Com mais de 75 anos de história, a equipe conta com diversas conquistas e desafios ao longo da sua caminhada. Tendo consigo a equipe feminina e masculina, ele é o clube mais antigo da Liga Estadual de Basquete.

Iniciou sua história na formação de uma Associação de Basquetebol da Austrália Ocidental em 1946/47. O clube faz parte da Associação, e tem muito orgulho disso, não apenas nas conquistas, mas também na iniciativa e no planejamento decisivo que ajudou a estabelecer diretrizes para os desenvolvimentos atuais do basquete.

East Perth Eagles / Foto: Site Oficial

Logo no início era conhecido como YCM - Highgate Basketball Club no ano de 1946/47, depois como Highgate Basketball Club em 1948, independente da troca dos nomes, as equipes sempre foram bem-sucedidas ao longo dos anos, disputando inúmeras finais.

No início dos primeiros 10 anos, a equipe não conseguiu nenhuma conquista na Premiership, porém, foram conquistados um total de 35 vitórias no campeonato em vários níveis do basquete da Austrália Ocidental.

As equipes sempre foram sensacionais dentro das quadras, sendo muito procuradas por diversos locais do país para oferecer jogos da equipe como exibição contra aspirantes e jogadores locais.

O lema do clube Highgate era “Peça e nós iremos” demonstrando uma visão progressiva e inovadora do clube em relação ao desenvolvimento do basquete na Austrália Ocidental.

Os anos foram passando e muitas conquistas foram chegando, no ano de 1956, juntamente com a YMCA (Perth), a Highgate foi membro fundadora da Divisão Feminina da Associação de Basquetebol da Austrália Ocidental.

As águias venceram diversas competições femininas, dentre elas, venceram 4 Premierships, todos consecutivos entre 1977 a 1980. Infelizmente, esse feito não foi repetido no Distrito Feminino ou no Basquete SBL até os dias de hoje.

Jogada do time feminino dos águias / Foto: Facebook Oficial

Já a equipe masculina, venceram 4 Premierships nos anos de 1980, 1983, 1988 e 2014. Não foram consecutivos, mas nem por isso, invalidam os ganhos. Enquanto ganhavam essas competições, disputava as rodadas do play-off na maioria das temporadas.

Surgimento do Leste de Perth

O clube de basquete Highgate teve a função de combinar todos os clubes de basquete na ampla área de influência do East Perth Football Club, formando um distrito em 1972.

Inicialmente, a organização era conhecida como North Eastern Suburbs Basketball Association ou NESBA, mas mudou de nome em 1975 para East Perth District Basketball Association, assim, representando com mais precisão as origens do clube e a área representada.

Basquetebol WA

Seis dos 15 membros vitalícios da Federação de Basquete da Austrália Ocidental eram do clube. Isso devido uma indicação do imenso impacto que as pessoas de Highgate / East Perth tiveram no basquete da Austrália Ocidental.

Sendo os membros vitalícios empossados:

  • Jim Gillam;
  • Laura Gillam;
  • Ron Matulich;
  • George Adams;
  • Alec Calander;
  • Bob Kidner ;
  • Brian Spurge.

O Basketball WA também apresenta o Troféu Gillam, este que foi doado pela família Gillam no ano de 1974, em reconhecimento à Champion Association, durante a competição WABL.

Como os pontos são concedidos para os números de equipes inscritas, representação em finais e campeonatos na competição e são deduzidos por desistências ou desistências de equipes durante a temporada, a Champion Association é muitas vezes a organização que mais faz o jogo de basquete durante a temporada.

Mesmo depois de anos, a Família Gillam ainda está representada em East Perth.

Tempos Modernos

Mesmo com o passar de longos anos, a influência de Highgate / East Perth ainda está presente em todos os círculos do basquete da Austrália Ocidental, isso com muitos dos ex-membros ainda envolvidos ativamente com várias associações locais, equipes WABL e SBL até os dias de hoje.

Diversos jogadores das primeiras equipes do Perth Wildcats eram de East Perth, como mais notável Eric Watterson, este que jogou mais de 300 jogos da NBL.

Além desse, outros Wildcats incluem:

  • Neville Robb;
  • Ian Satie;
  • Adrian Majstrovich;
  • Justin Brown;
  • Tom Garlepp;
  • Jarrod Balcombe;
  • Drew Williamson;
  • Tom Jervis.

O clube também foi o lar de alguns dos melhores americanos que vieram para WA; Steve Williams, Craig 'CJ' Jackson, Dan Hunt, Vince Kelley e John Culbertson, para citar alguns.

Os Eagles são membros fundadores da State Basketball League (SBL) da Basketball WA, que é reconhecida como uma das principais ligas do basquete australiano.

O clube faz parte do programa do governo Escola de Esportes que são fornecidos gratuitamente para que crianças aumentem a sua participação nos esportes e se tornem ativos ao longo da vida.

A Associação também conta com uma equipe de juniores, além da feminina e masculina. A equipe está em 4º lugar na NBL, correndo atrás de mais uma vez ganhar a liga.

Equipe feminina da East Perth Eagles / Foto: Site Oficial

Quer saber tudo sobre o mundo do basquete australiano e de todos ao redor do mundo, só aqui na Bets que você fica atualizado em todos os esportes!

Compartilhe esse conteudo