A Division Nationale é a competição de futebol mais forte do país de Luxemburgo.

BGL_Ligue_logo.jpg
LOGO DA DIVISION NATIONALE, A COMPETIÇÃO MAIS FORTE DO FUTEBOL DE LUXEMBURGO. FONTE: https://en.wikipedia.org/wiki/Luxembourg_National_Division‌ ‌

A Division Nationale, é a competição mais forte de Luxemburgo, porque nela disputam apenas os times mais forte do país.

Isso porque, esta competição equivale ao campeonato da primeira divisão de Luxemburgo. Então, apenas times da elite jogam esta competição.

É um campeonato, que, apesar de pouco conhecido em grande parte do mundo, em lugares onde grande parte das pessoas não acompanham competições, o Campeonato Luxemburguês de Futebol é um dos campeonatos de futebol mais importantes deste país e de maior prestígio pelos torcedores luxemburgueses.

É claro que, até por isso, esta competição não possui uma relevância maior do que a própria proporção nacional que ela tem, mas isso não tira a importância dela para o torcedor de Luxemburgo.

Se o campeonato fosse mais conhecido no mundo, com certeza os times teriam pelo menos um conhecimento maior no futebol, já que essas equipes não possuem grandes jogadores nos seus times.

Algo que poderia atrair as pessoas a acompanharem este campeonato e as principais emissoras de televisão a transmitirem este torneio, seria a ida de alguma estrela do futebol mundial para algum time importante do futebol de Luxemburgo.

Mas todos sabem que é extremamente difícil um jogador de grande nível mundial do futebol, querer se transferir para um time do futebol luxemburguês, porque eles sabem que indo para uma liga inferior do futebol, perderiam um grande destaque no futebol mundial e não teriam a competitividade que estes grandes jogadores estão acostumados a ter em seus times e nas ligas que estes jogam.

Por isso, pensando até neste lado, é algo totalmente difícil e algo que ninguém imagina, que é o futebol de Luxemburgo se popularizar no mundo todo.

Apenas se o futebol do país fosse extremamente rico ou se vários investidores quisessem ser donos destes times, para que estes possam possibilitar a estas equipes do futebol de lá, a comprarem grandes jogadores.

Mas por muitas vezes, até por muito dinheiro, um jogador de grande nível não vai para estes times, só se ele está em fim de carreira, mas mesmo assim, por muitas vezes, estes jogadores nem vão para estas equipes.

Mas o lado bom para o futebol de Luxemburgo, é que os torcedores estão satisfeitos assim, mesmo que a competição e o futebol de seu país não seja conhecido mundialmente, a torcida dos times já aceita este fato e assim seguem torcendo para as suas equipes a cada temporada e esperam uma competição mais disputada e mais emocionante a cada ano.

Resumindo, o futebol de Luxemburgo como um todo, não tira a sua importância no país por não ter um grande conhecimento em outros lugares, e sabem que se os seus campeonatos forem de bons rendimentos e de um bom nível no país, a satisfação vem de todas as partes, no caso dos times e da torcida.

O fato é que este motivo de o campeonato ser apenas importante para os torcedores do país de Luxemburgo, já é o suficiente para eles.

No caso, o futebol de Luxemburgo mantém uma boa competitividade entre as equipes do país, sendo no campeonato da primeira divisão, ou na Copa de Luxemburgo, ou em qualquer outra competição disputada apenas por clubes do país.

Algo que é semelhante das competições de Luxemburgo com as competições nacionais mais conhecidas de outros países onde o futebol é muito conhecido mundialmente (como Inglaterra, Alemanha e Itália) é que em Luxemburgo, assim como nestes países, existem equipes mais inferiores em relação às outras.

Mas também, as competições possuem um grande equilíbrio nestes países, pois o que predomina nestas, acima de tudo, é o bom nível de competitividade das equipes.

Começando pelo fato de que os campeões do campeonato da primeira divisão de Luxemburgo, apesar de que por muitas vezes se repitam em várias edições do torneio, é um campeonato que não fica apenas uma equipe vencendo por muitas temporadas seguidas, mais de 5 temporadas por exemplo, pois uma equipe geralmente vence a competição após este período.

Ou seja, a competição em si pode ter um time que domine o campeonato em várias edições seguidas, mas este domínio da equipe sempre acaba em algum momento, e isso é muito bom também para o nível da competição, pois em algum momento, alguma equipe diferente vai conquistar o título do torneio.

Mas não se pode tirar o fato de que tem um time que, historicamente, domina, em quantidade de títulos, o Campeonato Luxemburguês de Futebol.

Trata-se do time do Jeunesse Esch, que é o time que mais venceu o título do campeonato da primeira divisão de Luxemburgo na sua história.

O time do Jeunesse Esch, tem 28 títulos da competição, o que é um número absurdo, levando em consideração, até mesmo, que o último título da equipe da competição, foi conquistado na temporada de 2009 – 2010, ou seja, a mais de 10 anos.

Jeunesse Esch.jpeg
TIME DO JEUNESSE ESCH É O MAIOR CAMPEÃO DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO LUXEMBURGUÊS DE FUTEBOL, COM 28 TÍTULOS NO TOTAL DA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.jeunesse-esch.lu/news/la-jeunesse-version-2018-2019-14337/

Outro time tem um grande destaque no campeonato da primeira divisão de Luxemburgo, que é o time do Dudelange, que recentemente, venceu 4 títulos seguidos da competição.

Dudelange FC.jpg
O TIME DO DUDELANGE É O GRANDE DESTAQUE RECENTE DO CAMPEONATO LUXEMBURGUÊS DE FUTEBOL, TENDO VENCIDO 4 TÍTULOS SEGUIDOS DA COMPETIÇÃO. FONTE: https://www.worldfootball.net/teams/f91-dudelange/

O time que acabou com esta sequência da equipe do Dudelange no campeonato, foi o time do Fola Esch, que é o atual campeão do Campeonato Luxemburguês de Futebol.

Fola Esch.jpg
O TIME DO FOLA ESCH É O ATUAL CAMPEÃO DO CAMPEONATO LUXEMBURGUÊS DE FUTEBOL, E NA FOTO, OS SEUS JOGADORES ESTÃO COMEMORANDO UM DOS SEUS MAIS RECENTES TÍTULOS DO CAMPEONATO CONQUISTADO NA TEMPORADA DE 2014 – 2015. FONTE: https://twitter.com/csfolaesch/status/603829757105577984

No atual campeonato, inclusive, o time do Fola Esch está na quinta posição, mas com apenas 4 pontos de distância do atual líder do campeonato, o time do Dudelange, que tem 36 pontos conquistados na competição.

Do sétimo até o primeiro colocado do campeonato, todos os times têm chances de conquistar o título da competição na atual temporada.

A competição tem mais 13 rodadas a ser disputado, já que a competição está na décima sétima rodada e ao todo, o campeonato tem 30 rodadas.

Ao todo, são 16 times que estão disputando o atual campeonato e até o final da competição, o campeonato tem tudo para ser muito disputado, principalmente na parte de cima da tabela.

Compartilhe esse conteudo