Dorival Júnior definiu uma estratégia e não abre mão dela para seguir no Campeonato Brasileiro. No próximo confronto, contra o Goiás, o Flamengo voltará a fazer uso de um time alternativo. Foi com a "equipe do Brasileirão" que o time da Gávea saltou da décima quarta posição para a vice-liderança, e, apesar de todas as críticas, o treinador seguirá com seu plano. Dorival Júnior e sua comissão técnica têm total liberdade para decidirem qual time botar em campo. São levados em consideração dois pontos principais: as condições físicas dos atletas e o ambiente do grupo.
O técnico já tem uma grande conquista a comemorar no clube, que é a transformação positiva no ambiente dentro do seu plantel e com a diretoria. A primeira constatação de tal mudança veio do próprio técnico, e explicou o por quê. A melhora no dia a dia veio através da aceitação do elenco ao método de trabalho e às ideias da comissão técnica, que, ao dar chance a todos jogadores, devolveu ao grupo também a competitividade. Instalou-se então a famosa concorrência sadia pelas vagas no time titular.
Já está bastante evidente que Dorival confia e manterá o "time do Brasileirão". E tem motivos para isso, afinal, foi com esses jogadores iniciando as partidas, que o Flamengo venceu sete e empatou duas das últimas dez rodadas, com o melhor aproveitamento da Série A neste período.
Desde que chegou ao Flamengo, em junho, o treinador não teve nenhuma semana inteira para se dedicar exclusivamente aos treinamentos dentro do clube. Seu time entrou em campo em todos finais de semana e meios de semana nos últimos três meses. A maratona se deve ao sucesso do Flamengo nos torneios que participa e serve como reforço do seu argumento para a necessidade de rodar o time, como o técnico afirmou que continuará fazendo. Foi com esta filosofia que o Flamengo apostou no rodízio entre os jogadores e livrou o grupo de lesões musculares. No Departamento Médico só tem Rodrigo Caio e Bruno Henrique, em recuperação de problemas anteriores à chegada de Dorival Júnior. O técnico faz questão de ter o suporte do departamento médico e da fisiologia do clube para tomada das decisões, e assim avaliar as condições dos jogadores e seguir o planejamento.
A diretoria do Flamengo deu autorização para Dorival Júnior, ao lado de sua comissão técnica e outros membros do departamento de futebol, tomarem as decisões e assim será na sequência da Série A.
Para domingo, data da partida contra o Goiás, fora de casa, Dorival comanda mais duas atividades no Ninho do Urubu. Com o zagueiro Fabrício Bruno e os atacantes Gabigol e Pedro suspensos, o técnico terá que arrumar novas soluções, uma vez que o jovem Lázaro - que vinha atuando como "falso 9" - foi vendido no início de setembro.