Foi fundado no ano de 1893, na cidade de Dundee, localizada na Escócia. Criado a partir da fusão de dois clubes locais, Our Boys e East End. A partir dela que se deu o pedido para a inclusão na Liga Escocesa de Futebol e foram admitidos em junho do mesmo ano da sua fundação.

Seu estádio fica na cidade de Dundee, tem capacidade para mais de 11 mil torcedores vibrarem com seu amado clube. Seu recorde de público ocorreu em 07 de fevereiro de 1953, quando Dundee enfrentou o Rangers pela Copa da Escócia, totalizando 43.024 torcedores presentes.

Estádio Dundee Futebol Clube / Foto: Divulgação Dundee FC
Estádio Dundee Futebol Clube / Foto: Divulgação Dundee FC

Histórico das temporadas

Um ano após a sua fundação, já obtiveram conquistas com seus jogadores. O goleiro Bill March, o meio-campo William 'Plum' Longair e o ala esquerdo Sandy Keillor foram os primeiros jogadores do Dundee a participar da seleção da Escócia.

Nesse jogo, venceram a Irlanda por 2 a 1 em Belfast. Logo, 4 anos depois, o jogador Keillor, foi o primeiro do Dundee que fez um gol na seleção da Escócia em sua vitória de 4 a 0 contra o País de Gales.

Já no século 20, no ano de 1910, realizou um feito gigantesco ao trazer para casa pela primeira e única vez, o troféu da Copa da Escócia. Essa vitória foi do jogo contra o Clyde em Ibrox por 2 a 1.

Depois desse feito, o clube ganhou um troféu de futebol mais antigo do mundo. Novamente, em 1925, quase chegou a alcançar a taça novamente, quando ficou em segundo lugar.

Na temporada de 1948/49, o clube alcançou as semifinais da Copa da Liga, da Escócia e do Campeonato da Liga. Após anos esperando alguma vitória para levantar a taça, ele teve o seu trunfo.

Na temporada de 1961/62, derrotaram os Muirton Parkpor 3 a 0 em Perth. Com isso, venceram o Campeonato da Liga Escocesa. Nessa mesma temporada, venceram também o Rangers por 5 a 1 em Ibrox.

Na temporada de 1967, Dundee alcançou sua semifinal europeia na Intercity Fairs Cup, a antecessora da Copa UEFA. Nesse jogo, perdeu de 2 a 1 para o Leeds United de Don Revie. Em 1973, Dundee teve outra vitória sobre o Celtic e ganhou a Copa da Liga Escocesa.

Depois dessa vitória, teve o início da Premier League, onde o clube não teve sorte, e foi rebaixado no final da primeira temporada. Porém, na temporada de 1980/81, o time teve seu retorno à Premier e chegou a outra final da Copa da Liga Escocesa. E permaneceu pela Primeira Liga durante os anos 80.

A partir dos anos 90, o clube teve três grandes vitórias da Primeira Divisão. Uma em 1992, outra em 1998 e outra na final da Copa da Liga.

Momento financeiro crítico

Em meados dos anos 2000, precisamente no ano de 2003, foram reveladas dívidas do Dundee no valor de 20 milhões da moeda do país. Os adeptos do clube lançaram campanhas de arrecadação de fundos para o time.

Nesse momento, 25 membros da equipe foram demitidos, porém, o gerente Jim Duffy, mostrou lealdade ao clube e, contra todas as possibilidades, ainda os levou para o sétimo lugar naquele ano.

Houveram cortes drásticos no clube, até que, um novo investimento foi feito no ano de 2009. Foram anos lutando contra os problemas financeiros que vieram do período administrativo de 2003/2004.

O investimento veio na forma do empresário de Aberdeen, Calum Melville, que se juntou ao conselho em março de 2009.

Vitórias

1910 - Copa da Escócia

Dundee vence a Copa da Escócia / Foto: Divulgação Dundee FC
Dundee vence a Copa da Escócia / Foto: Divulgação Dundee FC

Foi o jogo mais importante do clube até hoje. Dundee, estava espetacular naquela temporada, perdendo apenas um jogo em quinze. Clyde havia feito dois gols, e como restavam apenas 4 minutos para a final, era certo de que o troféu iria para eles.

Mas, pelo contrário do que muitos pensavam, inclusive, muitos torcedores do Dundee que já estavam indo embora do estádio, aos 87 minutos do jogo, o jogador Hunter disparou uma boa no meio do gol.

A partir daí, a esperança voltou a fazer parte dos torcedores do Dundee. Foi quando, faltando apenas 30 segundos, o jogador George Langlands, empatou o jogo. Foram então para um terceiro jogo e, dessa vez, conseguiram vencer o adversário e ganhar a Copa da Escócia.

1951 / 1952 / 1973 - Copa da Liga da Escócia

Dunde jogava contra os Rangers, time esse que já tinha um bom histórico. Com apenas 21 minutos de bola rolando, o adversário fez um gol, ficando na frente de Dundee. Mas isso não fez o time espairecer. Logo no começo do segundo tempo, já empataram o jogo.

Ao longo da partida, Dundee fez mais um gol, deixando o time mais tranquilo quanto a vitória. O que parecia distante, aconteceu, Rangers fez mais um gol faltando apenas dois minutos para o final.

Faltando apenas alguns segundos para a grande final, sairia então mais um gol em favor do Dundee. O que os Rangers não imaginavam aconteceu, seu adversário se tornaria vencedor da Copa da Liga da Escócia.

Depois de derrotar o Rangers em 51, o time também levou para casa a Copa da Liga em 1952, ganhando por 2 a 0 sobre o Kilmarnock.

Depois de ser vice-campeão pela Liga, em 1973, mais uma vez o clube levou a taça para casa. Ganhou a partida de 1 a 0 contra o Celtic.

1962 - Liga Escocesa

Na temporada de 1961/62 foi um grande marco para o clube. Foi a primeira vez que Dundee seria campeão da Liga Escocesa. Depois de uma temporada com ganhos e perdas, o time chegou à final e venceu o St Johnstone por 3 a 0.

Dundee Fc vence a Liga Escocesa em 1962 / Foto: Divulgação Dundee FC
Dundee Fc vence a Liga Escocesa em 1962 / Foto: Divulgação Dundee FC

Atualmente, Dundee se encontra na 11º posição no Campeonato Escoces com 16 pontos, uma posição acima do rebaixamento.

Aqui na Bets você fica por dentro de tudo que precisa saber no mundo do futebol mundial.













Compartilhe esse conteudo