Equipe é vencedora de seis títulos de expressão, entre elas uma Copa do Presidente e uma Copa do Golfo

O Clube Esportivo e Cultural de Baniyas teve sua fundação em 1982 (Foto: Site oficial do Baniyas Club)

O Clube Esportivo e Cultural de Baniyas (Baniyas Sports and Cultural Club), dos Emirados Árabes Unidos, teve sua criação no ano de 1982. A equipe destaca-se, é a casa de dois brasileiros: o volante Saile e o ponta esquerda João Victor.

Além dos jogadores do Brasil, completam o clube: os goleiros Fahad Mohamed, Khaldid Abdulrahman Ali Alblooshi, Mohamed Khalaf e Saif Hussein Mohammed Said Al Balushi.

Os zagueiros Sasa Ivkovic, Mohamed Jaber, Hasan Almuharrami e Khalid Hashemi; além dos laterais Hussain Abbas Juma, Khamis Saleh Ismaiel Khalil Alhammadi, Sultan Husain Alehremi e Salim Al Mammari.

E ainda: os meio-campos Abdallah Al Balushi, Ali Awana Almessabi, Mihair Alketbi e Khalifa Alsaeedi; os volantes Fawaz Awana, Mohamed Al Zaabi e Salem Abdulla Rashed Abdullah Al Baloushi; os meias centrais e ofensivos Amer Adbulrahman, George Tibar, Shahin Surour Al Dermaki e argentinos Gastón Álverez Suarez e Nicolás Giménez.

Mais à frente, completam o time o atacante Hamdan Ahmed Al Mahri, os pontas Eisa Ali Abass, Mohd Kamaas Almenhali, Suhail Al Noobi, Ahmed Shehda Abunamous; e, por fim, os centroavantes Isaac Kiese Thelin, Mohamed Alhammadi, Said Khamis Said e Ahmed Al Ghilani.

O técnico é o romeno Daniel Isaila, de 49 anos. Ele assumiu a equipe em 25 de junho de 2020. O estádio do clube é o Maghanes 2002. Ele tem capacidade para 32 mil torcedores e está localizado em Abu Dhabi.

Brasileiros no clube

Saile Samuel Da Silva Souza, ou só Saile, nasceu em 14 de setembro de 2000. De Santa Catarina, ele atuou pelo Joinville de 2018 a 2019.

Ele está no Baniyas desde 24 de setembro de 2019. Seu contrato foi renovado em 13 de agosto de 2021.

Já João Victor Lucas Wesner nasceu 23 de março de 2000, no Rio Grande do Sul. Ele atuou em 2018 e 2019 pelo Cruzeiro (RS) e entrou para o Baniyas em 1º de julho de 2019.

O contrato dele, renovado em 5 de janeiro de 2022 vai até 31 de maio de 2025.

Títulos

A equipe fundada nos anos 1980 é vencedora de seis títulos de expressão. Ela já levou uma Copa do Presidente (1991-1992) e uma Copa do Golfo (2012-2013).

Além disso, é vencedora de seis Division One, que é a segunda divisão da Liga nacional dos Emirados Árabes Unidos (a Pro-League dos Emirados Árabes).

O torneio conta com 11 clubes desde a temporada 2019-2020 e garantem a passagem para a elite os dois primeiros colocados. O Baniyas já venceu as temporas 1994-1995, 2004-2005, 2008-2009 e 20117-2018.

Equipe é vencedora de seis Division One, que é a segunda divisão da Liga nacional dos Emirados Árabes Unidos (Foto: Site oficial do Baniyas Club)

História do clube

O clube teve sua criação em 1982 por decisão do Conselho Supremo de Juventude e Esportes. O objetivo era atender a necessidade da região e desenvolver sua infraestrutura, bem como cuidar da comunidade local de Baniyas na capital Abu Dhabi.

Além disso, Baniyas também teve o intuito de contribuir para a construção de gerações conscientes e responsáveis.

A primeira grande competição vencida pelo clube foi a Taça de Sua Alteza o Presidente do Estado, na temporada 1991-1992. Entre primeira e segunda divisão, no torneio de elite de 2009-2010 o clube conseguiu ficar em quarto lugar.

Na temporada de 2012-2013, um novo triunfo: o time conseguiu faturar a Copa do Golfo no Estádio Al Shamkha. A equipe faturou o campeonato com dois gols contra o Al Khor Qatar.

Pouco depois, o tenente-general Sheikh Saif bin Zayed Al Nahyan assumiu a presidência do clube. Nessa época, a equipe passou a se preparar para desafios internacionais.

Diversificado

Vale destacar, o Baniyas Sports and Cultural Club investe em várias modalidades esportivas. O clube possui times de futebol, vôlei, handebol, tênis de mesa, esgrima, além de vários outros esportes.

Inclusive, a equipe de Jiu-Jitsu do Baniyas venceu o masculino da Copa do Presidente pelo segundo ano consecutivo, no fim do ano passado. A equipe que conseguiu o feito tem 17 jogadores em duas categorias: 9 da juvenil e 8 da masculina adulta.

Como objetivos, o clube destaca em seu site: “Alcançar altos resultados local e regionalmente; desenvolver o esporte e oferecer oportunidades para que o talento se torne o centro e o fórum preferido da população da região; atrair, desenvolver e manter talentos para o clube.

Além de excelência institucional por meio da aplicação da governança; construir instalações esportivas com especificações de alta qualidade; melhorar o desempenho financeiro do clube; desenvolver relações externas e parcerias; construir instalações desportivas com especificações de alta qualidade; melhorar o desempenho financeiro do clube; e desenvolver relações externas e parcerias.”

Social

Recentemente, o Baniyas Club realizou a iniciativa Desporto para Todos nos bairros de Baniyas, bem como no Parque Al Shamkha. O evento teve a participação da população local por meio de jovens e pais.

O evento contou com competições e atividades que duraram mais de quatro horas, como futebol, vôlei e cabo de guerra. Na ocasião, o clube também distribuiu prêmios e lembranças aos torcedores e participantes, após as atividades diversas e desafios.

Durante a iniciativa, o grande número de moradores da área também fez uso de serviços oferecidos como exames médicos. Também estavam no local ambulâncias e equipe médica de alto nível para garantir a segurança dos participantes e o atendimento.

Iniciativa Desporto para Todos teve participação da população local (Foto: Site oficial do Baniyas Club)

Primeira vitória do ano

Segunda vitória consecutiva na liga profissional e primeira do ano, o Baniyas começou bem 2022. Ele faturou contra o Ittihad Kalba, fora de casa, com três gols contra no estádio Ittihad Kalba pela décima terceira rodada da competição.

A primeira grande competição vencida pelo clube foi a Taça de Sua Alteza o Presidente do Estado, na temporada 1991-1992 (Foto: Site oficial do Baniyas Club)
Compartilhe esse conteudo