

Matt Womack

- Defensive linemen

Jake Ceresna

Stefan Charles

Thomas Costigan

Tibo Debaillie

Makana Henry

Cole Nelson

Kingsley Opara

David Perkins

Jordan Reaves

Christian Rector

Daniel Ross

Darius Royster

Antonio Simmons

Calvin Taylor

Matthew Wilkerson

Linebackers

Tobi Antigha

Malik Clements

Adam Konar

Deon Lacey

Grant McDonald

Nyles Morgan

Nakas Onyeka

Shaydon Philip

Tyrell Robinson

Maxime Rouyer

Quart'e Sapp

Matt Thomas

Malik Tyne

- Defensive backs

Dotun Aketepe

Christian Angulo

Derrick Baity

Eric Blake

Duron Carter

Jhavonte Dean

Mike Dubuisson

Matt Elam

Ed Gainey

Aaron Grymes

Christopher Harris

Jordan Hoover S

Trey Hoskins

Scott Hutter

Nafees Lyon

Floyd Redfield

Jeawon Taylor

Josh Woodman

- Elenco Especial

Zach Greenberg LS

Greg Hutchins K


Títulos Conquistados

blog photos
Anel de Campeonato do Edmontons Eskimos para o título da Grey Cup de 2015. Anúncio de leilão do anel feito em 2015.

Dentro da CFL os clubes disputam duas competições principais. Primeiro temos as temporadas regulares Leste e Oeste, que classificam os clubes para a Grey Cup. Os Elks disputam pela Divisão Oeste, chamada também de N. J. Taylor Trophy.

Tendo isso em mente, veja abaixo os títulos conquistados pelo Edmonton Elks.

- Grey Cup (14 títulos): 1954, 1955, 1956, 1975, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1987, 1993, 2003, 2005 e 2015.

- N. J. Taylor Trophy (21 títulos): 1952, 1954, 1955, 1956, 1960, 1973, 1974, 1975, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1986, 1987, 1990, 1993, 1996, 2002 e 2003.

































ARTIGOS RELACIONADOS

Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!
Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!

Piloto holandês começa a abrir boa vantagem para os demais competidores Em uma corrida sofrida, marcada pela dura disputa entre Verstappen e Sainz, o piloto da Red Bull conseguiu segurar a vantagem na pista canadense, e emplacou mais uma vitória, ...

Victor Simonelli
2 em minutos de leitura
#Canadá,#Alphonso Boyle Davies,#Futebol

CONHEÇA TUDO SOBRE A HISTÓRIA E CARREIRA DE AFONSO DAVIES

O jogador de futebol profissional Afonso Davies é um lateral esquerdo que atualmente joga pelo clube da Bundesliga, Bayern de Munique, com a camisa de Nº 19. Mas Davies represent...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Barrie Colts,#Hóquei

Conheça agora mesmo como foi incrível trajetória desse grande time de hóquei canadense, o Barrie Colts

O Barrie Colts é um time júnior de hóquei no gelo, e também faz parte da Ontario Hockey League, com sede em Barrie, Ontario, Canada. Esse grande time foi fundado em meados de 19...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Guelph Storm,#Hóquei

Conheça agora mesmo a incrível trajetória do time de hóquei canadense, o Guelph Storm

O Guelph Storm é um grande time júnior de hóquei no gelo com sede em Guelph, Ontário, Canadá. Eles jogam na OHL desde a temporada 1991-92. A equipe joga em casa no Sleeman Cent...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Saskatoon Blades,#Hóquei

Conheça o time de hóquei júnior Saskatoon Blades

O Saskatoon Blades é um time de hóquei junior profissional do Canadá. Eles integram a Conferência Leste pela Western Hockey League, antes conhecida como Western Canadian Hockey Le...

Andréa Benetti

4 em minutos de leitura