Donny van de Beek (nascido em 18 de abril de 1997) 24 anos 1,84 de altura, é um futebolista profissional holandês que atua como meio-campista no Everton, clube da Premier League, emprestado pelo Manchester United e pela seleção holandesa.

Ele ingressou na academia do Ajax em 2008. Em 2015, Van de Beek realizou sua estreia competitiva pelo clube em uma partida da UEFA Europa League contra o clube escocês Celtic. Na temporada 2016 – 17, o Ajax avançou para a final da Liga Europa, mas perdeu para o Manchester United.

Durante a temporada 2017 – 18, Van de Beek se estabeleceu como um jogador-chave no onze inicial do Ajax. Após a campanha de 2018 – 19, onde o Ajax chegou às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, Van de Beek foi listado entre os 30 finalistas da Bola de Ouro. Com o Ajax, ele ganhou a Eredivisie título, KNVB Cup e Johan Cruyff Shield.

No futebol internacional, Van de Beek representou a Holanda nas categorias de base. Em novembro de 2017, ele fez sua estreia internacional sênior contra a Romênia. Em 2019, fez parte do plantel que chegou à primeira final da UEFA Nations League, mas perdeu para Portugal.

Van de Beek nasceu em Amersfoort, Utrecht. Seus pais são André e Gerdina van de Beek. André é torcedor do Ajax e levou Donny ao estádio deles aos cinco anos. O irmão mais novo de Donny, Rody, jogou pelo Veensche Boys.

Van de Beek começou sua carreira ainda menino na academia local dos Veensche Boys, onde seu pai, André, já jogou. Em agosto de 2014, ele se juntou à academia juvenil do Ajax, assinando um contrato de três anos, designado para a equipe D.

Ele progrediu ainda mais na academia e participou da vitória da Supercopa da equipe A1 contra a equipe A1 do Feyenoord. Em 27 de janeiro de 2015, ele assinou uma extensão de contrato, para mantê-lo no clube até meados de 2018.

Van de Beek desempenhou um papel fundamental como meia-atacante do Ajax na temporada 2018 – 19, começando quase todas as partidas em todas as competições, já que a equipe conquistou seu primeiro título da liga em cinco anos e surpreendentemente se classificou para a semifinal da 2018–19 Liga dos Campeões da UEFA.

Van de Beek marcou contra a Juventus em 16 de abril na segunda mão das quartas de final para ajudar sua equipe a eliminar o campeão italiano com um 3 – 2 no total.

Em 7 de maio, ele marcou contra o Tottenham Hotspur na primeira mão da semifinal, que resultou em uma vitória fora de casa por 1 a 0 para o Ajax. No entanto, o Ajax não conseguiu avançar para a final, perdendo o empate por gols fora após uma derrota por 2 a 3 em casa.

Em 30 de agosto de 2020, o Ajax chegou a um acordo com o Manchester United, clube da Premier League inglesa, para a transferência de Van de Beek. A transferência foi concluída três dias depois, com Van de Beek assinando um contrato de cinco anos por £35 milhões mais £5 milhões em complementos.

(Durante sua passagem pelo Manchester United) Foto: www.semferrsport.com

Van de Beek escolheu usar a camisa número 34 como uma homenagem ao ex-companheiro de equipe do Ajax Abdelhak Nouri, que desmaiou durante um amistoso em 2017 e entrou em coma induzido.

Van de Beek teve pouco envolvimento durante sua primeira temporada no Manchester United, começando apenas quatro partidas da Premier League.

Ele fez sua estreia em um amistoso contra o Aston Villa em 12 de setembro, antes de realizar sua estreia oficial como substituto no jogo de abertura do clube na Premier League em casa, contra o Crystal Palace, em 19 de setembro; ele marcou o único gol do United na derrota por 3 – 1.

Em 31 de janeiro de 2022, Van de Beek foi emprestado ao Everton, clube da Premier League, até o final da temporada 2021 – 22.

(Sendo apresentado pelo Everton) Foto: manchestereveningnews.co.uk

Em 11 de setembro de 2013, Van de Beek fez sua estreia pela seleção sub-17 da Holanda contra a Alemanha. Ele fez parte do elenco que conseguiu chegar à final do Campeonato da Europa de Sub-17 de 2014 após derrotar a Escócia na semifinal. No entanto, eles terminaram como vice-campeões da Inglaterra.

Em 14 de novembro de 2017, Van de Beek realizou sua estreia internacional sênior contra a Romênia em um amistoso. Ele apareceu em ambos os jogos nas finais da Liga das Nações da UEFA de 2019 como substituto, já que a Holanda derrotou a Inglaterra por 3 a 1, mas perdeu para Portugal na final por 1 a 0.

Ele marcou seu primeiro gol internacional em 14 de outubro de 2020 em um empate por 1 a 1 fora de casa contra a Itália na Liga das Nações da UEFA.

Em 8 de junho de 2021, Van De Beek foi forçado a se retirar da equipe da Holanda para a campanha da (Euro) 2020 poucos dias antes do início do torneio. Foi divulgado pela FA holandesa que Van de Beek estava lutando contra uma lesão e, como resultado, ele treinou longe do time principal. Foi confirmado que ele não conseguiu se recuperar a tempo e se retiraria totalmente da seleção holandesa.

(Durante uma partida oficial pela seleção holandesa) Foto: futebolholandes.com.br

No Ajax, Van de Beek jogou como meio-campista central. O jornal espanhol Mundo Deportivo escreve que ele desempenha um papel mais ofensivo em comparação com seus colegas de outras equipes.

Segundo o ex-técnico do Ajax, Frank de Boer, Van de Beek joga melhor na sexta posição. Goal.com descreveu Van de Beek como um jogador que tem “excelente controle e um grande olho para um passe: ele liga com o ataque e é perigoso quando corre para a área”.

Enquanto jogava pela academia do Ajax, ele foi comparado com Davy Klaassen. No entanto, Van de Beek rejeitou a comparação e disse ser um jogador que queria manter a bola nos pés. O ex-capitão do Ajax, Joël Veltman, descreveu Van de Beek como um jogador que “trabalha muito e pode jogar nas entrelinhas”.

Estatísticas

Donny desde que saiu do Ajax não se firmou teve poucos jogos pelo Manchester United sendo transferido para o Everton, na carreira já tem 314 jogos, 68 gols, 57 assistências e 21.345 minutos jogados.

Títulos

Ajax

Eredivisie: 2018–19

Copa KNVB: 2018–19

Escudo Johan Cruyff: 2019

Vice-campeão da UEFA Europa League: 2016–17

Manchester United

Vice-campeão da UEFA Europa League: 2020–21

Holanda U17

Vice-campeão do Campeonato da Europa de Sub-17: 2014

Individual

Talento do futuro do Ajax: 2014–15

Compartilhe esse conteudo