Gol contra de Matheus Moraes aos 40 minutos da primeira etapa decidiu o confronto
Como foi a partida
O Vitória tinha grandes expectativas com a partida de ontem, realizada no estádio Barbosão, em Cruz das Almas. Era a chance de entrar na zona de classificação para a fase final do estadual.
Buscando os três pontos fora de casa, o técnico Dado Cavalcanti promoveu o retorno do atacante Dinei. Ele estava fora de combate desde o ano passado, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. Foram 8 meses entre cirurgia e recuperação. Mas se a sua volta aos gramados foi positiva, o resultado da partida não deixou os torcedores rubro-negros felizes.
De seu lado, o técnico Sérgio Araújo espelhou o 4-3-3 do Vitória. Cassiano no gol, Matheus Peixe e Ruan Quadros nas laterais, e a dupla de zagueiros Renan (Costa e Eliphas), compunham a defesa. No meio campo, 3 volantes: Freire, Cacique e Elionay. Finalmente, os atacantes eram Chorinho, Cesinha e Marcelinho (meia improvisado na ponta).
E a estratégia do Doce Mel deu muito certo. O time entrou ligado, comandando a partida. O Vitória tentava arrefecer a blitz adversária, esfriando o jogo com passes para o lado. Mas o Doce Mel não dava descanso e partia para cima.
Todo o repertório ofensivo foi utilizado pelo Doce Mel: bombas de fora da área, cruzamentos, tabelinhas por dentro, ultrapassagem com os laterais. Sem esquecer dos escanteios e das bolas paradas.
Finalmente, aos 40 minutos da primeira etapa, toda a pressão do Doce Mel foi recompensada. Chorinho roubou a bola de João Pedro na intermediária, avançou por Alisson Cassiano e mandou rasteirinho para a área. O zagueiro do Vitória Matheus Moraes se atrapalhou e acabou mandando a bola contra o próprio gol.
Dado Cavalcanti não gostou nada mesmo do que viu de sua equipe. Tanto que voltou do vestiário com um pacote de alterações. Foram nada menos do que 4 substituições. Os atacantes Roberto e Dinei deram lugar a Alisson Santos e Erik, enquanto o meia Jadson saiu para a entrada de Gabriel Santiago. Ainda houve mais uma mudança: o volante Alan Santos foi rendido por mais um atacante, dessa vez Ruan Nascimento.
Mas mesmo com todo esse sangue novo, o Vitória não conseguia penetrar na defesa do Doce Mel, que levava perigo nos contra-ataques e estava mais perto de ampliar o placar do que de levar o empate.
E ficou nisso. O Vitória não teve competência para furar a defesa adversária, apostando em lançamentos longos e chuveirinhos para a área, o que facilitou e muito o trabalho do Doce Mel. Assim, numa noite sem inspiração, o rubro-negro baiano amargou mais uma derrota no Campeonato Estadual Baiano.
Entrevistas
Após o jogo, o zagueiro do Doce Mel, Renan Costa, expressou felicidade pela vitória: "Nós vínhamos fazendo boas partidas, mas o resultado não estava vindo. Hoje, fizemos uma boa partida, intensa, com responsabilidade, com confiança e saímos com o resultado positivo".
Já o técnico Dado Cavalcanti, do Vitória, nem tentou explicar, reconhecendo a jornada ruim de sua equipe: “Eu aceito todas as críticas. Aceito demais. O torcedor tem razão, nossa equipe está deixando a desejar. Nosso time poderia estar muito melhor na tabela. Nós deixamos passar pontos preciosos em casa. Então eu dou razão para as críticas”.
Situação na tabela
Com a vitória, o Doce Mel subiu 3 posições na tabela. Agora, está na sexta posição, com 7 pontos, sendo 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Contudo, o saldo de gols é negativo: fez 6 e levou 8.
Já o Vitória segue com os mesmos 9 pontos, em quinto lugar. Apenas os quatro primeiro colocados vão para a fase de playoffs do Campeonato Estadual Baiano. O quarto colocado é o Barcelona de Ilhéus, com 11 pontos, mesma pontuação de Atlético de Alagoinhas, o atual campeão.
Faltam apenas duas rodadas para encerrar a fase de grupos do Baiano 2022.
Próximos confrontos
Na próxima rodada, o Vitória continua jogando fora de casa, desta vez contra o Unirb, no sábado, dia 12 de março. No dia seguinte, às 18h30, o Doce Mel vai enfrentar o segundo colocado, também fora de casa, o Bahia de Feira.